Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

04/05/2022 06h26

Foto: Divulgação 

Multishow homenageia Paulo Gustavo

Há um ano de sua morte, o humorista Paulo Gustavo será homenageado no Multishow, do qual ele fazia parte do elenco fixo, nesta quarta-feira (4). Ao longo do dia, a partir das 7h, o canal por assinatura exibirá depoimentos da família e dos amigos, como o viúvo Thales Bretas, Luciano Huck, Angélica, Fiorella Mattheis, Didi Wagner e Carol Trentini, contando histórias que viveram juntos.

A partir das 12h30, o Multishow fará uma maratona de episódios dos humorísticos “Vai Que Cola”, “220 Volts”, “A Vila” e “Ferdinando Show”, somando 6 horas de duração. A homenagem se encerra às 22h15 com um especial do “Vai Que Cola”, intitulado como “O Grande Golpe do Valdo”, personagem que Paulo interpretava no seriado.

Aos 42 anos, o ator morreu após complicações da Covid-19. Ele ficou internado em um hospital no Rio de Janeiro por quase um mês, mas não resistiu.

Programa de Combate a LGBTfobia Institucional

A Procuradoria Geral do Município de Salvador (PGMS) vai implantar, nesta quarta-feira (4), o Programa de Combate a LGBTfobia Institucional. Em colaboração com Secretaria da Reparação Municipal (Semur), o projeto visa conscientizar todos os que trabalham na PGMS sobre a importância de evitar práticas de preconceito por orientação sexual, identidade e expressão de gênero.

O evento começa às 10h30, no salão de eventos da Associação dos Procuradores do Município do Salvador (APMS), no Centro, e contará com a presença da procuradora-geral do Município, Luciana Rodrigues; da secretária da Semur, Ivete Sacramento; do subprocurador do Município, Eduardo Porto, e integrantes do Comitê e do Núcleo Técnico de Combate a LGBTfobia, além dos coordenadores e chefes de setor da PGMS. 

Título de eleitor

Quem quiser votar nas eleições 2022 tem até esta quarta-feira (4) para emitir ou regularizar o título de eleitor. Esse é o prazo legal para que a Justiça Eleitoral conclua o cadastro de todo o eleitorado apto a votar em outubro.

O mesmo prazo vale para quem quiser transferir o domicílio eleitoral, mudando o município onde vota, bem como para incluir o nome social no título de eleitor – no caso de pessoas transsexuais e travestis. A data vale também para idosos e pessoas com mobilidade reduzida solicitarem a transferência do local de votação para uma seção acessível.

Vale lembrar que todos os procedimentos relativos ao título de eleitor, incluindo a emissão do documento pela primeira vez, podem ser realizados inteiramente online, sem a necessidade de sair de casa, por meio do Atendimento Online ao eleitor.

Por meio da internet é possível, por exemplo, pagar multas eleitorais atrasadas e solicitar a revisão de dados no caso de título cancelados. De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 6 milhões de títulos foram cancelados de 2018 a 2021.

Operação Dia das Mães

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop) de Salvador, deu início à edição 2022 da Operação Dia das Mães. A iniciativa, que dura até a sexta-feira (6), vai percorrer comércios de rua e shoppings centers da cidade verificando a validade dos produtos, a presença de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta do cliente e preços à disposição na vitrine externa.

Para denunciar possíveis irregularidades, as pessoas podem fazê-lo através do aplicativo Codecon Mobile ou pelo site www.codecon.salvador.ba.gov.br . Há, ainda, a opção de acessar o Fala Salvador, através do aplicativo, do portal www.falasalvador.ba.gov.br ou do número 156.

As denúncias de forma presencial podem ser feitas na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro, Salvador. Para mais orientações, o cidadão pode ligar para o número (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais oficiais do órgão.

Crimes Violentos Letais Intencionais

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) na Bahia tiveram uma redução de 21% no mês de abril, quando comparado ao mesmo período de 2021. Cento e treze vidas foram preservadas este mês.

De 1º de janeiro a 30 de abril, período acumulado, o decréscimo foi de 12,5%, totalizando 250 ocorrências a menos que o mesmo período do ano anterior.

Em abril, o destaque ficou para a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Atlântico, que alcançou uma queda de 43,3%, seguida pelas Risps Oeste (40,9%), Baía de Todos os Santos (28,3%) e Sudoeste (21,1%).

Com os índices de abril, a Bahia alcança o sétimo mês de redução nos registros de mortes violentas.

Mostra de Cinema Europeu

A capital baiana será sede, a partir do próximo dia 7 de maio, da Mostra de Cinema Europeu, com exibições gratuitas de longas-metragens internacionais. Em cartaz no Circuito Saladearte Cinema do Museu, no Corredor da Vitória, o movimento cultural promovido pelo Instituto Cervantes, Goethe-Institut e Aliança Francesa faz parte da programação da Semana da Europa, uma iniciativa da Eunic, rede de institutos de cultura europeus e organismos nacionais formada por 36 instituições que representam os 28 países membros da União Europeia.

A mostra terá início no dia 7, a partir das 19h, com a exibição da produção ucraniana Volcano, do diretor Roman Bondarchuk. Na mesma noite, um coquetel de lançamento da Mostra, exclusivo para convidados, receberá o Cônsul Geral da França em Recife, Hugues Fantou; o Cônsul Geral da Espanha em Salvador, Carlos Pérez-Desoy Fages; a Cônsul Honorário da Alemanha em Salvador, Petra Schaeber; e a Cônsul Honorário da Itália na capital baiana, Andrea Garziera. O evento também reunirá os diretores do Instituto Cervantes, Daniel Gallego Arcas; da Aliança Francesa, Christian Dejour; e a diretora do Goethe-Institut, Friederike Möschel, além de autoridades e representantes da cultura e poderes públicos na Bahia.

Inovação na Educação

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou o Edital Inovação na Educação, que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de pesquisa e inovação nos colégios estaduais. O edital, que conta com o apoio da Secretaria da Educação (Sec), tem investimento de mais de R$ 2 milhões e está disponível na aba editais do site da Fapesb.

O Inovação na Educação faz parte do programa Bahia Competitiva, que tem o propósito de ampliar o investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) no estado. Bons exemplos da importância de incentivar a área científica nas escolas são os projetos apresentados por alunos na 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), como os estudantes Iran Oliveira, Ayla Souza e Diogo dos Santos, que desenvolveram um inseticida a partir da folha da mandioca; e os alunos Amanda Alves, Stephanie Soares e Felipe Messias, que utilizaram o inhame para produção de bioplástico.

Raiva mata três crianças

Três pessoas tiveram morte confirmada por raiva humana na área rural do município mineiro de Bertópolis. Há, ainda, de acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, um quarto caso suspeito aguardando a confirmação via exame laboratorial.

A primeira morte foi de um menino de 12 anos no dia 4 de abril. O segundo caso confirmado da doença foi de uma menina, também de 12 anos, notificado no dia 5 de abril. A confirmação laboratorial foi no dia 19.

No dia 13, a paciente teve piora clínica e foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), vindo a óbito no dia 29 de abril. “Ambos os casos estão relacionados a uma mordedura pelo mesmo morcego”, informou a secretaria.

A confirmação do terceiro caso suspeito foi no dia 26, em um menino de 5 anos que foi a óbito no último dia 17, data em que a doença foi notificada. Há, também, uma paciente, que tem 11 anos, em leito clínico, estável e em observação.

Diante da situação, doses de vacinas antirrábicas foram enviadas à região, por meio da Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni. Até o dia 28, 982 pessoas das 1.037 da comunidade rural de Bertópolis já haviam sido vacinadas com a primeira dose da vacina contra a raiva humana.

Foram fornecidas também vacinas e soro antirrábico humano para a população exposta, bem como vacina antirrábica animal para vacinação de cães e gatos da zona rural.