Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

05/05/2022 06h36

Foto: Divulgação 

Mulher mais velha do mundo

Uma idosa de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, pode ser a mulher mais velha do mundo. Maria Gomes dos Reis em 121 anos e só foi "descoberta" depois de um atendimento recente pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Dona Maria nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado de Bela Vista, onde mora até hoje. Acamada há oito anos, ela recebe cuidados da família. Todos os filhos já morreram, mas os netos e binestos cuidam da idosa. 

Dona Maria não é a única brasileira que tem registros apontando mais idade do que a freira Lucile Randon, considerada a mais velha do mundo pelo Guiness.

Em Pilar, Alagoas, a aposentada Josefa Maria da Conceição já tem 120 anos, segundo a família. Em Bacabal, no Maranhão, Isabel Alves de Carvalho também tem 120 anos, segundo a família. 

Para entrar no Guiness, é preciso fazer uma inscrição no site oficial do livro dos recordes. Depois, é preciso enviar as provas e pagar taxas que chegam a até R$ 4 mil. Sem o pagamento, o processo continua, mas é mais longo.

Compras para as mamães

Alguns grandes shoppings da capital baiana já anunciaram que vão funcionar em horário prolongado na véspera da data festiva. 

O Shopping Paralela terá horário especial no sábado (7) e funcionará das 9h às 23h. No domingo, o centro de compras abre suas lojas das 13h às 21h. A praça de alimentação e as atrações de lazer funcionam das 12h às 21h. O cinema segue com horário de funcionamento conforme a sua programação de exibição. O Bela Vista também adotará o horário no sábado, abrindo as portas às 9h e fechando às 23h.

Outro que resolveu funcionar por uma hora a mais foi o Shopping da Bahia, que no sábado funciona das 9h às 23h e, no domingo, mantém seu horário normal, de 12h às 21h. Já o Piedade, no mesmo dia, abre das 9h às 21h - no domingo (8), o shopping estará fechado, voltando a funcionar normalmente na segunda (9), das 9h às 21h.

Quem prefere fazer as compras pela região do Itaigara, pode comemorar, porque o Shopping Paseo vai estender o horário na véspera do Dia das Mães, sábado, e só fechará às 21h.

Velejador Aleixo Belov e sua tripulação chegaram ao Havaí

Após sair do Panamá e percorrer mais de 8,8 mil quilômetros, o velejador Aleixo Belov e sua tripulação chegaram ao Havaí, quarta parada da expedição que segue rumo ao Estreito de Bering, no Oceano Ártico. Antes, no Panamá, eles cruzaram o canal que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, uma das rotas de comércio mais importantes do mundo. Agora, o comandante e a equipe se prepararam para seguir para o Alasca.

Dentre os tripulantes, que acompanham Belov, estão o marinheiro Osvaldino Dórea, a oceanógrafa Larissa Nabuco, o fotógrafo Leonardo Papini, a estudante Ellen Brito e o mecânico Hermann Brinker. Se juntará à equipe, no trecho até o Alasca, o engenheiro civil Dilson de Araújo Moreira d'Assumpção.

Espera para tirar o visto

De acordo com informações da Embaixada dos EUA, a espera para tirar o visto de visitante no Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo é de 354 dias.

Conforme dados do Departamento de Estado americano, o visto B1/B2, o de turismo, é o mais solicitado pelos brasileiros, respondendo por 93% de todas as solicitações de entrada realizadas junto ao governo americano no mês de março.

Após as diversas restrições por conta da pandemia da covid-19, o país reabriu para turistas vacinados, incluindo do Brasil, em 8 de novembro do ano passado.

Para efeito de comparação, em outubro, quando as restrições ainda estavam em voga, foram emitidos apenas 1.083 vistos de turismo para brasileiros. Já em março (últimos dados disponíveis), 70.156 vistos do mesmo tipo foram emitidos.

Audiência pública virtual

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq realizará audiência pública virtual, nesta quinta-feira (5), a partir das 15h, para obter contribuições visando ao aprimoramento da proposta de norma que estabelece os procedimentos administrativos para resolução de conflitos entre os agentes do setor regulado pela Agência.

Para acompanhar a audiência, acesse: https://youtu.be/_hlg9820_vc

Acesse a proposta de norma relativa à Audiência Pública nº 02/2022:  https://www.gov.br/antaq/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social

Cine Caeté

O curta-metragem "Áurea" terá a sua primeira exibição pública nesta quinta-feira (5), às 19h, no Coreto do Vale do Capão, pelo Cine Caeté. O filme mostra o encontro da parteira Áurea e o médico Áureo, que juntos fizeram mais de 100 partos domiciliares na comunidade do Vale do Capão, distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina.

A parteira Áurea Oliveira dos Santos, de 94 anos, nasceu no Vale do Capão e aprendeu a arte de partejar com as vizinhas e amigas. “Pra mim, ser parteira é um dom” afirma. Com uma longa trajetória, ela não sabe quantas crianças vieram ao mundo amparadas pelas suas mãos. Já Áureo Augusto de Azevedo nasceu em Salvador e se formou na Faculdade de Medicina da UFBA. Ele se mudou para o Vale do Capão na década de 1980 e, em 2017, recebeu do Ministério da Saúde o título de Comendador da Ordem do Mérito.

Goethe-Institut Salvador

O Teatro do Goethe-Institut Salvador será palco de leitura dramática do livro “Brüder”, da jornalista, roteirista e escritora alemã Jackie Thomae. O evento será realizado nesta quinta-feira (5), às 19h, e terá participações da própria autora da obra, da crítica de arte Renata Martins e da idealizadora da editora Diálogos Insubmissos, Dayse Sacramento. O encontro contará ainda com um bate-papo com as convidadas e transmissão através do canal do Youtube do Goethe-Institut Salvador.

“Brüder” acompanha a história de dois homens afro-alemães, nascidos em 1970, na República Democrática Alemã, e aborda temas como família, origens e masculinidade. O romance foi selecionado para o Prêmio do Livro Alemão, em 2019, e recebeu o Prêmio de Literatura de Düsseldorf.

Melhores hotéis

A revista britânica Condé Nast Traveller divulgou sua Hot List com o melhor da indústria de viagens de 2022. Para o júri de editores da publicação em sete diferentes países onde ela é publicada, dois dos melhores hotéis do mundo estão no Brasil. Um é o Rosewood São Paulo, por causa da autenticidade refletida nos seus ambientes, da decoração ao clima badalado.

O outro é o Fasano Trancoso, localizado na Praia de Itapororoca, no sul do estado. “Os bangalôs geométricos, a vegetação nativa, deques com terraços privativos e a visa para o mar são marcas do design do Fasano Trancoso, que assim como outros hotéis da grife, tem como principal atrativo sua gastronomia”, destacou a publicação. As diárias, por lá, saem a partir de R$ 2.575, com reservas pelo site da rede ou pelo Booking.com.