Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

07/05/2022 06h34

Foto: Divulgação

Planos de saúde

O número de pessoas com planos de saúde no país supera 49 milhões. O resultado de março foi divulgado pela a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Este número, de 49.074.356, representa aumento de 2,6% em relação a março de 2021.

O crescimento de usuário de planos exclusivamente odontológicos foi ainda maior. No mesmo período, foi registrado aumento de 7,62%, chegando a 29.357.656 pessoas.

De acordo com a agência, os dados demonstram que o setor de assistência médica suplementar continua aquecido. Desde julho de 2020, quando o número de usuários era de 46.821.928, o aumento da adesão tem sido contínuo.

Vírus da dengue no Brasil

Pesquisadores detectaram, pela primeira vez, o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue no Brasil. A linhagem, que é a mais disseminada no mundo e está presente na Ásia, no Oriente Médio e na África, nunca havia sido encontrada no território brasileiro. O genótipo foi identificado em Aparecida de Goiânia (GO).

A detecção do genótipo da dengue foi liderada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO) e ocorreu em fevereiro a partir de uma amostra de um caso de dengue do final de novembro do ano passado.

De acordo com a Fiocruz, para os pesquisadores, a chegada dessa cepa ao Brasil preocupa, porque existe a possibilidade de ela se disseminar de forma mais eficiente do que a linhagem asiático-americana, também conhecida como genótipo 3 do sorotipo 2, que atualmente circula no país.

A linhagem, no entanto, de acordo com a equipe, não é a responsável pelo surto de dengue em Goiás e tudo indica que ela foi identificada rapidamente, o que pode ajudar no controle dessa cepa.

Sem vacinação neste final de semana

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que retomará as estratégias de vacinação contra a covid-19, sarampo e Influenza (gripe), em Salvador, apenas na segunda-feira (9). De acordo com a pasta, os postos com o imunizante contra o coronavírus serão divulgados no domingo (8). 

Atualmente, a capital baiana já aplicou 5.814.156 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 2.358.671 em primeira dose, 2.166.671 em segunda dose ou dose única, 1.250.566 em terceira dose e 38.243 em quarta dose de reforço. 

Grupos no WhatsApp

Após as eleições de 2022, o WhatsApp vai aumentar no Brasil o limite dos grupos para até 512 pessoas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (5) pela Meta, proprietária da plataforma.

“Conforme já informado, com base exclusivamente em nossa estratégia de longo prazo para o Brasil, esta funcionalidade só será implementada após ser testada em outros mercados, de acordo com o calendário já divulgado para as Comunidades no WhatsApp”, afirma a companhia.

A nova funcionalidade reunirá vários grupos em um mesmo espaço. O usuário poderá ver quais temas estão sendo abordados nas diferentes salas de bate-papo e escolher em qual quer ingressar.

Por ser uma plataforma privada, não será possível procurar ou descobrir novas comunidades, como é feito em outras mídias sociais, como o Facebook, que pertence a mesma companhia.

Show da Ucrânia

Artistas ucranianas, bielorussas e brasileiros apresentam neste sábado (7), a partir das 18h, no restaurante Cantina da Lua, no Pelourinho, o “Show da Ucrânia”. A iniciativa, que visa divulgar a cultura ucraniana e arrecadar dinheiro para a compra de comida, medicamentos e roupas para crianças, pessoas idosas e com deficiência da cidade de Kharkiv, na Ucrânia, terá apresentações de Vladyslava Danyliuk, Maria Sorokina, Vítor de Salles, Olesia Matei, Anastasiia Syvash, Volha Franco e Paterson Franco.

O evento contará com um repertório de músicas ucranianas e brasileiras, poesia e apresentação do projeto “Diários da Guerra”, que reúne relatos de ucranianos que vivenciam o conflito. A entrada para o show é gratuita e a contribuição poderá ser feita através da plataforma Vakinha ou Pix: [email protected].

Inscrições no Amcham Arena

O Amcham Arena - competição nacional da Câmara Americana de Comércio para o Brasil que conecta startups a líderes empresariais em potenciais do país - está com inscrições online gratuitas abertas até este domingo (8). O ecossistema de inovação e tecnologia é considerado o mais eficiente do Brasil, segundo o ranking 100 Open Innovation 2021.

A nova temporada promete reunir, em seis meses de batalha, ideias promissoras, novas empresas e investidores que estão em busca de melhores oportunidades de negócios e estratégias. Segundo a Amcham, no ano passado, a competição reuniu 3 mil startups de alto impacto e 15 mil executivos em busca de inovação, movimentando 500 startups e 900 executivos por rodadas de negócios. 

Cáritas Nordeste 3

Para fomentar práticas de consumo consciente e sustentável, a Cáritas Nordeste 3 realiza no próximo sábado (7), em sua sede na rua Emília Couto, nº 270, em no bairro de Brotas, a primeira edição do Bazar Solidário de 2022. O público poderá adquirir itens como roupas e acessórios adulto e infantil para todos os gêneros das 10h às 16h. 

O bazar também terá itens em cama, mesa e banho a preços acessíveis. Os valores coletados são investidos nos projetos da entidade que atua na promoção e defesa da vida ameaçada entre Bahia e Sergipe. Blusas, blusinhas, camisas sociais, casacos, jaquetas, calças, bermudas, shorts, sapatos, gravatas, lenços, toalhas e artigos para o lar marcam a diversidade de opções com valores que variam entre R$ 1 e R$ 40. 

O evento, com o slogan “Você na moda com sustentabilidade”, propõe que o público se envolva com as questões ambientais, sobretudo, promovendo o reuso de itens de consumo pessoal. Outras informações sobre a atuação da Cáritas estão disponíveis nas redes sociais em @caritasne3 no Instagram ou Facebook.com/CaritasRegionalNE3.

Bienal do Livro Bahia

A capital baiana receberá o maior evento de cultura e literatura do Nordeste. A multinacional francesa GL events, responsável pela organização da Bienal do Livro Bahia, reunirá as principais editoras do mercado, autores renomados e formadores de opinião em uma programação cultural para toda família. Durante seis dias de evento, a organização espera receber cerca de 100 mil pessoas.

A Bienal Bahia será realizada entre os dias 10 e 15 de novembro, no Centro de Convenções Salvador. Entre as novidades está um espaço destinado exclusivamente aos pequenos leitores, com uma série de atividades lúdicas que aproximam as crianças do universo da literatura, a partir de contação e vivência de histórias e outras ativações que prometem estimular a criatividade. Atração de destaque do festival, o Café Literário vai ser o palco para as discussões sobre os mais variados assuntos da atualidade.

A programação para os jovens – que têm uma grande importância na Bienal – está sendo cuidadosamente planejada, e contará com a participação de grandes nomes da cultura pop: autores de best-sellers, influenciadores e ídolos em diversas plataformas que vão participar de trocas de experiências e muita interação sobre temas atuais, livros, filmes, séries, HQs, entre outros