Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

12/05/2022 06h27

Foto: Divulgação

Curso de Gestão e Linha de Montagem para Joalheria

O Centro Gemológico da Bahia (CGB), localizado em novo endereço no Pelourinho, em Salvador, está com inscrições abertas para o novo curso de Gestão e Linha de Montagem para Joalheria, 100% presencial, que ocorre entre os dias 6 e 20 de junho, de segunda a sexta, das 13h às 17h. O curso é fruto de uma parceria entre o Senai e o CGB, coordenação externa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Para consultar condições e realizar matrícula acesse: https://curtaduracaosenaiba.com.br/cursos/gestao-e-linha-de-montagem-para-joalheria/.

O centro oferece também cursos de joalheria, lapidação e gemologia. As aulas terão carga horária de 40 horas e os alunos precisam preencher alguns requisitos: ter idade mínima de 18 anos, ensino fundamental completo e já ter feitos os cursos de Joalheria Básica e Joalheria Avançada. Será considerado aprovado por média final o aluno que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete) e tiver frequência mínima de 75% em cada disciplina do curso. O certificado será emitido com os dados inseridos pelo aluno no formulário de matrícula.

Jornada CNA – Eleições 2022

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil promove a terceira edição da Jornada CNA – Eleições 2022, nesta quinta (12), para debater saúde e segurança no país.

O evento será transmitido no canal do Youtube do Sistema CNA/Senar e no site https://agropelobrasil.com.br. Para assistir presencialmente no auditório da CNA, em Brasília, os interessados podem fazer a inscrição aqui.

Esse é o terceiro encontro de uma série de debates sobre temas fundamentais para o Brasil, com a participação de especialistas, políticos, lideranças e autoridades. A primeira Jornada discutiu as reformas tributária, administrativa e política. Já na segunda edição, os temas foram educação, formação e emprego.

A partir do que for debatido nesses eventos, a CNA irá formular as propostas do setor produtivo para apresentar aos candidatos à Presidência da República e aos parlamentares.

Vagas na Acelen

A Acelen, empresa de energia que opera a Refinaria de Mataripe, no Recôncavo baiano, está com processo seletivo aberto para a contratação de Técnicos Operacionais. São 110 vagas para o cargo, e o interessado em concorrer a uma vaga deve ter o Ensino Médio completo e formação de Tecnólogo em Técnico em Inspeção, Técnico em Mecânica, Técnico em Elétrica, Técnico em Automação ou áreas correlatas. É necessário ainda ter experiência mínima de dois anos na função. 

Os interessados a concorreram a uma vaga devem enviar o currículo em formato PDF para o e-mail [email protected].

Golpe nas unidades de saúde

Em comunicado divulgado nas redes, as Obras Sociais Irmã Dulce alertaram para tentativas de golpe que estão sendo aplicadas em unidades de saúde na Bahia. Através de ligações telefônicas, criminosos estão usando o nome de médicos e demais colaboradores da instituição para solicitar, aos familiares dos pacientes internados, dinheiro para a realização de exames e outros procedimentos em Saúde.

“A OSID enfatiza que não cobra por nenhum tipo de serviço prestado, pois o atendimento à população é 100% gratuito, sendo realizado exclusivamente pelo SUS”, ressalta a instituição. A orientação para as vítimas deste tipo de golpe é procurar a delegacia mais próxima para registrar Boletim de Ocorrência e denuncia através do telefone (71) 4009-4995 ou pelo site www.contatoconfidencial.com.br/denunciaosid.

XXIV Congresso Brasileiro de Magistrado

Em 2020, a advogada, relações públicas, palestrante internacional e escritora Anna Alves-Lazaro criou a a Hope & Justice Foundation, em Orlando (Flórida, EUA), com o intuito de alertar, prevenir e lutar contra o tráfico humano, violência doméstica, abuso e exploração sexual de homens, mulheres e crianças através de ações fundadas na prevenção, proteção, pesquisas e repressão. 

Uma das referências mundiais no tema, a ativista estará em Salvador entre os dias 12 e 15 de maio para participar no XXIV Congresso Brasileiro de Magistrado, ao lado da diretora da fundação, Luciana Zappulla. A Hope & Justice Foundation é parceira oficial da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) na Campanha Sinal Vermelho, contra a violência doméstica, para a qual Anna fará palestra sobre tráfico humano e violência doméstica em Brasília, no dia 16, no auditório da Câmara Legislativa do DF.

Aila Boler lança livro

A escritora Aila Boler lança o livro “As cartas que ficaram na bagagem” nesta quinta-feira (12), às 19h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAB). Na obra, a também arquiteta, premiada no circuito Panorama Internacional de Cinema (2021) e no concurso Absurtos de Poesia (2021), leva os leitores numa viagem sem que saiam de onde estão, passeando por diversos países.

O projeto nasceu da transcrição de um diário de bordo do mochilão que fez em 2018, quando se demitiu do escritório de projetos em que trabalhava, para construir sua forma de lidar com a arquitetura. Para Aila, as cidades são organismos vivos, com personalidade. E, neste romance, artes e histórias pessoais buscam motivar o leitor a se conectar com os espaços que ocupam.

Santuário de Elefantes Brasil

O Santuário de Elefantes Brasil elefantesbrasil.org.br, em Mato Grosso, recebe  mais duas elefantas asiáticas nesta quinta-feira (12). Pocha e Guillermina são mãe e filha, e estavam vivendo em um ecoparque de Mendoza, na Argentina. Elas estão sendo transportadas em contêineres especiais, carregados por caminhões e com escolta de viaturas da Polícia Rodoviária Federal.

Pocha, a mãe, tem 55 anos e vivia no ecoparque desde 1968. A filha dela, Guillermina, tem 22 anos e nasceu no local. As instalações em que elas viviam em Mendoza era em um recinto de concreto subterrâneo — um ambiente confinado e artificial, longe do ideal para o segundo maior mamífero terrestre do planeta, que fica atrás apenas do elefante africano.

O Santuário de Elefantes Brasil fica no município de Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso — a cerca de 67 quilômetros de Cuiabá. Pocha e Guillermina vão poder viver soltas e livres na natureza, na companhia de outros cinco elefantes da mesma espécie que já vivem no santuário.

Associação Santuário de Elefantes Brasil é uma organização sem fins

Mutirão de Hipertensão Arterial e Doença Renal

Acontece no sábado, dia (14), o Mutirão de Hipertensão Arterial e Doença Renal, que tem o objetivo principal de alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial e a descoberta precoce da doença renal. A ação atenderá a 150 pessoas na sede da Associação Bahiana da Medicina (ABM), em Ondina.

O mutirão oferecerá exames gratuitos, aferição de pressão arterial, palestras com cardiologistas e nefrologistas, entrega de material informativo e brindes. Além disso, serão coletadas amostras de sangue e urina para rastreio da doença renal crônica nos pacientes hipertensos ou diabéticos como parte de um mega projeto.

Podem participar da ação homens e mulheres com suspeita ou diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes. As senhas serão distribuídas nos dias 12 e 13/05, quinta e sexta-feira, das 9h às 16h, na sede da ABM, localizada à Rua Baependi, 162 - Ondina. Informações: 71 2107-9685.

Arma de fogo nos EUA

A taxa de homicídios por arma de fogo nos EUA em 2020 foi a mais alta registrada desde 1994, de acordo com dados publicados na terça-feira pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Entre 2019 e 2020, a taxa geral de homicídios por arma de fogo aumentou cerca de 35%, de acordo com os novos dados do Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do CDC.

De 2019 a 2020, a taxa geral de homicídios por arma de fogo subiu de 4,6 mortes para 6,1 mortes por 100.000 pessoas em todo o país, de acordo com os novos dados. Mas esse aumento não foi distribuído igualmente, revelando disparidades cada vez maiores nos homicídios.

Os maiores aumentos em 2020 ocorreram entre meninos e homens negros de 10 a 44 anos e índios americanos ou nativos do Alasca com idades entre 25 e 44 anos, mostraram os dados.

As descobertas do CDC sobre a taxa de homicídios por armas de fogo seguem de perto o Relatório Uniforme de Crimes de 2020 do FBI, divulgado em setembro.