Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

13/05/2022 06h31

Foto: Divulgação

Certificado Nacional de Vacinação Covid-19

O Ministério da Saúde disponibilizou o acesso ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 de maneira offline. Ou seja, não é mais necessário estar conectado à internet para ter acesso ao documento que, agora, pode ser salvo no smartphone do usuário.
A mais nova atualização do aplicativo Conecte SUS foi disponibilizada, oferecendo essa opção. Assim, o usuário pode ter acesso ao comprovante a qualquer momento. A atualização é especialmente útil àqueles que já concluíram o esquema vacinal.

Após a emissão do documento, basta fazer o download (transferir arquivos de um servidor remoto para um computador local) e criar um atalho para acessá-lo. O resultado é um ícone do documento na tela inicial do Android, que pode dar acesso ao certificado sempre que necessário. O uso da atualização no sistema iOS é realizado por meio da Carteira Apple, disponível de forma gratuita no próprio smartphone que utiliza o sistema operacional.

Técnico de segurança do trabalho

A CCR Metrô Bahia, que opera o metrô de Salvador, abriu seleção para quatro vagas de técnico de segurança do trabalho. As inscrições devem ser feitas até 17 de maio no site da empresa.

Para concorrer, os interessados devem ter curso técnico em Segurança do Trabalho, além de dominar técnicas de prevenção de acidente, planejar e executar programas de treinamento e segurança, desenvolver ações educativas na área de SST, elaborar análises de risco (APR) e emitir permissão de trabalho (PT) e conhecimento no pacote Office.

São diferenciais para os candidatos também conhecimento no sistema SOC, E-social e SAP, com experiência mínima de 5 anos na função, e atuação em Subestação de Linha de Transmissão.

Serviço de bordo em voos nacionais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou a retomada do serviço de bordo em voos nacionais e manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves. A mudança passa a valer a partir do dia 22 de maio.

As novas regras definem que a alimentação a bordo volta a ser permitida, desde que o passageiro volte a utilizar a máscara após se alimentar; os ônibus que transportam passageiros entre aviões e salas de embarque e desembarque podem voltar a operar com lotação máxima; avisos sonoros sobre a covid-19 serão mantidos em aeronaves; o desembarque permanece por fileiras; os processos de limpeza e desinfecção não precisarão mais ser realizados apenas com aeronaves vazias; e o distanciamento físico em aeroportos permanece recomendado, sempre que possível.

Combater fake news

A empresa Meta, que controla as redes sociais Facebook, WhatsApp e Instagram, criará um “centro” para monitorar o conteúdo publicado por usuários sobre as eleições deste ano.

Segundo a Meta, a medida faz parte de uma série de ações que buscam combater fake news nas redes sociais. O “centro de monitoramento” será feito por funcionários da empresa no Brasil e nos Estados Unidos. O modelo já foi testado no Brasil durante as eleições de 2018 e de 2020.

As ferramentas têm sido desenvolvidas a partir de uma parceria firmada em fevereiro com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Licença-maternidade para pais solteiros

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu estender a licença-maternidade de 180 dias para pais solteiros servidores públicos federais.

O caso julgado foi específico e trata de um homem que é pai solteiro de gêmeos, frutos de fertilização artificial e de uma barriga de aluguel realizada nos Estados Unidos.

A questão chegou ao Supremo após o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorrer da decisão da Justiça Federal que estendeu a licença-maternidade prevista na Lei 8.112/90 ao pai dos gêmeos, que é servidor do órgão.

Pela lei, servidores têm direito à licença-paternidade de 5 dias, mas o benefício vale para casos em que o pai e a mãe cuidam dos filhos. Por cuidar sozinho dos filhos, o servidor solicitou a equiparação com a licença-maternidade.

No julgamento, prevaleceu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, proferido na sessão de quarta-feira (11). Segundo Moraes, é inconstitucional não estender a licença ao genitor monoparental. Para o ministro, a Constituição confere proteção integral à criança e garante isonomia de direitos entre o homem e a mulher.

Hotel Colline de France

O Hotel Colline de France, localizado na cidade gaúcha de Gramado, foi escolhido o segundo melhor do mundo em 2022 em votação feita entre os viajantes do site TripAdvisor.

Esta é a segunda vez que o hotel se destaca nessa votação, já que no ano passado havia ficado no topo do ranking. Dessa vez, ele só ficou atrás do Tulemar Bungalows & Vilas, que fica no litoral da Costa Rica.

Inspirado na arquitetura francesa, o Hotel Colline de France conta com 34 quartos, com cinco tipos de acomodações e diárias variando entre R$ 900 e R$ 4 mil.

Traveler´s Choice do TripAdvisor leva em consideração a avaliação feita pelos viajantes no último ano. O Colline de France recebeu 2.397 avaliações no hotel, com 2.392 delas classificando o local como “Excelente”, com as outras cinco classificando como “Muito bom”.

Tratamento dos cânceres

Foi sancionada, nesta semana, a Lei nº 14.335 que amplia a prevenção, a detecção e o tratamento dos cânceres de colo uterino, de mama e colorretal em mulheres. Mulheres a partir da puberdade terão direito a fazer os exames mamografia, citopatologia e colonoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antes, esses procedimentos eram oferecidos para mulheres a partir de 40 anos. A publicação ocorreu no Diário Oficial da União (DOU), na terça-feira (10), e a lei entra em vigor em 180 dias.

A lei anterior garantia para as mulheres com deficiência as condições e os equipamentos adequados para o atendimento em relação a essas doenças. Com as mudanças, esse direito fica estendido às mulheres idosas.

O texto amplia o rol de procedimentos que devem ser ofertados para diagnóstico dos cânceres e deixa de fazer referência especificamente aos exames citopatológicos e mamográficos.

Empresa mais valiosa do mundo

A Apple perdeu o título de empresa mais valiosa do mundo, posição ocupada agora pela petrolífera Saudi Aramco.

A mudança se deve pelo aumento recente nos preços de petróleo, que impulsionaram os valores das ações da Aramco em 27% somente em 2022. Dessa forma, a empresa atingiu o valor de 2,43 bilhões de dólares.

Já a Apple teve caminho inverso. Suas ações caíram 17% desde janeiro graças ao impacto sofrido em sua cadeia de logística com os confinamentos causados pela covid-19 na China recentemente. A empresa criada por Steve Jobs vale agora 2,37 bilhões de dólares.

Confira o ranking das empresas mais valiosas do mundo:

1º Saudi Aramco

2º Apple

3º Microsot

4º Google

5º Amazon

6º Tesla

7º Berkshire Hathaway

8º Meta (Facebook)

9º Johnson & Johnson

10º United Health