Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

17/05/2022 06h32

Foto: Ilustrativa

Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia

Um encontro debaterá a LGBTfobia e a luta da comunidade LGBTQIA+ nesta terça-feira (17), data em que se comemora o Dia Internacional de Luta  Contra a Homofobia. Neste ano, a ação, que integra o projeto “Dois Dedos de Prosa”, do site Dois Terços, está marcada para às 19h, na livraria LDM do Shopping Bela Vista, com acesso gratuito.

A pauta do encontro desta edição tratará da lesbofobia, transfobia, bifobia e sorofobia, que será discutida pelo autor do livro Primeira Orelha, Deko Lipe; pedagoga e educadora social Janda Mawusi; escritor Lincoln Aramaiko; cantor Lui; fundador da Torcida LGBTQIAP+ do Bahia, Onã Rudá; assessora parlamentar Paullet Furacão; voluntário da IBCM, Renildo Barbosa; ativista dos direitos das pessoas vivendo com HIV/Aids, Ton Shübber e o ativista e editor-chefe do Dois Terços, Genilson Coutinho.

O encontro objetiva trazer um panorama da homofobia no Brasil e discutir possíveis ações para combater os índices que colocam Salvador como
cidade perigosa para a comunidade LGBTQIAP+ e apontam o país como o que mais mata pessoas transexuais no mundo. A ação tem apoio da LDM e
Shopping Bela Vista.

Ferreira Costa lança Campanha Varal Solidário

O friozinho está começando e muitas famílias estão precisando de roupas, agasalhos, lençóis, cobertores e meias para enfrentar os meses de temperaturas mais baixas. Para arrecadar doações, a Ferreira Costa disponibiliza, na frente de suas lojas, pontos de coleta, durante o horário de funcionamento. O Home Center na Avenida Paralela funciona de segunda a sábado das 8h às 21h, no domingo, das 8h30 às 18h, com estacionamento gratuito.

A ação acontece até o dia 30 e as doações arrecadadas serão distribuídas para10 instituições de caridade nas comunidades onde a Ferreira Costa está presente. Em Salvador, será beneficiada o Lar Irmã Benedita Camurugi, em Cidade Nova, que acolhe crianças e adolescente em situação de risco e vulnerabilidade. 

Esse é o momento para separar algumas coisas em desuso, mas que farão a diferença na vida de outras pessoas.

Lixo ao Luxo

O estilista baiano Joel Souza vai expor 12 figurinos, a exemplo de vestidos, saias e blusas, confeccionados com material reciclado. A exposição do Lixo ao Luxo, que faz parte da comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, será exibida a partir desta terça-feira (17), gratuitamente, na estação de metrô no bairro do Imbuí. Em suas peças, o artista utiliza em suas produções lacres, fundo e boca de latas de alumínio, entre outros materiais.

O artista trabalha há 22 anos com moda sustentável e suas peças já foram apresentadas em desfiles nos Estados Unidos e utilizadas em produções audiovisuais, como a novela Segundo Sol, da Rede Globo.

A exposição fica em cartaz até o dia 7 junho e integra o programa Bora de Metrô, da CCR Metrô Bahia, que promove durante todo o ano no sistema metroviário eventos culturais e de entretenimento para os clientes do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas. 

Deus e Diabo na Terra do Sol

Restaurado em 4K, o filme Deus e Diabo na Terra do Sol, um clássico do cineasta Glauber Rocha, foi selecionado para o 75º Festival de Cannes, que acontece entre os dias 17 e 28 de maio. O longa será exibido na seção Cannes Classics, dedicada a filmes clássicos e à preservação do patrimônio cinematográfico mundial.

O projeto de restauração da obra foi liderado pelo produtor Lino Meireles e pela diretora Paloma Rocha e durou de 2019 a 2022. Considerado um março do Cinema Novo, o filme foi lançado nos cinemas brasileiros em julho de 1964 e chegou a ser indicado ao Palma de Ouro.

CDL Salvador realiza palestra gratuita sobre eSocial

Com o objetivo de explicar o passo a passo sobre como fazer e esclarecer dúvidas dos lojistas e público empresarial a respeito do eSocial, a CDL Salvador realiza nesta terça-feira (17), 17h, uma palestra com o tema “SST e o eSocial: O novo desafio das empresas”. Gratuito, o evento é exclusivo para associados. O evento será realizado na sede da CDL. Os palestrantes serão os especialistas na prática trabalhista e previdenciária, Naim Lion, da SLTrappel Contabilidade, e Kleber Sampaio, da Valor Consultoria Tributária e Contábil.

As inscrições para participar do evento acontecem por e-mail. Interessados podem enviar mensagem para [email protected], manifestando interesse em participar.

59 vagas de emprego

A Neoenergia Coelba está com 59 vagas de emprego abertas na Bahia. Para se inscrever, é preciso acessar o portal da distribuidora: Vagas de emprego - Trabalhe conosco - Neoenergia e na página de carreiras da companhia.

As oportunidades abrangem áreas administrativas, operacionais e para estágio no nível médio e superior, bem como vagas para Pessoa com Deficiência (PcD). Salvador, Camaçari, Itaberaba, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim são algumas das cidades onde há vagas abertas. 

Conforme a Coelba, o processo de seleção dos candidatos é iniciado pela avaliação curricular, para identificar quais possuem os requisitos divulgados para a posição em questão. Na etapa seguinte é avaliada as competências e requisitos básicos da posição, declarados pelo candidato em seu currículo, e pode variar entre uma dinâmica de grupo, um business case, ou ainda um teste de conhecimento específico, incluindo entrevista com o líder da vaga.

Todas as oportunidades estão disponíveis nos canais oficiais de vagas da empresa. São eles o vagas.com e a página de carreiras

Museu do Mar Aleixo Belov

Para festejar a 20ª Semana Nacional de Museus, o Museu do Mar Aleixo Belov concederá meia entrada (R$ 10) para todos os baianos e turistas que visitarem o equipamento cultural, entre esta terça-feira (17) e domingo (22). Além disso, o espaço preparou uma programação especial com diversas palestras. A primeira acontecerá nesta terça-feira, 17, a partir das 16h, sobre o tema "O mar não está para plástico".  O encontro será comandado por representantes do Rede Viva Mar Vivo (RedeMar).

No dia 18, a museóloga Etiennette Bosetto será a palestrante do encontro sobre "Os museus: instrumentos de educação e formação de cidadãos". O bate-papo será realizado às 16h. As outras duas palestras serão realizadas no dia 21, às 14h, sobre "Como proteger nossa fauna e flora" e no dia 22, também às 14h, sobre "Iniciativas voluntárias que atuam na preservação ambiental".

Além das palestras, serão realizadas oficinas sobre compostagem e de mosaico reciclado. Essas atividades serão desenvolvidas nos dias 19 e 20, respectivamente, na Fundação Aleixo Belov, que fica próxima ao Museu do Mar, no Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador.