03/04/2020 05h23
Foto: Divulgação
Movimento ‘Rádios Solidárias’
O movimento ‘Rádios Solidárias’, que tem como integrantes a Bahia FM, GFM 90,1, Jovem Pan, Band News FM, Rádio Sociedade da Bahia, Rádio Globo, Piatã FM, Itapoan FM, promove uma corrente do bem em torno da população, dos ouvintes, dos profissionais autônomos, dos microempresários e dos anunciantes. As ações que serão promovidas ao longo dos dias pelas emissoras têm como objetivo trazer uma ideia de solidariedade e de união diante da crise instaurada pela pandemia do novo coronavírus.
O movimento conta com duas ações iniciais: uma delas é a transmissão simultânea às 12h e às 18h - em todas as emissoras que fazem parte do movimento - de uma canção que tem como objetivo espalhar uma mensagem positiva, de união e de esperança. A música é o clássico “Amanhã”, de Guilherme Arantes, com interpretação da baiana Ivete Sangalo.
O outro projeto, cujo nome é Delivery, idealizado pela Piatã FM, é voltada para os profissionais autônomos e todo o mercado anunciante em geral. As emissoras irão transmitir mensagens dos próprios empresários, em que eles irão dizer qual serviço ou produto estão oferecendo e os meios de contato. Tudo isso de forma gratuita e divulgado em todas as emissoras que participam do movimento.
Além disso, durante toda a programação, haverá mensagens de empresários que, mesmo durante a crise, não deixaram de anunciar nas rádios e acreditam que, em momentos difíceis, é sempre bom repensar.
Para saber mais sobre o movimento acompanhe o perfil @radiossolidarias ou entre em contato através do e-mail movimento [email protected].
Conta de luz
O Governador do Estado vai assumir, pelos próximos três meses, o pagamento da conta de luz de mais de 677 mil pessoas que tenham Cadastro Social e consumam até 80 kilowatts (kW), por mês. A iniciativa é em função da crise gerada pelo novo coronavírus.
O Brasil conta comigo
Os estudantes da área de saúde estão sendo chamados para atuar no enfretamento ao novo coronavírus (Covid-19) no país. Isso está sendo feito pelo Ministério da Saúde, por meio da ação O Brasil conta comigo.
O documento estabelece as providências emergenciais e traz informações sobre como os alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia e farmácia devem proceder para atuarem no combate ao Ccovid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o edital, os estudantes chamados terão direito a uma bonificação, que incluem o recebimento de uma bolsa, enquanto durar a medida, de acordo com a carga horária do estágio supervisionado – de 40h no valor de um salário mínimo (R$ 1.045) e de 20h no valor de meio salário mínimo (R$ 522,50).
Eles ainda receberão 10% de pontuação no ingresso em programa de residência do Ministério da Saúde, no prazo de dois anos, além de certificado de participação. O Banco do Brasil apoiará a iniciativa do ministério, disponibilizando solução 100% digital para o pagamento das bolsas dos estudantes.
O cadastro dos alunos poderá ser feito via endereço eletrônico http://sgtes.unasus.gov.br/apoiasus/ com o preenchimento da Ficha do Aluno.
Educação a distância
Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Agência Nacional de Aviação Civil decidiu, em caráter excepcional, autorizar os Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC) a substituírem cursos teóricos presenciais em andamento por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação – educação a distância (EaD) – nos limites estabelecidos na legislação em vigor.
A possibilidade de utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação alcança também aeroclubes e escolas regidas pelos Regulamentos Brasileiros de Homologação Aeronáutica (RBHA).
O período de autorização, que vai até 31 de julho de 2020, poderá ser interrompido caso seja declarado o fim da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19).
Calamidade pública
Os deputados baianos aprovaram os pedidos de declarações de calamidade pública dos municípios de Amélia Rodrigues, Lapão, Macaúbas, Irecê, Filadélfia, Monte Santo, Quijingue, Itanhém e Conde., Feira de Santana, Camaçar, Lauro de Freitas, Canarana, Jequié, Prado, São Domingos, Uibaí, Casanova, Jitaúna, Abaíra, Curaçá e Ibititá. Os gestores solicitaram providência legislativa para flexibilizar a execução orçamentária das prefeituras – inclusive quanto ao cumprimento de metas fiscais.
Home office: dicas para um trabalho mais produtivo e tranquilo
Com a recomendação de evitar espaços aglomerados por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19), empresas têm apostado em trabalho remoto, especialmente para atividades administrativas.
1 - Programe suas tarefas, cumpra as metas e os horários
Estabeleça os horários que vai trabalhar e se atenha a isso. Caso preciso, avise a todos que está em seu momento de trabalho e que responde depois.
2 - Programe seu tempo entre as reuniões
Estabeleça atividades relacionadas ao trabalho entre as reuniões para que o tempo não seja dispersado.
3 - Faça divisão de espaço para trabalhar
Separe um espaço da sua casa para ser seu local de trabalho e evite misturar com tarefas de casa.
4 - Procure os colegas de trabalho, chefes e clientes
Envie o que tem feito e sugestões. Tenha em mente que não estão vendo você trabalhar caso não mostre.
5 - Organize as prioridades
Deixe sempre estabelecidas com os chefes as prioridades e a frequência para enviar atualizações do trabalho (ex: notificações pela manhã, à noite).
6 - Tenha intervalos para lanche, para almoço, fazer um café
Programe também intervalos, faça um lanche nesse tempo, dê uma volta pela casa, assista a um vídeo para se permitir relaxar. É importante também ter um horário para começar e parar.
Dicas para mamães e papais
1 - Separe um ambiente para trabalhar, de preferência que tenha porta
A divisão física facilita inclusive para reuniões e videoconferências, além de delimitar nitidamente um espaço
2 - Comunique a família que está em expediente
A conversa é importante para que esteja claro que não é porque está em casa que está livre. Explique que é necessário esse tempo para trabalhar. Também prepare as crianças para que não façam interrupções. Placas como "não" e "sim" na porta podem ser uma orientação às crianças sobre a disponibilidade dos pais
3 - Se possível, alterne os turnos com o parceiro
Nem todas as pessoas podem dividir turnos com parceiros, mas caso haja essa possibilidade, é uma estratégia que pode ajudar os pais e mães no trabalho e nos cuidados com as crianças enquanto o outro trabalha.
4 - Estabeleça intervalos para também dar atenção aos filhos
Organize as agendas diárias também com espaço para atenção aos filhos, um momento e que possa fazer brincadeiras e propor atividades.
5 - Planeje atividades
Separe algumas distrações para as crianças, filmes, desenhos, livro para colorir, jogos. Algumas podem não funcionar, então pense em um plano B como passatempo.