Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

26/05/2022 06h34

Foto: Divulgação

Pagar Uber com Pix

A Uber passa a aceitar o pagamento de corridas via Pix em todo o Brasil até o início do mês de junho. Os testes com a modalidade de pagamento começaram ainda no ano passado, em Curitiba e Recife.

Ao solicitar a viagem e escolher a opção de pagamento via Pix, o usuário será direcionado a uma página que vai gerar um código. O usuário deve, então, copiar e colar este código na área Pix do seu aplicativo de banco e realizar o pagamento. Após isso, o pedido da viagem é confirmado.

Formação do Piloto de Helicóptero

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) promoverá o “Webinário do grupo Bhest: Formação do Piloto de Helicóptero”, nesta quinta-feira (26), às 16h. As inscrições podem ser feitas até o início do evento. Quem quiser receber certificado de participação deverá se inscrever no Portal de Capacitação da Anac .

Para os demais interessados, a transmissão será realizada no canal oficial da Anac no YouTube (clique no link para acessar). Em caso de dúvidas ou comentários, mensagens podem ser enviadas pela ferramenta de comunicação Sli.do

O objetivo do evento é concentrar os esforços na disseminação da cultura, dos conceitos e das melhores práticas relacionadas à Segurança Operacional junto aos provedores de serviço da aviação civil, abrangendo temas relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Segurança Operacional de Helicópteros (Bhest).

Ajuda ao Hospital Aristidez Maltez

Uma exposição com mais de duzentas flores em cerâmica promovida no Palacete das Artes, em Salvador, terá parte da verba arrecadada destinada ao setor de Oncopediatria do Hospital Aristidez Maltez, instituição filantrópica sem fins lucrativos especializada no tratamento do câncer há 70 anos.

O Palacete das Artes funciona de terça-feira a sábado, das 13h às 18h.

Choro sem Fronteiras

O clarinetista baiano Ivan Sacerdote e o pandeirista uruguaio Nacho Delgado lançam nesta quinta-feira (26), às 20h, no Youtube, o projeto musical "Choro sem Fronteiras".

Idealizado e escrito pelo produtor João Weber com Luísa Sena, o projeto tem como objetivo promover uma conexão entre os ritmos latino-americanos e mistura bases musicais do choro, do ijexá e do candomblé. No repertório, estarão sucessos de nomes como Pixinguinha, Severino de Araújo e Zequinha de Abreu.

63 anos da Osid

As Obras Sociais Irmã Dulce completam 63 anos de história e, para marcar a data, será realizada uma procissão nesta quinta-feira (26), em Salvador. O ato terá início às 8h, com saída nos Arcos do Bonfim, em direção à sede da OSID. Após a procissão, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio, presidirá uma missa de Ação de Graças no antigo galinheiro do Convento Santo Antônio.

Passando por uma grave crise financeira, a entidade busca apoio para conseguir dar continuidade aos seus serviços e, para isso, lançou a campanha “Um Milhão de Amigos Para Santa Dulce”. As doações podem ser realizadas através do site 1milhaodeamigossantadulce.org.br.

CM & Friends DAY

Um meetup de discussão e networking entre seus participantes. Essa é a proposta do CM & Friends DAY, evento que reúne 9 cidades brasileiras, simultaneamente, nesta quinta-feira (26), às 19h, para falar sobre gestão de comunidades como o HUB Salvador, local onde o evento acontece na capital baiana.

Além de Salvador, estão na lista Fortaleza, Manaus, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Piracicaba, Curitiba e Porto Alegre.

Organizado pela CM School em parceria com o Hub, O CM & Friends DAY Salvador traz também Vanessa Vilela, da startup Cubos; Vitor Igdal, da Confraria do Empreendedor; e Donjorge Almeida, da All Saints Bay. As pessoas interessadas em participar devem fazer a inscrição gratuita através do link: https://www.communitymanagerschool.com/cm_friends.

Primeira edição da Literatur

A Bahia vai ganhar uma festa que unirá literatura e turismo, com o objetivo de fomentar a importância destes dois segmentos para a difusão da cultura de diferentes destinos no estado. Com curadoria do escritor Edgard Abbehusen e da jornalista Camilla França, a primeira edição da Literatur acontece entre esta quinta-feira (26) e sábado (28), no Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador. A programação é gratuita e irá casar a leitura com as diversas opções turísticas da Bahia, a partir da escrita, vivências, experiências ou obras.

A primeira edição faz homenagem ao poeta, cantor, compositor e músico, José Carlos Capinan. A programação conta com apresentações musicais, recitais, lançamento de livros, contação de histórias e mesas de conversas sobre diferentes temas ligados à proposta da Literatur. Nomes como Eliana Alves, Mariana Guimarães, Malu Fontes, Cássia Vale, Hugo Canuto, Ramon Cruz, Aldri Anunciação e Luana Souza são presenças confirmadas no evento.

Melhor cidade do mundo

Lisboa acaba de ser eleita a melhor cidade do mundo para se fazer home office. O estudo, desenvolvido pela consultora imobiliária Savills Executive Nomad Index,  aponta que a capital portuguesa possui níveis de poluições baixos, disponibiliza vantagens no que toca às acessibilidades e conexões de transportes e possui um custo de vida competitivo.

Miami, nos Estados Unidos, ocupou a 2ª posição, Dubai a 3ª e Algarve ficou com a 4ª posição, oferecendo muitos dos mesmos benefícios que Lisboa, como o clima, por exemplo.

Lésbicas, gays ou bissexuais

No Brasil, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual autoidentificada da população adulta, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a primeira vez que esse dado é coletado entre a população brasileira e, na avaliação do instituto, ainda pode estar subnotificado.

Os dados, coletados em 2019, mostram que 94,8% da população, o que equivale a 150,8 milhões de pessoas, identificam-se como heterossexuais, ou seja, têm atração sexual ou afetiva por pessoas do sexo oposto; 1,2%, ou 1,8 milhão, declaram-se homossexual, tem atração por pessoas do mesmo sexo ou gênero; e, 0,7%, ou 1,1 milhão, declara-se bissexual, tem atração por mais de um gênero ou sexo binário.

A pesquisa mostra ainda que 1,1% da população, o que equivale a 1,7 milhão de pessoas, disse não saber responder à questão e 2,3%, ou 3,6 milhões, recusaram-se a responder. Uma minoria, 0,1%, ou 100 mil, disse se identificar com outras orientações. Segundo o IBGE, quando perguntadas qual, a maioria respondeu se identificar como pansexual – pessoa cujo gênero e sexo não são fatores determinantes na atração; ou assexual – pessoa que não tem atração sexual.