Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas dicas

04/04/2020 05h21

Foto: Divulgação

Facilitar a vida dos clientes

A Oi adotou uma série de medidas para facilitar a vida de seus clientes durante o período de isolamento social para conter a Covid-19. A operadora está flexibilizando alguns prazos e condições de pagamento de contas de seus serviços de telecomunicações, visando minimizar o impacto financeiro causado pela pandemia e manter a prestação dos serviços e a sua base de clientes ativa. Os clientes beneficiados por essas medidas incluem pessoas físicas e pequenas empresas (clientes empresariais).

A companhia está oferecendo o desbloqueio por uma semana para quem estiver inadimplente, postergação da data de vencimento das faturas de abril por 15 dias a pedido dos clientes e uma flexibilização da política de parcelamento sem multa. As medidas entram em vigor no dia 06 de abril, segunda-feira, e terão validade durante todo o mês, considerado o período de maior impacto da pandemia, e podem ser prorrogadas em caso de manutenção desse cenário. 

#Boradoar

Para conectar doadores isolados em suas casas e famílias vulneráveis impactadas pela crise do novo coronavírus, organizações não governamentais têm apostado em redes sociais, plataformas digitais e campanhas online como formas de arrecadação de bens e recursos financeiros.

Inspirada em um marketplace, a plataforma #Boradoar é uma dessas iniciativas. O site divulga possibilidades de doar para projetos em comunidades e serviços de saúde, e o valor doado cai direto na conta do projeto selecionado pelo doador.

No site, é possível doar para ONGs como a Casa do Rio, que está distribuindo kits de higiene pessoal e doméstica no estado do Amazonas, ou a Abraço Campeão, que doará cestas básicas para moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. 

A plataforma também permite doar para as Santas Casas de São Paulo e Belo Horizonte, ajudando na compra de itens como equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde.

Grupo Urbanistas contra o Corona

Uma cartilha com orientações para a população em situação de rua em relação ao novo coronavírus (Covid-19) e outra voltada para voluntários que atendem a esses moradores foram lançadas no Rio de Janeiro.

Os documentos são uma iniciativa do grupo Urbanistas contra o Corona, em parceria com o Sindicato dos Servidores das Justiças Federais no Rio de Janeiro (Sisejufe) e com a Pastoral da População de Rua. O texto contará com suporte técnico de médicos e outros voluntários e estará disponível para todo o país, com distribuição gratuita.

A cartilha voltada aos moradores de rua, que tem quatro páginas, será impressa e distribuída em locais onde eles costumam frequentar em busca de alimentos. 

Entre as orientações, que são complementadas por ilustrações, estão evitar aglomerações, não compartilhar itens, não abraçar ou apertar a mão de outras pessoas e colocar o braço sobre a boca ao tossir.

Também há informações sobre onde buscar abrigo e alimentos, onde se higienizar e para onde se dirigir caso apresente sintomas da Covid-19.

Quadras e campos públicos de Salvador fechados

Assim como os grandes estádios de futebol em dias sem jogo, as quadras e campos públicos de Salvador ficarão com portões trancados e luzes apagadas. É que, em momento de isolamento social para dar um freio à disseminação do novo coronavírus, é necessário evitar aglomerações.

A Prefeitura determinou que todos esses espaços, cuja administração é da gestão municipal, sejam trancados com cadeado ou fechados imediatamente. Aquelas estruturas que possuem iluminação também começam a ter as lâmpadas desligadas.

A medida foi tomada após a Polícia Militar identificar aglomeração de pessoas nessas estruturas, que organizavam jogos informais de futebol mesmo em período de quarentena. A prioridade é que sejam fechados o campo do Imeja (Boca do Rio), do Curralinho (Boca do Rio), do Jaqueirão (São Marcos), do Lasca (Ribeira), do Estaleiro (Ribeira), da Pronaica (Cajazeiras), da Boa Viagem (Monte Serrat), do Lobato (Lobato) e do Parque São Cristóvão.

Além delas, a quadra da Praça da Saramandaia também já foi fechada pela Secretaria Municipal de Trabalho Esportes e Lazer (Semtel). O fechamento será feito com prioridade nos equipamentos de maior concentração de pessoas em vias e bairros de grande movimentação, mas todos os 525 campos e quadras de Salvador devem ser fechados.

Também fazem parte da lista as quadras de tênis e poliesportiva do Multishopping (Boca do Rio), a do Imbuí, a da Rua Sá de Oliveira (Plataforma), a do Largo do Tanque e a da Praça João Martins (Barris). 

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito

Deputados e senadores decidiram prorrogar por 180 dias a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a propagação de notícias falsas. O novo prazo passa a contar a partir de 14 de abril, quando termina o primeiro prazo para conclusão dos trabalhos. Para conseguir a prorrogação do prazo, o colegiado precisou de 209 assinaturas de deputados e 34 de senadores.

A CPMI investiga a criação de perfis falsos para influenciar as eleições do ano passado e os ataques cibernéticos contra a democracia e o debate público.

DICAS

Recomendações sobre o que fazer se por acaso for infectado pelo vírus.

1.coisas que realmente precisa de comprar:

- Kleenex

- Paracetamol

- Qualquer xarope de tosse disponível nas farmácias (prestar atenção no rótulo para não duplicar no paracetamol)

- Limão e mel funciona da mesma maneira;

- Vicks Vaporub para o peito também é uma boa opção

- Se tiver um humidificador, use no seu quarto quando for dormir, se não tiver pode ligar o chuveiro na água quente e ficar na casa de banho fechado inalando o vapor da água

2- Se tem um historial da asma, assegure-se que a sua bomba de asma não está fora do prazo, ou compre uma nova;

3- Tenha muita sopa congelada no frigorífico.

4- Faça um stock dos seus líquidos favoritos para poder variar, mas água é chá são preferíveis.

O que fazer quando começar a ter os sintomas

1- Se tiver febre acima dos 38°C, é melhor tomar paracetamol em relação ao ibuprofeno; paracetamol 1000 - 1 comprimido de 8/8 h.

2- Hidrate, porque o vírus acomoda-se mais rápido em garganta seca;

3- Descanse muito! Não deve sair de casa mesmo se começar a se sentir melhor, porque estará infectado durante 14 dias. Não contacte com pessoas idosas ou com problemas de saúde.

4- Peça a amigos e familiares que deixem o necessário do lado de fora da sua porta para evitar contacto.

Se a febre aumentar acima dos 39°C e não a conseguir controlar ou tiver dificuldade respiratória, contactar a Saúde 24 ou o 112

Fiquem calmos, e preparem-se de maneira racional que tudo ficará bem.