Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

08/06/2022 06h26

Foto: Divulgação

Defesa da integridade dos jornalistas

O Consórcio de Veículos de Imprensa lançou uma campanha em defesa da integridade dos jornalistas, alvos constantes de ataques, e do acesso à informação de qualidade.

A ação reúne UOL, Folha de S.Paulo, TV Globo, GloboNews, g1, O Globo, Extra, Valor Econômico, Estadão, CBN e Rádio Eldorado. Todos os veículos divulgaram peças de conscientização sobre a data e a importância da imprensa livre. Isso inclui uma tarja preta no alto das capas de sites e jornais com o texto: "Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional".

Ao clicar no anúncio, é exibida uma página em branco acompanhada da seguinte explicação: "Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como essa, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia".

Festival Dois de Julho

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), realizará nos dias 14, 15 e 16 de julho o Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia, com apresentações musicais no Pelourinho, em Salvador. Para participar, bandas filarmônicas de todo o estado poderão se inscrever na chamada pública até o dia 18 de junho. Um total de 12 bandas serão selecionadas por uma curadoria especializada. A chamada online estará aberta no site da Secult. As apresentações ocorrerão nos largos do Centro Histórico de Salvador, abertas ao público.

As filarmônicas deverão possuir, no mínimo, dois anos de atuação na área. As selecionadas receberão prêmio no valor de R$ 20 mil. Nos shows, seis artistas baianos convidados se apresentarão junto às bandas.

As filarmônicas são reconhecidas pela notoriedade pública como instituições representativas da cultura baiana, com sua expressividade engajada nas tradições locais, uma função educacional respeitada por grandes artistas e professores do segmento da música erudita e popular.

Mel com pedaços de favo

Quem visitar o estande Agricultura Familiar da Bahia, na maior feira de produtos naturais da América Latina, a Naturaltech, que começa nesta quarta-feira (8), no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, vai conferir o mel com pedaços de favo da marca Melira, produzido por agricultores e agricultoras familiares do Semiárido baiano, vinculados à Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp).  

O mel Melira traz como principal característica a pureza. Ele é multifloral com predominância das flores silvestres da Caatinga, livres de contaminação de pesticidas e agrotóxicos, o que assegura a qualidade e o elevado padrão dos produtos. 

Orientação sexual e identidade de gênero

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que vai recorrer da decisão provisória da Justiça Federal do Acre de incluir questionamentos sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022.

Em comunicado oficial, o IBGE alegou que “vai recorrer da decisão da Justiça Federal do Acre sobre a inclusão no Censo de perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero. Todas as questões serão respondidas nos autos”.

Na decisão, assinada pelo juiz Herley da Luz Brasil, da Segunda Vara de Justiça Federal do Acre, foi atendido um pedido do Ministério Público Federal (MPF). O documento aponta que, entre outros motivos, a medida é necessária para a formulação de políticas públicas favoráveis à população LGBTQIA+ do país.

De acordo com a liminar, o IBGE tem um prazo de 30 dias para comunicar ao Judiciário quais providências serão tomadas para adotar a metodologia no censo demográfico. Além disso, o instituto poderá incluir os campos usando o método que achar mais adequado.

O recenseamento, realizado no país pela última vez em 2010, terá início em 1º de agosto.

Chocolat Salvador 2022 

O Centro de Convenções Salvador (CCS) vai abrigar o maior evento do chocolate e cacau da América Latina. O festival internacional Chocolat Salvador 2022 acontece de 9 a 12 junho e comemora 20 edições e um público de mais de 750 mil pessoas.

 O evento também terá uma feira de negócios de produtos gourmets e artesanatos baianos. Serão 150 stands e 280 marcas da produção agropecuária da Bahia, com destaque para a agricultura familiar.

Violência contra a pessoa idosa é crime

O governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), deu início à campanha “Violência contra a pessoa idosa é crime e você deve ajudar a combatê-la; Respeite, Proteja e Denuncie”, de combate à violência contra o idoso.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre situações de violência doméstica ou ameaça de morte enfrentadas por pessoas idosas. Até o próximo dia 15 de junho estão sendo feitas ações de mobilização na área do Shopping da Bahia com exposição dos materiais informativos, divulgação dos canais de denúncia e alerta da sociedade para a temática.  

A ação ainda contará com diversas atividades culturais como apresentações do Coral do Idoso das Obras Sociais Irmã Dulce e performances de dança.

Bom dia, Krajcberg!

Detalhes dos últimos anos de vida do artista plástico Frans Krajcberg serão retratados no documentário “Bom dia, Krajcberg!”, de Renata Rocha. A produção reúne registros inéditos do escultor, pintor, gravador e fotógrafo polonês naturalizado brasileiro e tem lançamento marcado para o dia 9 de junho, às 18h, na Sala de Arte Cinema do Museu, no Corredor da Vitória.

Além de mostrar a rotina de Krajcberg em Nova Viçosa, o filme trará trechos inéditos dos bastidores da doação que o artista fez do seu acervo ao Governo da Bahia, em 2009. A coleção inclui 48 mil itens, entre esculturas, relevos, desenhos, fotografias e pinturas.

Baixo estoque de cinco medicamentos

Entidades médicas enviaram ao Ministério da Saúde um novo alerta sobre o baixo estoque de cinco medicamentos de uso hospitalar e pré-hospitalar. As associações que assinam o documento pedem que a pasta ajude na regulação do mercado.
Em abril, a Folha já tinha mostrado que a pasta estava recebendo alertas de baixo estoque de dipirona injetável em municípios e unidades hospitalares.

Os avisos formais naquele mês haviam sido feitos pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e por seis entidades médicas.

Assinam a nota a Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), ISMP (Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos), Rebraensp (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente), SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia), SBRAFH (Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde), Sobrasp (Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente).

O Comitê Técnico-Executivo vai elaborar uma lista com os remédios com risco de desabastecimento. A intenção é liberar o ajuste de preço temporariamente desses medicamentos.