Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

17/06/2022 06h29

Foto: Divulgação 

Campanha Caneta da Saúde

Haverá aula de dança gratuita na Praça Municipal, no Centro de Salvador, nesta sexta-feira (17). A ação faz parte de uma campanha para divulgação da Caneta da Saúde, um equipamento usado para aplicação de insulina e que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Brasil. O Caminhão da Saúde está estacionado no local, nesta quinta e sexta-feira, com uma equipe para esclarecer dúvidas, das 9h às 17h.

A caneta é preenchida com insulina e pode ser usada por pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2, preferencialmente para crianças e jovens até 19 anos e adultos a partir dos 45 anos. Outras vantagens é que o equipamento é mais discreto e fácil de transportar que os modelos convencionais, dispensa o uso de frascos e ampolas, tem agulhas menores e mais finas, provocando menos dor na aplicação e maior precisão da dose aplicada.

Além das aulas de dança, marcadas para 11h e 16h, o Caminhão da Saúde tem jogos sobre alimentação saudável e um mini estúdio para criação de conteúdo e compartilhamento nas redes sociais.

Segundo os organizadores, 23% das pessoas com diabetes esquecem de fazer a aplicação da insulina em algum momento da rotina diária, 20% alegam falta de tempo, 11% tem vergonha de aplicar em público e 5% sentem medo da aplicação.

Auxílio-Gás

A partir desta sexta-feira (17), o Auxílio-Gás, programa de benefício para as famílias inscritas no CadÚnico que destina cerca de 50% do valor do gás de 13kg, será pago junto com o Auxílio Brasil.

Os primeiros a receber serão os beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) final 1, de acordo com o calendário do programa.

Os pagamentos são feitos pela Caixa, a cada dois meses, podendo ser por meio da conta Poupança Social Digital; conta Poupança Caixa Fácil ou Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social, nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento. 

Entrada em Portugal

O Conselho de Ministros de Portugal aprovou uma série de novas categorias para permissão de entrada no país.

Uma dessas mudanças é a criação de uma modalidade especial de visto para quem procura emprego no país durante 120 dias, com prorrogação para mais 60. Atualmente estrangeiros só conseguem visto de trabalho se já estiverem contratados por alguma empresa portuguesa.

Ainda não existe previsão de quando esse projeto chegará ao Parlamento para avaliação, mas as perspectivas de aprovação são boas. 

A criação dessa autorização especial para trabalho favorecerá cidadãos dos estados-membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Open finance brasileiro

Cerca de três meses após o lançamento, o open finance brasileiro foi premiado internacionalmente com o Central Banking Awards de 2022.

O open finance prevê que o cliente autorize o compartilhamento de seus dados de forma padronizada com diversos tipos de instituições financeiras. Com base no histórico de relacionamentos do cidadão com o sistema financeiro, as instituições poderão oferecer melhores condições de crédito, como juros mais baixos e prazos mais longos para bons pagadores.

Lançado no fim de março, o open finance funcionará como uma extensão do open banking, que permitia o compartilhamento de dados apenas entre produtos bancários tradicionais. Com o open finance, será possível a troca de informações entre outros serviços financeiros, como credenciamento, câmbio, investimentos, seguro e previdência.

A premiação ocorre num momento em que o desenvolvimento de novos projetos por parte do Banco Central está suspenso por causa da greve dos servidores do órgão. Em assembleia hoje, a categoria decidiu manter o movimento por tempo indeterminado.

Apple - marca mais valiosa do mundo

A Apple retomou o posto de marca mais valiosa do mundo, de acordo com estudo feito pela Kantar, que analisa o valor das marcas e a sua contribuição para o desempenho financeiro dos negócios. Nos últimos dois anos, o topo do ranking pertenceu à gigante do varejo online Amazon.

O estudo aponta que, no período, a Apple atingiu um valor de marca de US$ 947,1 bilhões, um crescimento de 55% em comparação a 2021. Com isso, a dona do iPhone pode se tornar a primeira marca de trilhões de dólares. Ao lado da Apple, marcas como Google, Amazon, Mercado Livre, Louis Vuitton, Microsoft, Facebook, Visa e TikTok figuram entre os destaques do ranking.

Biblioteca do Instituto Cervantes

Com um acervo físico de mais de sete mil obras em língua espanhola e um acervo digital com 14 mil itens, a biblioteca do Instituto Cervantes será reinaugurada no próximo dia 21 de junho, em Salvador. Batizada de Biblioteca José Garcia Nieto, em homenagem ao premiado poeta espanhol, o espaço funcionará de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na sede do Instituto Cervantes de Salvador, na Ladeira da Barra.

A cerimônia de reabertura contará com a presença do Diretor Geral dos Institutos Cervantes no mundo, o poeta espanhol Luis García Montero, da filha do escritor homenageado e presidente da Fundação que leva o nome do pai, Paloma García Nieto, além de autoridades da Prefeitura de Salvador e do Governo da Bahia; do embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas; do Cônsul Geral da Espanha em Salvador, Carlos Pérez-Desoy Fages; da Diretora de Cultura do Instituto Cervantes, Raquel Caleya Caña; e do diretor do Instituto Cervantes de Salvador, Daniel Gallego Arcas.  

Cresce ensino a distância

O crescimento do número de matrículas no ensino superior na modalidade de ensino a distância (EAD) aumentou 7,7 pontos percentuais de 2019 para 2020, saltando de 19,1% para 26,8%. Com queda de 3,8% em 2019, as matrículas para cursos presenciais diminuíram ainda 5,6 pontos percentuais, chegando à queda de 9,4% em 2020.

Os dados são do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2022, que apresenta dados gerais do setor no país, de instituições de ensino superior (IES) privadas e públicas, e realizado pelo Instituto Semesp.

O percentual de 64,2% das matrículas no ensino superior refere-se a cursos presenciais, uma queda de 7,3 pontos percentuais de 2019 para 2020. Segundo o Semesp, este foi um dos impactos do primeiro ano da pandemia de covid-19.

De acordo com a instituição, pela primeira vez na história da coleta de dados do Censo do Ensino Superior, o número total de ingressantes no EAD (2 milhões) ultrapassou o presencial (1,75 milhão). Os ingressantes na modalidade presencial tiveram queda de 13,9%, e os do EAD aumentaram 26,2%. Os ingressantes correspondem aos calouros, enquanto os dados referentes a matrículas incluem estudantes de todos os períodos.