Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

20/06/2022 06h31

Foto: Divulgação

Arrasta-pé do Parque de Exposições em Salvador

Durante sete dias, o Parque de Exposições em Salvador receberá, pela primeira vez, um grande evento junino, com uma grade recheada de atrações. De 23 a 26 de junho e de 30 de junho a 2 de julho, o local será sede do São João da Bahia, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa).

O último dia de programação coincide com a Festa da Independência e terá mais de 12 horas de programação. A partir das 15h, se apresentam estrelas de todos os gêneros como Psirico, Luan Santana, Carlinhos Brows e Daniela Mercury.

O São João da Bahia tem programação em outros locais de Salvador. No palco do Subúrbio, a festa será realizada em dois dias: 23 e 24 de junho. No Pelourinho, tem 'arrasta-pé' de 23 a 26, no Terreiro de Jesus e nos largos do Pelourinho, do Cruzeiro de São Francisco, Pedro Arcanjo, Tereza Batista e Quincas Berro d'Água.

Curso Google Cloud Foundations

Um projeto da Prefeitura de Salvador em parceria com o Google Cloud vai viabilizar o acesso gratuito ao programa Google Cloud Computing Foundations, para a formação em computação em nuvem. As aulas serão disponibilizadas no Google Cloud Skill Boost, cujo acesso poderá ser feito pela plataforma Salvador Tech (salvadortech.salvador.ba.gov.br).  

A atividade é destinada a quem tem pouca ou nenhuma experiência no tema e esteja interessado em trabalhar com infraestrutura, análise de dados e desenvolvimento de aplicações que rodam na nuvem. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30 e as aulas terão início na primeira semana de julho.  

O curso Google Cloud Foundations tem 11 horas de aulas teóricas e 24 horas de laboratório com atividades práticas. Ao final, os alunos saberão descrever conceitos relacionados à computação em nuvem, Big Data e Machine Learning, além de demonstrar algumas habilidades práticas.  

Arraiá da Vacinação

A Secretaria Municipal de Salvador (SMS) promoverá, nesta segunda-feira (20), mais uma edição do Arraiá da Vacinação. O objetivo da ação é ampliar o acesso da população às 3º e 4º doses da vacina contra a covid-19.

Além dos pontos fixos convencionais com funcionamento das 8h às 16h, o posto para pedestres instalado no Home Center Ferreira Costa, na Avenida Paralela, e dois drive-thrus montados no 5º Centro de Saúde, nos Barris, e no Shopping Bela Vista, operarão em horário estendido até as 21h. Outro drive no Atakatão Atakatejo, em Fazenda Coutos, funcionará das 8h às 18h. 

Para os indivíduos com 18 anos ou mais, o esquema de terceira dose acontece no esquema "Liberou Geral", ou seja, o imunizante é aplicado independentemente do indivíduo ser morador de Salvador ou não ter tomado as doses anteriores na cidade. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

Já a 4ª dose para as pessoas com 50 anos e trabalhadores da saúde será oferecida para os cidadãos que tenham tomado a 3ª dose há quatro meses, ou seja, até 20 de fevereiro de 2022. É necessário ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Leilão com Amor Salvador

Dez esculturas em formato de coração, construídas com material reciclado encontrado nas praias de Salvador, assinadas pelo artista plástico André Fernandes, serão leiloadas na terça-feira (21) e todo o valor arrecadado será totalmente revertido para as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).

Intitulado “Leilão com Amor Salvador”, o evento beneficente é uma parceria entre o Shopping da Bahia e a instituição da Santa Dulce dos Pobres. Com lance inicial de R$ 1.000,00, o leilão funcionará em formato virtual: os benfeitores poderão arrematar as peças remotamente em ambiente digital através do site: www.hastaleiloes.com.br.

As dez esculturas que serão leiloadas já podem ser apreciadas pelo público no 1º piso do Shopping da Bahia, na Praça Samuel Barreto, onde ficarão expostas até o dia 14 de junho, data em que serão arrematadas. As peças, em homenagem aos 473 de Salvador, são uma forma de declarar o amor pela primeira capital do país através da arte.

Cada escultura tem um texto escrito por personalidades que inspiram e transpiram amor pela nossa capital, deixando um legado que ajuda a construir uma cidade ainda melhor para o futuro.

Fispal Tecnologia

Empresa especializada em inovação, a Siemens participa da Fispal Tecnologia + Tecno Carne 2022, a maior feira da América Latina focada em inovações para o setor entre os dias 21 e 24 de junho. Com o objetivo de impulsionar e gerar valor às empresas da indústria de alimentos e bebidas em sua transformação digital e descarbonização, a Siemens, apresenta em seu estande interativo diversas experiências e demonstrações em ilhas especialmente criadas para os segmentos de Cervejarias e Laticínios, Confeitaria e Chocolates, e Proteína e Ração Animal.

Visitantes terão a oportunidade de conhecer as possibilidades e benefícios que surgem quando as indústrias utilizam a criação do gêmeo digital, com softwares de simulação, realidade virtual e aumentada, e com a integração total e segura de planta através de soluções inovadoras em automação e eletrificação.

Além disso, os visitantes poderão visualizar como é possível acessar de modo seguro – cybersegurança – dados de máquinas remotamente, a partir da conexão do MindSphere, plataforma industrial IoT em nuvem, com estandes de parceiros que estarão em outros estandes da Fispal, e verão como é possível aplicar inovações como a inteligência artificial, blockchain e edge computing em suas empresas. 

Realidade da logística no Brasil e França

A Associação Brasileira de Logística, Abralog, e a Associação Francesa de Logística, estão realizando pesquisas para conhecer um pouco da realidade da logística no Brasil e França, neste momento de arrefecimento da pandemia, com o surgimento de novas turbulências, como elevação mundial da inflação, e os efeitos da crise na Ucrânia.

A pesquisa, que os logísticos e logísticas podem responder até o dia 24 de junho, é bastante simples e direta. Pode ser respondida em pouco mais de 3 minutos. Os resultados desse levantamento serão conhecidos em live no dia 7 de julho de 2022, quando as duas entidades vão discutir os resultados obtidos, em evento online.

Para responder o questionário, clique aqui.

Cursos técnicos

Mensalidades mais em conta, estudo com maior foco na formação prática e conclusão em menor tempo são alguns dos pontos positivos que fazem dos cursos técnicos uma boa pedida para quem quer se profissionalizar e já adentrar no mercado de trabalho. As opções são muitas, assim como a demanda. A plataforma educacional Educa Mais Brasil, que disponibiliza bolsas de estudos de até 70% em diferentes etapas de ensino, liberou o ranking dos cursos técnicos mais buscados em seu site. Em quinto, aparece o Técnico em Mecânica. O quarto lugar ficou com Segurança do Trabalho; seguido de Radiologia e Eletrotécnica. O campeão de buscas na plataforma é o Técnico em Enfermagem.

Na Fucapi, assim como em outras instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, as formações oferecidas seguem a orientação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do MEC, que instrui quais competências e habilidades os estudantes devem possuir ao concluir os cursos. Moysés acrescenta ainda que a grade curricular da Fucapi também é pensada a partir das necessidades do mercado profissional em relação à mão de obra.

Projeto ‘Ponto da Moda’

Quem sonha em criar ou estilizar peças de roupas vai ter a oportunidade de aprender as técnicas necessárias para atuar na indústria têxtil. O projeto ‘Ponto da Moda’ – um LAB dedicado a formação gratuita em moda – está com inscrições abertas para o curso gratuito de design de moda em Salvador. Serão selecionados 80 jovens entre 16 e 24 anos. Interessados podem se cadastrar até 8 de julho (clique aqui). 

Com início das aulas agendado para julho, o projeto oferece um laboratório equipado com as ferramentas necessárias para ofertar um processo de aprendizagem completo no universo da moda e do vestuário, incluindo disciplinas de corte e costura, modelagem e customização. A iniciativa da Quest/Zeppelin, patrocinada na Bahia pela Braskem– por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura –, ainda conta com consultorias de empreendedorismo e educação financeira.

O projeto, que terá aulas ministradas no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, busca contribuir com a inserção profissional dos jovens.