Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

22/06/2022 06h29

 Foto: Tatiana Azeviche - Setur-BA

Receptivo junino da Setur-BA

Os turistas que chegam a Salvador para curtir o São João estão recebendo as boas-vindas com um receptivo junino montado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). 

No aeroporto, na rodoviária e no Pelourinho, a Setur-BA dispõe de postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que oferece informações sobre as 13 zonas turísticas da Bahia e o guia das festas de São João, na capital e no interior. A estimativa é que 1,5 milhão de visitantes participem dos festejos juninos no estado.

Retorno do uso de máscaras

A Câmara Municipal de Salvador restabeleceu a obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências da Casa Legislativa. 

De acordo com a portaria da Presidência, a medida foi tomada diante do aumento de casos da covid-19 em Salvador.

Série Arte no Outono – Campos: cores a cantos

Considerada um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, a cantora Gal Costa vai encerrar a programação da “Série Arte no Outono – Campos: cores a cantos”, que acontece no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão. Com ingressos já esgotados, a artista baiana apresentará no próximo dia 25 de junho, às 19h, o espetáculo "As várias pontas de uma estrela", onde se debruça sobre as relações entre o rico repertório dos seus 56 anos de carreira e a obra de Milton Nascimento.

No repertório, estarão canções do autor mineiro já gravadas por Gal e clássicos do repertório da cantora compostos por nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Tom Jobim. O roteiro também inclui surpresas e lados B da discografia de Gal Costa.

Vacinação para pessoas de 40 anos ou mais

As pessoas com idade superior aos 40 anos poderão ir até os postos de saúde para tomar a 4ª dose da vacina contra a covid-19 a partir desta quarta-feira (22). Autorizada pelo Ministério da Saúde, o segundo reforço será destinado a pessoas que receberam o imunizante há, no mínimo, 4 meses.

A nova fase da estratégia segue as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), implementado desde agosto do ano passado pelas autoridades em saúde do país.

A recomendação do Ministério é de que as vacinas das plataformas de mRNA (Comirnaty/Pfizer) ou vetor viral (Janssen ou AstraZeneca) sejam aplicadas, independente do tipo utilizado anteriormente.

Para fins de registro, orientou a nota técnica que estabelece regras sobre o assunto, o esquema vacinal deverá ser identificado como "segunda dose de reforço (R2)".

Tomar cerveja diariamente

O hábito de tomar cerveja diariamente pode fazer bem para a saúde do intestino, de acordo com pesquisadores portugueses da Nova Universidade de Lisboa. O estudo analisou 19 homens entre 23 e 58 anos que tomaram uma long neck todos os dias durante o jantar por um mês.

Metade dos participantes tomou cerveja normal, e os outros, a versão sem álcool. A rotina dos participantes não mudou: todos continuaram comendo refeições semelhantes e fazendo a mesma quantidade de exercício.

No final do experimento, não houve diferença no peso, colesterol ou percentual de gordura dos voluntários. Foi feita uma análise de amostras fecais antes e depois do estudo para verificar as bactérias presentes no intestino.

Todos os participantes tiveram um aumento de 7% na variedade de bactérias, o que está relacionado à melhor saúde do intestino e do corpo — estudos recentes mostram relação entre a microbiota intestinal e a depressão, obesidade e outras doenças. Segundo os pesquisadores, foi testado o efeito de cervejas lager, mas opções mais fermentadas devem ter um resultado ainda melhor.

Como os resultados foram semelhantes nos grupos que consumiram as versões com e sem álcool, os pesquisadores recomendam que seja consumida apenas a versão 0%. O abuso de álcool está relacionado ao desenvolvimento de uma série de doenças, incluindo câncer, pancreatite, problemas cardíacos e no fígado.

 A pesquisa foi publicada na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry.

Artistas trans

Com a proposta de levar cultura para os quatro cantos do país e ampliar a visibilidade de artistas trans, a Beats acaba de lançar o Palco Beats, uma iniciativa que vai bancar o cachê de artistas maiores de 25 anos selecionados em palcos de diferentes casas de shows espalhadas pelo Brasil.

Para participar, os locais que desejarem receber artistas trans em seus eventos devem entrar nas redes sociais de Beats (@beatsoficial) e preencher o formulário de inscrição. Artistas a partir de 25 anos também podem fazer o mesmo, em um outro formulário para o recebimento de talentos.

Oficinas de inverno

Aproveitando o breve recesso das escolas e de algumas universidades, o Teatro Vila Velha propõe as curtas oficinas de inverno que acontecem de 28 de junho a 11 de julho, voltadas para diversos públicos como crianças, adultos, amadores e profissionais das artes cênicas.

Propostas provocativas, divertidas, que podem trazer novas perspectivas ou no mínimo bons momentos de troca e criação compõem oficinas como  "férias no palco" , voltada para o público  jovens e infantil promovida por Andrea Elia,  e  "Como criar uma girafa? Exercícios poéticos para dramaturgia!" com Paula Lice. As oficinas possuem diferentes valores e estão com inscrições abertas através do sympla.com.br/vilavelha.

Dentre as 7 opções que compõem as oficinas de inverno, o público conta com diversidade na oferta.  Para quem deseja exercitar o fazer teatral com práticas de voz, corpo, interpretação e improvisação a partir dos textos de Matéi Visniec, Chica Carelli oferece a oficina "experimentando o teatro de Matéi".

Já quem se interessa pela dramaturgia da autora afro- americana Shay Youngblood e sua visão questionadora sobre gênero, sexualidade e ancestralidade, pode se matricular na oficina/montagem " Na minha tribu existem muitas casas", com Celso Junior. Além destas,  a temporada de férias conta com as oficinas  Forrozeando  com Helber Crisnan e Improvisação no Teatro Popular com Miguel Campelo.

Sistema de Reconhecimento Facial

Com uma programação especial, grandes atrações e manifestações culturais, os festejos juninos de 2022, realizados na capital e em diversos municípios do interior do estado, contam com um esquema de segurança estratégico. Anunciada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), a Operação São João contará com o efetivo de 28 mil policiais e bombeiros e, pela primeira vez, vai utilizar o Sistema de Reconhecimento Facial.

A tecnologia, que já ajudou a retirar 262 criminosos das ruas, vai auxiliar a polícia a promover uma festa de paz e muita diversão para baianos e turistas. Para tanto, câmeras foram distribuídas nos quatro pontos de festa em Salvador: Paripe, Periperi, Parque de Exposições, Pelourinho. Outras 11 cidades do interior da Bahia também vão ser contempladas com o reforço tecnológico. Mais de R$ 9 milhões de reais foram empregados pela SSP, para garantia de efetivo e da estrutura.

Com início na próxima quinta-feira (23), o esquema de segurança voltado para os festejos vai até domingo (26), e segue entre os dias 30 de junho, até o dia 2 de julho, feriado da Independência da Bahia. O efetivo vai atuar em todo o estado nas ações preventivas, através das patrulhas nas áreas de festa e fiscalização dos itens de segurança dos espaços, e também nas ações de monitoramento e investigação, com o aumento dos plantões e dos quadros disponibilizados nas delegacias.