Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

23/06/2022 06h29

Foto: Divulgação 

‘Valeu Esperar’

Salvador terá uma grande festa de São João, este ano, com o tema ‘Valeu Esperar’ e uma grande programação gratuita celebrando as tradições juninas em vários palcos que se espalham em três regiões da capital baiana. Serão 231 atrações que vão se apresentar a partir desta quinta-feira, 23 de junho, até o sábado, 2 de julho, perfazendo 75 horas de shows, no Parque de Exposições (Avenida Paralela), em Paripe e no Pelourinho. 

Claudia Leitte, Harmonia do Samba, Elba Ramalho, Wesley Safadão, Juliette, Fagner, Del Feliz, Zelito Miranda, Estakazero, Michel Teló, Bell Marques, Jorge e Mateus, João Gomes, Luan Santana, Daniela Mercury, Dorgival Dantas e Barões da Pisadinha são alguns nomes que se apresentarão durante os sete dias. A festa acontece de 23 a 26 de junho no Parque de Exposições e no Pelourinho. Nos dias 23 e 24 em Paripe. E, para finalizar, retorna de 30 de junho a 2 de julho no Parque de Exposições.

A programação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), que também investiu em cerca de 280 cidades do interior. 

Vacinação suspensa

A campanha de vacinação contra a covid-19 estará suspensa em Salvador entre os dias 23 e 26 de junho, em virtude do feriado de São João. A estratégia será retomada na próxima segunda-feira (27). Os locais de vacinação, público-alvo e horários serão divulgados no domingo (26).

A Bahia alcançou a triste marca de 30 mil mortes pela doença na terça-feira (21). De acordo com dados da Sesab, dos 1.561.006 de casos confirmados da doença na Bahia desde o início da crise sanitária, 1.526.689 são considerados recuperados, e 4.317 encontram-se ativos. 

O boletim epidemiológico de terça-feira (21) contabiliza ainda 1.902.723 casos descartados e 339.635 em investigação. 

Até o momento, 11.612.698 baianos receberam a primeira dose da vacina, 10.675.990 estão com a segunda dose ou dose única, e 6.201.040 com a dose de reforço. Outros 549.205 têm o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 964.994 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 542.556 já tomaram também a segunda dose.

Portos+Brasil

Nesta quinta-feira (23), o Ministério da Infraestrutura apresenta o resultado do Prêmio Portos+Brasil 2022, que contempla as melhores iniciativas voltadas à excelência dos portos do país.

Em seu terceiro ano, o Portos+Brasil incentiva a busca da excelência na gestão de Portos Públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs). Categorias: execução de investimentos planejados; variação da margem Ebitda; crescimento da movimentação/Autoridades Portuárias; crescimento da movimentação/TUPs – granel sólido agrícola, granel sólido mineral, granel líquido, container; ranking do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias.

Discriminação no ambiente de trabalho

Quatro em cada dez pessoas LGBTQIAP+ relata ter sofrido discriminação no ambiente de trabalho, de acordo com levantamento divulgado hoje (22) pelo LinkedIn, rede social voltada aos negócios. A porcentagem aumentou em relação a 2019, ano em que foi feito o primeiro levantamento, quando 35% relataram ter sofrido preconceito no trabalho.

O estudo mostra que 8 em cada 10 pessoas LGBTQIAP+, grupo que inclui lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis, queer, intersexuais, assexuais e pansexuais, sentem-se confortáveis para compartilhar a identidade de gênero e a orientação sexual no ambiente de trabalho. Apesar disso, 43% dizem já ter sido vítima de preconceito, principalmente por meio de piadas e comentários homofóbicos.

Meta não foi atingida

As campanhas de vacinação contra a Influenza (gripe) e o sarampo foram encerradas em Salvador, mas a meta está bem longe de ser atingida.

Até agora, foram aplicadas 263 mil doses contra a gripe e 73 mil contra o sarampo. Ou seja, a imunização alcançou cerca de 40% do público-alvo previsto contra a gripe, que é de 648 mil, e apenas 26% dos 278 mil cidadãos aguardados para receber a dose contra o sarampo.  

Iniciada no último dia 4, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificou a oferta dos imunizantes em 156 salas de vacina, além de realizar mutirões aos finais de semana. 

Museu de Arte Moderna

O Museu de Arte Moderna estará fechado nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24) em função das tradicionais festividades do São João, mas abrirá normalmente no sábado (25) e no domingo (26). As atrações do final de semana são gratuitas e funcionam das 13h às 18h. Dentre elas, a exposição ‘Encruzilhada’ que já bateu recorde de público. A mostra em cartaz tem 100 artistas e mais de 400 obras com entrada gratuita até agosto.

No final de semana, estarão abertas ainda a Livraria Caramurê e os Espaços Solar e Lina. O público poderá apreciar também a exposição ‘Subúrbio em três atos’ do Acervo da Laje. A mostra comemora os 12 anos de criação desse coletivo artístico que tem sido um relevante espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário e periferias de Salvador.

O Cine MAM e o Café Saladearte também funcionarão normalmente. A programação de filmes e demais informações podem ser conferidas neste endereço eletrônico, no perfil do Instagram @saladearte_oficial via Direct ou através do telefone/whatsapp (71) 98199-2833.

Festival de Samba Junino

Acontece na sexta-feira (24), a partir das 17h, em Salvador, a quinta edição do Festival de Samba Junino, promovido pela Liga do Samba Junino. O festival reúne os concursos de canção, rainha e melhor grupo, avaliados por uma comissão julgadora e pelo público presente. Outros tópicos julgados são ineditismo das canções, melhor rainha sambadeira e desempenho geral do grupo, levando em consideração o figurino, repertório, rainha e envolvimento do público durante as apresentações.

O evento contará com a participação dos grupos Sambão da Mucumg, Samba Fogueirão, Samba Jaké, Samba Neguinho, Samba Duro VS, Hody Bamba, Samba Chama, Sambalança, Off Scalla, Samba Skorpio, Vai Kem Ké, Samba do Índio Tamoios, Samba Dú Papelão, Samba Duro de Terreiro, Samba Chile, Samba Coral, Balão de Ouro, Samba Zumbaê, Samba Tororó, Samba Futuka, Samba do Morro e Samba Leva Eu. 

No domingo (26), a partir das 16h, durante a apresentação do resultado da apuração, haverá o desfile dos campeões, com os já tradicionais arrastões dos grupos vencedores.

Novo bicicletário em Salvador

A Prefeitura, através do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), lançou mais uma novidade para os ciclistas da capital baiana. O bairro da Ribeira ganhou um bicicletário completamente novo, gratuito e moderno, onde será possível estacionar ou guardar as bicicletas por até 24h.

Situado no Largo da Ribeira, o espaço funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, e possui também uma seção de bikes para empréstimo. As “azuizinhas” poderão ser utilizadas sem custos, apenas por pessoas que residem na região de Itapagipe para tarefas laborais. Nesse caso, o usuário interessado deverá fazer um cadastro no local e indicar se vai utilizar a bike para fazer entregas de mercadorias, por exemplo, ou para deslocamento ao local de trabalho.  

O bicicletário da Ribeira conta com profissionais responsáveis pelo manuseio das bicicletas e atendimento ao público. O cadastro deve ser feito com a apresentação de documento oficial com foto, número do CPF, comprovante de residência e estar presente com a bicicleta no ato. Cada usuário cadastrado pode guardar até três bicicletas.