Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

30/06/2022 06h33

Foto: Divulgação

Brasil ocupa último lugar em educação, entre 63 países

A atual miséria educacional brasileira é possivelmente sem precedentes. Mas não se deve só à incompetência do governo federal: o desprezo pela educação está profundamente arraigado na sociedade – e compromete o futuro. Desde 1989 o International Institute for Management Development (IMD), sediado na Suíça, publica um ranking anual de competitividade. Para tal, o IMD World Competitiveness Center entrevista empresária/os, investidora/es e gerentes de 63 países sobre diversos critérios.

No relatório mais recente, a América Latina se saiu especialmente mal. Excetuado o Chile, todos os demais seis grandes Estados ocupam os últimos postos entre as economias examinadas. O Brasil está em 59º lugar; numa das rubricas – relativa à educação de crianças e adolescentes e à formação profissional – aparece até mesmo na última posição.

LGBT Travel Connecting

Salvador recebe nesta quinta-feira (30), no bairro da Pituba, a primeira edição do LGBT Travel Connecting. O evento é uma parceria da Secretaria de Turismo da Bahia com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e tem como proposta fomentar negócios e levar conhecimento ao trade turístico local.

O 1° LGBT Travel Connecting terá palestras e rodadas de negócios, com a participação de representantes do trade turístico e do poder público. Após o encontro, está programada uma visita guiada pelos pontos atrativos da capital baiana, sugeridos para o segmento, que será acompanhada por jornalistas e influenciadores digitais. 

Exposição Fotográfica Bahia em Tela

A Independência da Bahia, celebrada no Dois de Julho, é a inspiração da mostra fotográfica "Bahia em Tela", que está em cartaz no Shopping Barra. A exposição coletiva é uma realização da Caixa Mágica, projeto dos fotógrafos Giácomo Mancini e Tarciso Albuquerque, e conta com o registro de 20 fotógrafos.

O acervo é composto por 20 fotografias verticais, impressas em Canva Vinílico. Salvador, a Chapada Diamantina e o Recôncavo Baiano fazem parte desse olhar diferenciado que os fotógrafos participantes da exposição revelam para os visitantes.

O Canva Vinílico é um processo de impressão de fotografia que tem a textura similar a uma tela de pintura, o que confere às fotografias um nível de detalhe muito mais acurado. Participam da Exposição, além de Giácomo Mancini e Tarciso Albuquerque, Adrian Berenguer, Alba Vasconcelos, Alex Soares, Alini Orathes, Ana Kruchevsky, Ângelo Pinto, Antônio Jorge Studart, Dodô Villar, Fernanda Vasconcelos, Fernando Gonçalves, Julio Melo, Marcelo Araújo, Marcos Guerreiro, Maurício Albagli, Mauro Reis, Reutter Grasso, Romero Bradley e Valmir Gonzaga.

Telemedicina veterinários

Resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) que regulamenta o uso de telemedicina para a prestação de serviços veterinários foi publicada no Diário Oficial da União.

Além de apresentar definições técnicas sobre o exercício profissional da telemedicina veterinária, a Resolução nº 1.465 detalha padrões técnicos e tecnológicos que serão adotados para este fim. Apresenta também requisitos para o uso das modalidades previstas para atendimentos a distância.

Segundo o CFMV, “o profissional pode desenvolver aplicativo específico para a telemedicina ou fazer o uso integrado de plataformas existentes, desde que respeitados os critérios e as garantias estabelecidos na resolução, registrando em prontuário a tecnologia empregada no atendimento”.

Entre as modalidades previstas para esse tipo de telemedicina estão as de teleconsulta, telemonitoramento, teletriagem, teleorientação, teleinterconsulta (entre veterinários, para troca de informações e opiniões) e telediagnóstico. Cada uma delas teve suas especificidades detalhadas pela resolução.

Com relação às prescrições, a resolução prevê que os receituários de medicamentos sujeitos a controle especial somente serão válidos quando subscritos com assinatura eletrônica qualificada, por meio de certificado digital.

Leilão de bens públicos

A Secretaria de Administração da Bahia (Saeb) vai realizar um leilão de bens públicos avaliados em R$ 397 mil nesta quinta-feira (30), às 9h, de forma online no site www.bezerraleiloes.com.br, de acordo com o Edital Saeb 05/2022. Serão 57 lotes negociados, compostos por máquinas, móveis, equipamentos e 39 veículos.

O Leilão será regido na modalidade maior oferta, ou seja, o participante que oferecer o maior lance arremata o bem. No site da leiloeira também é possível ver fotos dos bens públicos que serão negociados e realizar lances. As ofertas podem ser feitas antecipadamente, mesmo antes da abertura da sessão, sem prejuízo dos lances realizados durante o certame.

Os vencedores devem pagar, à vista, o valor integral do bem arrematado. Os ganhadores devem pagar, ainda, a comissão do leiloeiro no correspondente a 5% sobre o valor do lote arrematado.

O encontro será comandado pela leiloeira Tábata Mineiro Bezerra, a qual foi escolhida por sorteio.

Varíola dos Macacos

O quinto caso de Varíola dos Macacos (monkeypox) no Rio de Janeiro foi confirmado na quarta-feira (29), pela Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a nota divulgada pela pasta, três pacientes residem na cidade do Rio e um em Maricá (no Grande Rio). O quinto caso é de um residente de Londres que estava em viagem ao Rio quando foi confirmada a doença.

Há ainda quatro casos suspeitos da doença em investigação no estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Com o caso de hoje, já são 21 os pacientes confirmados com varíola dos macacos no Brasil, sendo 14 em São Paulo e dois no Rio Grande do Sul, além dos registrados no Rio.

De acordo com o Ministério da Saúde, outros 23 casos estão em investigação nos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Acre, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio, além do Distrito Federal. 

Projeto Boa Praça 

Depois de dois anos suspenso por conta da pandemia, o projeto Boa Praça está de volta a Salvador. A iniciativa, da empresária e produtora Lara Kertész, busca promover momentos de lazer em espaços públicos da cidade, com gastronomia, música, moda, arte e diversas atrações para toda a família. A novidade, a partir deste ano, é que o projeto terá edições temáticas. A primeira acontece nos dias 2 e 3 de julho, com foco nas festas juninas, na praça Nossa Senhora da Assunção, na Pituba. A entrada é gratuita.

Até o mês de novembro, o projeto contará ainda com mais quatro edições, nas praças Nossa Senhora da Assunção e Ana Lúcia Magalhães, também na Pituba, com os temas Dia dos Pais, Primavera, Dia das Crianças e Abertura do Verão. 

Números de homicídios

O Brasil registrou 47.503 homicídios ao longo do último ano, o equivalente a 130 mortes por dia, segundo dados também divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O número representa queda na comparação com 2020 e é o menor registrado desde 2011, quando se inicia a série histórica. Entre os motivos, especialistas apontam uma estabilização de conflitos entre facções criminosas, que na última década avançaram pelo Norte e Nordeste do País, e a implementação de programas estaduais focalizados em públicos mais jovens.

Entre as 30 cidades mais violentas do País, aponta o levantamento, 13 integram a Amazônia Legal e a maior parte delas está situada na região de fronteira.

Esquema especial

A Guarda Civil Municipal de Salvador montou um esquema especial para os festejos ao 2 de Julho, Independência do Brasil na Bahia, que acontecem no sábado (2). Após dois anos sem comemoração presencial em razão da pandemia da covid-19, o desfile volta a ocorrer em 2022, com saída do Largo da Lapinha até a Praça Municipal, no período da manhã, com retomada à tarde, até a Praça do Campo Grande.

Os agentes atuarão no entorno do local da festa, a partir das 6h, dando apoio ao trânsito com a Superintendência de Trânsito de Salvador, no patrulhamento preventivo, além de contar com patrulhas que acompanharão o desfile em toda a sua extensão, finalizando no início da noite, com a chegada dos caboclos ao Campo Grande.