Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

07/07/2022 06h35

Foto: Divulgação

Bailarino baiano vai estudar na Ailey School

Aos 23 anos, o bailarino baiano Uostton Di Alcântara  foi aprovado em uma seleção rigorosa e vai estudar na Ailey School, uma das maiores companhias de dança contemporânea do mundo, que fica em Nova York, nos Estados Unidos.
Depois que recebeu o e-mail com a convocação em 18 de junho, o jovem criou uma vaquinha na internet para levantar o dinheiro necessário para custear suas despesas.

Morador do bairro de Alto de Coutos, em Salvador, Uostton se dedica à arte desde muito cedo e fez parte da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A nova etapa de sua vida profissional começará em 6 de setembro com o início das aulas.

Ressocialização dos detentos

Os internos detidos em sistema prisional, em fase de conclusão de pena, na Colônia Penal Lafayete Coutinho, em Salvador, participaram de uma oficina de capacitação para a produção de hortaliças orgânicas e práticas agroecológicas. A iniciativa é da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia. 

A atividade contribui com a criação de alternativas para a ressocialização dos detentos e é um incentivo a uma nova formação, visando também contribuir para o Projeto Horta Orgânica do Cárcere, desenvolvido na colônia penal.  

Com a ação, será oportunizada aos internos a possibilidade para fazer os seus plantios e para trabalhar o tirar seu sustento da terra, para eles e suas famílias. 

Nas aulas, teóricas e práticas, os reeducandos aprenderam sobre o planejamento de plantio, manejo ecológico do solo, manejo de pragas e doenças, preparos de insumos para utilização como defensivos biológicos, biofertilizantes, cobertura do solo, preparos de caldas para manejo agroecológico de pragas, entre outras técnicas. 

Arena Universitária

Salvador recebe, até o próximo dia 30 de julho, um evento inédito que propõe uma verdadeira imersão no mundo universitário. A Arena Universitária Shopping da Bahia reúne quatro instituições de ensino privadas de Salvador para oferecer diversos serviços aos clientes do shopping. No espaço, localizado na Praça Dorival Caymmi no 2º piso, o público pode tirar dúvidas e ter acesso a informações sobre os cursos, além de acessar outras atividades que serão realizadas no local.

Participam do evento a UniFTC, Unifacs, UNIRB e UNISBA, oferecendo serviços como cabine de fotos, palestras com convidados, matrículas para os cursos e uma verdadeira imersão no mundo universitário.

Campanha São João do Comércio

A CDL Salvador realiza, nesta quinta-feira (7), às 11h, o sorteio de prêmios da 1ª edição da campanha São João do Comércio, que movimentou a economia da capital baiana e Região Metropolitana entre os dias 9 e 24 de junho. O sorteio acontece na sede da CDL de Salvador e terá transmissão ao vivo pelo perfil oficial do Instagram da campanha, @saojoaodocomercio.

Na ocasião, serão sorteados um automóvel Fiat Strada ano 2022 e cinco vale-compras de R$ 1.000 cada um. A 1ª edição do São João do Comércio é uma realização da CDL Salvador, com patrocínio do Sebrae, por meio do projeto Movimenta Bahia. Também patrocinam a ação a Rede e a bandeira Mastercard. Apoiam a campanha a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado da Bahia.

Projeto Circuito de Inverno

Estreia nesta quinta-feira (7), a partir das 22h, na Casa da Mãe, em Salvador, o Projeto Circuito de Inverno. Durante o mês de julho, sempre às quintas-feiras, a cantora e compositora Raissa Araújo irá embalar o público com o show “Luz Azul” e receberá as participações especiais de Laura Rigaud, Ori e Abdon Grifo. No repertório, estarão releituras de canções de artistas como Elis Regina, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Joyce, Elza Soares, além de canções autorais da artista.

Baleias jubartes no litoral baiano

O Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo, sedia nesta quinta-feira (7), às 10h, o evento promocional do turismo de observação de baleias jubartes no litoral baiano. A iniciativa visa aproveitar a temporada de baleias, de julho a novembro, para estimular o interesse dos turistas pela contemplação dos mamíferos marinhos, que a cada ano estão se aproximando mais da costa para o ritual de acasalamento e reprodução. Durante o evento, será apresentada a cartilha de boas práticas para o período migratório das baleias jubarte.

Convocação dos mesários

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início à convocação dos mesários que atuarão nas Eleições Gerais 2022. O trabalho envolve cartórios eleitorais de todo o estado e segue até o dia 3 de agosto, conforme determinação do Calendário Eleitoral. Além da publicação de edital, as cartas de convocação serão enviadas aos mesários por meio do WhatsApp, e-mail e correios.

Conforme o Eleitoral baiano, 147.460 mesários deverão ser convocados pelos cartórios eleitorais de todo o estado para as Eleições Gerais 2022. Para as seções eleitorais da capital, 20.540 mesários deverão ser chamados. O número supera as convocações feitas para as Eleições Municipais 2020, quando a Bahia contou com 108.444 mesários, distribuídos por 27.111 seções eleitorais. Em Salvador, foram 16.940 mesários, que colaboraram para a realização do pleito nas 4.235 seções da capital.

Comprovação de exame toxicológico

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a regra do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que exige a comprovação de exame toxicológico negativo para obtenção e renovação das categorias  C, D e E  da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O julgamento foi realizado em 8 de junho pela Primeira Seção do STJ. O acórdão da decisão foi publicado no dia 15 de junho.

Os ministros atenderam um recurso apresentado pela União em defesa do CTB e derrubaram decisões da Justiça Federal que suspenderam a exigência do exame negativo.

Pelo texto do acórdão do julgamento ficou definido que, "a obrigatoriedade de apresentação de resultado negativo no exame toxicológico de larga detecção está vinculada às categorias de habilitação, e não a parâmetros associados à atividade profissional do condutor".

O entendimento deverá ser aplicado em outros casos semelhantes que estão em tramitação no Judiciário.