Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

25/07/2022 06h34

Foto: Ilustrativa

Mulheres que fizeram parte da história

Mulheres que entraram para a história serão lembradas ao longo desta semana. O país celebra, nesta segunda-feira (25) o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Na próxima quarta (27), é a vez de homenagear a militar baiana Maria Quitéria, nascida em 27 de julho de 1792.

Nesta segunda-feira (25)  também é dedicado, em todo o mundo, às mulheres negras, latinas e caribenhas. Neste dia, há exatamente 30 anos, cerca de 400 mulheres se reuniram em Santo Domingo, na República Dominicana, para debater suas demandas políticas. O encontro foi um marco internacional da luta das mulheres, que reivindicam o combate ao racismo e à violência, além do direito ao bem viver.

A militar baiana Maria Quitéria, nascida há 230 anos, foi a primeira mulher a assentar praça em uma unidade militar das Forças Armadas, e a primeira combatente pelo país, no ano de 1823. Para se alistar, ela usou o nome do cunhado, ficando conhecida como soldado Medeiros. 

Ela mostrou destreza no manejo de armas e disciplina no campo de batalha, o que assegurou sua permanência nas fileiras do Exército quando foi descoberto que ela era, na verdade, uma mulher. Maria Quitéria pegou em armas durante a Guerra da Independência, na Bahia, para expulsar os últimos portugueses do território baiano. 

E em 26 de julho, serão 70 anos do falecimento de Eva Perón. De atriz a primeira-dama da Argentina, Evita encabeçou a luta pelo voto feminino no país e tornou-se a essência de um movimento político: o peronismo. Ela faleceu aos 33 anos, por conta de um câncer uterino. Sua morte levou uma multidão às ruas de Buenos Aires.

Circuito Conexões Náuticas

O Sebrae realiza, entre esta segunda-feira (25) e 4 de agosto, mais cinco edições do Circuito Conexões Náuticas, em parceria com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) para destacar a importância da economia náutica no estado. Os eventos ocorrerão em Cairu, Camamu, Ilhéus, Canavieiras e Salvador, são gratuitos e estão com inscrições.

Na programação, os participantes irão conferir a apresentação dos resultados do mapeamentos de infraestrutura e de negócios, do Estudo do Panorama Econômico Estadual e da Matriz de Oportunidades realizada nos 10 destinos de maior destaque para o setor. As iniciativas buscam fomentar e fortalecer os negócios náuticos, especialmente as micro e pequenas empresas ativas em cada destino trabalhado.

O projeto de desenvolvimento da economia náutica baiana, uma parceria entre o Sebrae Bahia e a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), busca planejar ações estratégicas para o setor, como o mapeamento dos equipamentos náuticos de todo o estado, realizar estudos e pesquisas que permitirão avaliar o potencial socioeconômico do setor, bem como promover a articulação junto a investidores do mercado.

Vacinação em Salvador

O esquema de vacinação contra a covid-19 em Salvador volta nesta segunda-feira (25), depois de ficar suspensa no final de semana. A aplicação de doses continuará das 8h às 16h, nos postos fixos na capital baiana, além de mais quatro pontos na modalidade drive-thru.

As doses de 1ª a 4ª serão aplicadas, seguindo o público disponível para cada estratégia, incluindo as crianças de 3 a 5 anos.

Sobre a logística do “Liberou Geral”, serão aplicadas as 1ª, 2ª e a dose de reforço, menos da Janssen, para pessoas com 18 anos.

Já outras situações, será necessário ter o nome na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Edital de grafite

A concessionária CCR Metrô Bahia, responsável pela operação do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, abriu inscrições para o edital de grafite que vai selecionar e premiar 10 artistas grafiteiros. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até quarta-feira (27) por meio de formulário online.

Para participar, os candidatos precisam ter registros de MEI em plena regularidade fiscal e jurídica, ter mais de 18 anos e ser natural da Bahia. Os artistas selecionados vão grafitar em 10 pilastras que dão sustentação aos trilhos do sistema metroviário, localizadas na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em Salvador.

O valor do prêmio é de R$ 7 mil para cada um dos selecionados e será entregue após a execução do projeto artístico. A quantia deverá cobrir despesas de mão de obra, deslocamento, tintas, pincéis e o que for necessário para a execução da atividade.

Os participantes deverão enviar documentos pelo edital localizado no site da concessionária. Entre os documentos solicitados, estão uma proposta comercial com um breve texto descrevendo a ideia, a motivação e a composição do projeto, o CNPJ e uma mensagem específica definida no edital.

Treinamento para mulheres em tecnologia

A B3, bolsa de valores oficial do Brasil, está com inscrições abertas para o <Dev>ª, programa gratuito de treinamento para mulheres em tecnologia. Com formação em linguagem de programação focada no mercado de trabalho, as 50 vagas disponíveis objetivam estimular a integração deste público no segmento. As alunas terão a possibilidade de serem contratadas pela B3.

Para participar do processo seletivo, são elegíveis mulheres (cis e trans) maiores de 18 anos, formadas no ensino médio, de todas as áreas de atuação e residentes de todo o Brasil. As inscrições vão até 2 de agosto e podem ser feitas pela internet.

Desenvolvido em parceria com a Let’s Code, edtech especializada em treinamentos em programação, o <Dev>ª permite que as candidatas escolham, durante a inscrição, uma das duas trilhas de desenvolvimento, sendo uma focada em DevOps e a outra em Java. São 25 vagas disponíveis para cada opção, com aulas ministradas de forma remota.

O começo das aulas está previsto para 14 de setembro. Após os seis meses de aulas, a B3 afirma que as alunas estarão capacitadas para ingressar no mercado de trabalho, com possibilidade de contratação na própria instituição.

Contingente de idosos

O Brasil registrou um contingente de cerca de 31,23 milhões de pessoas com 60 anos ou mais residentes no país em 2021, o que representa 14,7% da população total. Os dados são de um levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Nos últimos nove anos, o contingente de idosos residentes no Brasil aumentou 39,8%.

De acordo com o analista do IBGE, Gustavo Fontes, os números populacionais foram estimados de forma amostral e que, com a realização do censo demográfico neste ano, será possível fazer uma revisão melhorando a precisão dos resultados.

A pesquisa aponta ainda uma tendência de queda na proporção da população mais jovem. Em 2012, 49,9% dos residentes no Brasil tinham menos de 30 anos. Já no ano passado, este percentual caiu para 43,9%. O país registra, atualmente, cerca de 131,93 milhões de residentes com menos de 30 anos, 5,4% a menos do que em 2012.

Leilão destinado para Exportação

A Receita Federal realizará no dia 02 de agosto 3º leilão do ano (Leilão destinado para Exportação) dos itens no Aeroporto Internacional de Viracopos.

Entre os 35 lotes estão produtos eletrônicos, peças de veículos, relógios, bebidas, óculos/acessório, capacetes, celulares, objetos de decoração, equipamentos médico/odontológico/hospitalar, livros, cosméticos, brinquedos, eletrodomésticos, bijuterias, bolsas e calçados.

O período de recebimento de propostas ocorrerá de 18/07/2022 (às 8h) até 01/08/2022 (às 21h).  A Receita Federal de Viracopos ressalta que o leilão é todo eletrônico e poderão participar, apenas desta vez, pessoas jurídicas (empresas).

Este é o primeiro leilão, em Viracopos, de itens que ficaram retidos pela Receita Federal na entrada ao Brasil. No caso, o arrematante do objeto no leilão é obrigado a exportar a carga. Por causa disso, este leilão só está aberto para a participação de CNPJs.     

As mercadorias a serem leiloadas nos lotes 01 a 27 poderão ser visitadas entre esta segunda-feira (25) a 29 de julho, por meio de chamada de vídeo pelo aplicativo WhatsApp ou presencialmente, mediante agendamento pelo telefone (19) 3725-5297.  

Abordagens policiais

Relatório inédito feito nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro apontou que há diferenças nas abordagens policiais para suspeitos negros e brancos. Segundo o estudo, pessoas negras têm 4,5 vezes mais chances de serem abordadas do que as brancas.

O levantamento foi feito pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), cujos membros são advogados criminais e defensores de direitos humanos, e o Data_Labe, organização social com sede no conjunto de favelas da Maré. Foram ouvidas 1.018 pessoas, sendo 510 no Rio de Janeiro e 508 em São Paulo. Destes, 64% declararam já terem passado por pelo menos uma abordagem policial - 652 pessoas.

Chamada “Por Que Eu?”, a enquete ouviu entrevistados no período de 3 de maio a 12 de junho de 2021. A análise dos dados levantados foi feita entre junho de 2021 e junho deste ano.

Para abordagens policiais feitas dentro de residências, 13,5% dos entrevistados negros relataram já terem passado pela situação, enquanto 5,1% dos entrevistados brancos informaram este tipo de violência.

Entre os que declararam terem sido abordados mais de dez vezes, o percentual entre os negros foi de 19,1% - mais que o dobro em comparação aos entrevistados brancos (8,5%).