Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

01/08/2022 06h25

Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil

Recenseadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou para 3 de agosto o fim do prazo de inscrições do processo seletivo complementar para recenseadores. São 15.075 novas vagas para trabalhar no Censo 2022.

Segundo o instituto, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários. As inscrições para o certame são gratuitas. 

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

A remuneração será por produção, calculada dependendo da região das unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), do tipo de questionário (ampliado ou simplificado), das pessoas recenseadas e do registro no controle da coleta de dados

Bolsas de estudo

Estudantes que almejam bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior poderão, a partir desta segunda (1º), fazer inscrição na 2ª edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni).

As inscrições vão até o dia 4 de agosto e podem ser efetuadas pelo site do ProUni. As bolsas oferecidas pelo programa são parciais (50%) ou integrais (100%). Dentre os requisitos, o estudante deve ter atingido média de 450 pontos em cada matéria do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tido nota superior a zero na prova de redação. Inscritos como treineiros no exame não poderão concorrer a bolsas do ProUni.

Os resultados serão divulgados em duas chamadas: a primeira será realizada em 8 de agosto; a segunda, em 22 de agosto. Os resultados estarão disponíveis online.

Esta edição do ProUni trará algumas inovações. Dentre elas, inscrições que serão categorizadas como ampla concorrência ou ações afirmativas. A ordem de prioridade na chamada varia de acordo com a categoria da inscrição.

Reserva Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro 

A Reserva Pataxó da Jaqueira, no município de Porto Seguro, território Costa do Descobrimento, passa a contar com a Casa de Artesanato – Kijêmi Tsaêhú Pataxó e um Espaço de Vivências.  A iniciativa é resultado de convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o Instituto Pataxó de Etnoturismo, no âmbito do projeto Bahia Produtiva. 

A Casa de Artesanato possibilitará a visibilidade das peças produzidas pela comunidade indígena, além de promover a comercialização dessas peças e, consequentemente, a geração de renda para 20 famílias da Reserva. O Espaço de Vivências será utilizado para melhorar o atendimento à comunidade e ao público visitante.   

Wine Meeting Salvador

O sócio-presidente da firma de consultoria e auditoria PwC Brasil, Marco Castro, participa nesta segunda-feira (1º), do 'Wine Meeting Salvador', encontro exclusivo de lideranças da Bahia promovido pela sede estadual da Câmara Americana de Comércio para o Brasil, no Hangar Business Park, das 18h30 às 21h. Castro, que participa ativamente de entidades como a Amcham e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e fóruns internacionais do Network de firmas PwC, entre os quais o Global Strategy Council, conduzirá uma conversa sobre 'Os desafios tecnológicos para empresas brasileiras no Nordeste', voltado para diretores das principais empresas da Bahia.

O executivo falará sobre as tendências, os riscos e as oportunidades para as organizações no contexto da transformação digital, que exige um olhar estratégico e sustentável para as frentes tecnológicas. Entre os temas em destaque estão cibersegurança, tecnologia de nuvem e desenvolvimento de pessoas - questão urgente em um país marcado por um abismo digital no acesso à internet, infraestrutura e educação.

Inova Portos

A Santos Port Authority (SPA), empresa estatal responsável pela administração da infraestrutura pública do Porto de Santos, promoverá, nos dias 22 e 23 de agosto, o Inova Portos, evento que tem como objetivo debater a cultura da inovação e trazer soluções tecnológicas para o setor portuário.

O Inova Portos será realizado no Hotel Parque Balneário, em Santos, com transmissão em tempo real pela internet. Serão dois dias de palestras e debates, somando 16 horas de evento.

Será a segunda edição do evento, que ocorreu pela primeira vez em abril, no Porto de Itaqui, no Maranhão.

Confira a programação completa do evento e acompanhe pelo link https://www.youtube.com/watch?v=fO3OpUDPPUc

MovientAção

A OAB-BA, por meio da sua Comissão Especial de Celeridade Processual, lança nesta segunda-feira (1º), às 18h, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, o projeto MovientAção. A iniciativa tem como objetivo mapear a situação da morosidade processual nos tribunais com jurisdição no estado e adotar medidas para enfrentar o problema. O evento de lançamento contará com palestra do professor Fredie Didier Jr., reconhecido por sua obra voltada ao direito processual civil.
O mapeamento será construído a partir das informações prestadas por advogados e advogadas no formulário de reclamação de morosidade processual. A seccional baiana da OAB adotará medidas para enfrentar os problemas identificados, visando recobrar a regularidade da tramitação dos processos.

Casa Rosa

O mês de agosto marca a celebração dos dois anos do projeto da Casa Rosa, no Rio Vermelho, em Salvador. O espaço cultural abrirá suas portas para o público com uma programação especial, sempre de sexta a domingo, ocupando todos os espaços da propriedade com atividades em diversas linguagens.
Entre os shows do mês, estão confirmados Cortejo Afro, Márcia Castro, Pedro Pondé, Baile Favellê e Ana Barroso. Além da programação musical, o espaço receberá a culinária da chef Rosa Guerra, conhecida pelo trabalho à frente do Larriquerri e Larribistrô, e espetáculos cênicos do Teatro NU, como "Um Vânia", do dramaturgo e escritor russo Anton Tchécov.

Os ingressos podem ser garantidos antecipadamente pelo Sympla. A programação completa pode ser acompanhada no site www.casarosasalvador.com.br.

Consumo de biscoitos e refrigerantes

Uma pesquisa mostra que o consumo de biscoitos e refrigerantes cresceu no Brasil no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021. Os dados são da Horus, empresa de inteligência de mercado, com base em uma análise de 40 milhões de notas fiscais emitidas por estabelecimentos do país.

A incidência – a proporção de notas fiscais com o item – de biscoitos subiu em todas as faixas de renda. Entre janeiro e junho deste ano, nas classes A e B, as bolachas estiveram presentes em 20,4% dos carrinhos, contra 16,9% no primeiro semestre de 2021. Na classe C, a incidência saltou de 19,2% para 22,4% em um ano. O aumento foi ainda maior nas classes D e E – de 22,7% para 26,4%.

A média de itens comprados e o ticket médio (gasto com o produto) também cresceram nos três grupos, especialmente entre as classes C e D, com alta de 10% e 27,2% nessas categorias, respectivamente.

A pesquisa da Horus também avaliou o movimento de consumo da principal dupla no prato dos brasileiros: o arroz e feijão. O arroz apresentou maior incidência no primeiro semestre de 2022 em todas as classes sociais quando comparada com o primeiro semestre de 2021. Por outro lado, o ticket médio caiu nesse mesmo período. Já a média de itens apresentou queda de -3,5% nas classes D e E.

O feijão também apresentou alta na incidência no primeiro semestre de 2022 em todas as classes. Entretanto, no preço médio (valor médio do produto), foi apontada uma queda nos três grupos sociais analisados. A maior se deu na classe C, com -14,7% no comparativo do primeiro semestre de 2022 com 2021.