Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

03/08/2022 06h29

Foto: Divulgação 

Homicídios no Brasil

Um levantamento do Instituto Sou da Paz mostra que de cada dez homicídios, em apenas quatro um suspeito é identificado e levado à Justiça no Brasil.

O estudo compilou dados sobre homicídios dolosos, quando há intenção de matar, registrados em 2019. O instituto usa uma metodologia que considera “esclarecido” um assassinato que tenha resultado em ação penal até o fim do ano seguinte, ou seja, quando a investigação identificou um suspeito que foi levado à Justiça. Dos 39 mil assassinatos em 2019, só 37% geraram denúncia.

“É muito grave o fato de o Brasil esclarecer tão pouco os homicídios, porque gera uma série de consequências negativas. Primeiro, as famílias dessas vítimas ficam sem direito à justiça, sem direito a verdade, essa sensação de impunidade num crime que é dos mais graves. E aí, um criminoso contumaz, aquele que mata sempre, ou o crime organizado sabendo que esse é um crime que não vai ser esclarecido, não vai haver responsabilização, também se sente muito mais à vontade para continuar matando. Então é negativo por muitos aspectos e é uma pena que a gente ainda não consiga avançar mais na resposta aos homicídios do nosso país”, explica Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.

O levantamento usou dados de 18 estados e do Distrito Federal.

Professores e coordenadores pedagógicos

O Governo da Bahia publicou o edital do concurso público para a Secretaria da Educação (SEC), com a oferta de 2.113 vagas para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual. As inscrições podem ser feitas até 30 de agosto e a taxa custa R$ 140.

Será considerada válida uma inscrição por CPF e a submissão é efetivada após o pagamento da taxa, dentro do expediente bancário, observando o horário de Brasília. O edital pode ser consultado no Diário Oficial do Estado, no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) e no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

Para as vagas de professor, podem concorrer candidatos com ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) das áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. O cargo de coordenador pedagógico também exige formação superior, sendo possível aos candidatos indígenas submeterem inscrições às vagas ofertadas para as Escolas Indígenas. A carga horária a ser cumprida será de 40 horas semanais.

Apaixonados pela Harley Davidson

O Shopping Paseo, no Itaigara, em Salvador, firmou uma parceria com a New Bahia Harley Davidson e criou um espaço instagramável destinado aos apaixonados pela velocidade sobre duas rodas.

E a turma que quiser “fazer uma presença” nas redes sociais posando com uma bela máquina, ícone no motociclismo mundial, poderá fazer isso até o Dia dos Pais no piso L1. 

Os clientes vão poder aproveitar as compras e fazer um registro diferenciado, quem sabe ao lado de painho, com a Harley Davidson Fat Boy. 

A motocicleta traz o fat custom original, agora com acabamentos cromados. É ideal para quem gosta de encarar uma hot rod com a postura de rolo compressor. 

A máquina tem pneus largos e um farol dianteiro no esquadro, motor V-Twin Milwaukee-Eight 114 e rodas Lakester de disco sólido.

Bolsas de mestrado

O Reino Unido disponibiliza bolsas de mestrado para alunos de 160 países. Os estudantes brasileiros estão na lista de interesse do governo britânico. Quem deseja concorrer a uma vaga, já pode se inscrever. Além da bolsa de estudo, os aprovados terão passagens aéreas e as taxas universitárias pagas.

Os candidatos terão que fazer uma entrevista em inglês. A vaga exige também experiência profissional de pelo menos dois anos.

O programa do governo britânico já concedeu mais de 50 mil bolsas para estudantes de todo mundo. Em 2020, 46 brasileiros foram selecionados para o programa de mestrados.

As inscrições podem ser feitas pelo site chevening.org.

Cordel do Fogo Encantado

Depois de três anos sem se apresentar em Salvador, o Cordel do Fogo Encantado retorna aos palcos soteropolitanos no próximo sábado (6). O grupo pernambucano vai mostrar seu novo espetáculo, Água do Tempo, que narra sua trajetória criativa, durante o Festival Mais MPB, que acontece no Largo Quincas Berro D'Água, no Pelourinho.

Realizado pela Ruffo, o evento contará ainda com os shows de Pedro Pondé, que apresentará seu mais recente e elogiado trabalho Agora & Sempre, celebrando 20 anos de carreira. A cantora e compositora Laiô, o guitarrista Igor Gnomo e o projeto de experimentação musical Taxidermia completam a programação. Os portões do Mais MPB Festival serão abertos às 18h e os shows terão início às 19h. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Seminário de Agroecologia e Certificação Orgânica

Agricultores e agricultoras familiares de Conceição da Feira, no território Portal do Sertão, participam, nesta quarta-feira (3), do Seminário de Agroecologia e Certificação Orgânica, realizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O evento acontecerá das 9h às 12h, na Câmara Municipal de Vereadores. 

No mesmo dia, os agricultores ainda participarão de um Dia de Campo no Sítio Bom Sucesso, Povoado de Timbó. Esse segundo momento da programação acontecerá das 13h às 18h.  

O evento tem como objetivo discutir os fundamentos teóricos e as práticas agroecológicas com enfoque em alternativas simples, eficientes e de baixo custo para agricultores e agricultoras familiares. 

Namíbia, Não! 

O premiado espetáculo Namíbia, Não! está com reestreia marcada no Teatro Castro Alves, em Salvador, no dia 5 de agosto, dois meses antes de chegar aos palcos paulistanos em novembro próximo. Trata-se de uma celebração aos 10 anos da peça que marcou a estreia de Lázaro Ramos na direção de espetáculos adultos.

Namíbia é protagonizado pelo ator Ícaro Silva, que vive atualmente o vilão Leonardo da novela "Cara e Coragem". O espetáculo conta ainda com seu autor no elenco, o dramaturgo Aldri Anunciação, que estrelou filmes premiados como Ilha e Café com Canela, além de ser apresentador de TV na Rede Bahia (afiliada da Globo).

 A peça estreou em março de 2011, no Teatro Castro Alves (BA) e, ao longo de 10 anos, levou cerca de um milhão de pessoas aos teatros brasileiros