Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

05/08/2022 06h32

Foto: Divulgação 

Laboratório de Ensaios Balísticos

Será inaugurado nesta sexta-feira (5),  no Senai Cimatec, o primeiro Laboratório de Ensaios Balísticos das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Exército Brasileiro, através da 6ª Região Militar, do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) e da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). 

No novo laboratório serão realizados os testes de placas balísticas, seguindo a Norma NBR 15.000-2, necessários no processo de certificação de produtos de blindagem do país, setor do qual o Brasil é líder mundial em demanda.

Numa segunda fase, o Senai Cimatec ampliará o escopo de atuação do Laboratório de Balística, incluindo os ensaios de coletes balísticos, capacetes, escudos e outros artefatos de proteção balística.

Curso de Lapidação Semi Mecânica Básica

O Centro Gemológico da Bahia (CGB), localizado no Pelourinho, está com inscrições abertas para o curso de Lapidação Semi Mecânica Básica. A capacitação será 100% presencial e vai ocorrer no período de 15 de agosto a 12 setembro, no turno vespertino, das 13 às 17h. 

Para consultar condições e realizar matrícula acesse o site Curta Duração Senai-Ba. As aulas terão carga horária de 40 horas e os alunos precisam ter a idade mínima de 18 anos. Será considerado aprovado por média final o aluno que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete) e tiver frequência mínima de 75% em cada disciplina do curso.

O certificado será emitido com os dados inseridos pelo aluno no formulário de matrícula. O curso é fruto de uma parceria entre o Senai da Bahia e o CGB, coordenação externa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Realização de eventos em Salvador

Diversos eventos realizados em Salvador, a exemplo de shows, congressos, feiras, espetáculos artísticos, esportivos ou culturais, precisam de autorização da Prefeitura para acontecer. Essa autorização pode ser obtida através da Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE), que somente no primeiro semestre deste ano autorizou 600 eventos através do serviço. A estrutura é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

O interessado em realizar eventos deve fazer o agendamento através do portal de serviços da Sedur. Em seguida, deve comparecer presencialmente na sede do órgão, munido com os documentos necessários. 

Aulas gratuitas de capoeira

A Guarda Civil Municipal (GCM) inscreve para aulas gratuitas de capoeira voltadas para a comunidade do Calabetão e imediações, em parceria com a instituição Morada dos Bambas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (71) 98743-6684.

São oferecidas 90 vagas, 30 para cada uma das três turmas, nos seguintes horários: das 8h às 9h, das 16h às 17h e das 17h30 às 18h30, na sede da instituição, na Avenida San Martin. 

O projeto é realizado há oito anos e já beneficiou centenas de pessoas. As oficinas atendem crianças, jovens e pessoas de todas as idades da comunidade no entorno da base da Guarda.

A metodologia engloba a teoria e prática de capoeira, abordando musicalidade, história e hierarquia, além de primeiros socorros e palestras sobre prevenção à violência.

Aniversário da Casa Rosa

A banda Cortejo Afro dá a largada nas comemorações do aniversário da Casa Rosa, na noite desta sexta-feira (5), no Rio Vermelho, em Salvador. A programação começa às 21h, com o DJ Roger N'Roll, e em seguida, o Cortejo Afro assume o palco apresentando um repertório recheado de sucessos, como "Ageumbó", "Meu Barco Vai" e "Eu Sou Preto"; além de releituras de clássicos da MPB mescladas à batida percussiva. Como convidada, o grupo recebe a cantora Aila Menezes.

Nossa Vila

Montada temporariamente no heliponto do Clube Espanhol, em Ondina, Nossa Vila - vila gastronômica e junina, apresenta a programação musical da semana com diversas atrações a partir desta sexta-feira (5) até domingo (7). 

Além de saborear o melhor da comida do nordeste, o público curtirá uma agitada programação com Tico, Danniel Vieira e a dupla Péricles & Leonardo, na sexta (5), às 22h; Shows do Poeta e da banda Papazoni, no sábado (6), às 22h; e Festa Ziriguidum Sunday com Resenha do Bigg, Filhos de Jorge e Samba Du Oxe, no domingo (7), a partir das 15h. A venda dos ingressos são feiras pelo Sympla.

A Nossa Vila foi pensada para proporcionar ao visitante uma experiência única e surpreendente, dentro de uma temática e ambientação que remetem às tradições do Nordeste. Uma oportunidade para que turistas e baianos possam aproveitar a boa música e as delícias do cardápio, elaborado por Mirella Ferreira, que dá destaque à culinária nordestina. 

Chico Buarque em Salvador

Os ingressos para a terceira data da turnê de Chico Buarque em Salvador estarão à venda a partir desta sexta-feira (5), às 9h. A apresentação acontece no dia 13 de novembro, a partir das 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. As entradas custam a partir de R$ 120 e poderão ser adquiridas o site e aplicativo da Bilheteria Virtual ou nos balcões de venda física do Pida, no Salvador Shopping ou Shopping Piedade.

Considerado um dos principais nomes da música brasileira, Chico Buarque traz para a capital baiana a turnê “Que Tal Um Samba?”, que terá a cantora Mônica Salmaso como convidada em toda a temporada. As apresentações acontecem de 11 a 13 de novembro, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

Solidariedade

Doze toneladas de muita solidariedade. Esse foi o total de roupas, agasalhos e calçados doado pelos clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas durante os dois meses da campanha Gerando Novos Caminhos, que, na Bahia, aconteceu em estações de metrô e na sede da CCR Metrô Bahia, no Calabetão. 

A ação, realizada pelo Instituto CCR na área de atuação da concessionária baiana, em parceria com a ONG Gerando Falcões, mobilizou também as empresas do Grupo CCR. Com esses números, a CCR Metrô Bahia foi a unidade que mais arrecadou peças em todo o país.

A campanha, finalizada no em 31 de julho, vai ajudar a gerar renda para comunidades atendidas pela ONG. As peças arrecadadas serão entregues para a instituição, sendo posteriormente destinadas para o Bazar da Gerando Falcões, que irá disponibilizar as roupas em seu e-commerce e lojas físicas, gerando renda aos jovens do projeto e formação cidadã, além de contribuir com a economia circular. O valor de vendas é revertido em programas de transformação em periferias e favelas.