Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

06/08/2022 06h35

Foto: Divulgação 

80 anos de Caetano Veloso 

Os 80 anos de Caetano Veloso  serão comemorados em grande estilo neste domingo (7), em Salvador. Os admiradores do cantor baiano encontrarão pelas suas do Santo Antônio Além do Carmo uma série de manifestações artísticas que homenageiam vida e obra de um dos artistas mais importantes do país.

E o melhor de tudo: essa comemoração tem como objetivo levantar dinheiro para a TV Pelourinho. O próprio Caetano lançou uma campanha pedindo que seu “presente” seja através de doações para ajudar a instituição a continuar funcionando e oferecendo cursos audiovisuais gratuitos.

Restaurantes, bares, cafés, galerias e outros estabelecimentos do bairro como a Pousadas das Artes, A Varanda Gourmet da Isa e a Galeria Leonel Mattos prepararão drinks e pratos especiais para “caetenar” com o público e, partes dos lucros serão doados para a Vakinha Virtual. Os pratos vão custar entre $39,90 a $79,90.

Além disso, o evento terá uma Feira com diversos expositores, logo após a Cruz do Pascoal e ao longo da Rua Direita, e uma Feira de Economia Solidária no largo do Santo Antônio. Artistas e moradores farão projeções dos muros do bairro para celebrar a vida do cantor e compositor.

Claro que a música não poderia ficar de fora: o Nanotrio apresentará um repertório todinho de Caetano Veloso a partir das 16h. E às 20h30, acontecerá a transmissão da live especial que o artista apresentará, ao lado dos filhos e da irmã, Maria Bethânia, em uma das fachadas da rua Direita do Carmo.

Feira Vegana

A Feira Vegana volta a movimentar a capital baiana neste sábado (6) e domingo (7), das 11h às 17h, no Parque da Cidade, reunindo mais de 30 expositores de diversos segmentos como alimentos, cervejas, roupas, cosméticos, maquiagens e acessórios. Nesta edição, o evento vai homenagear o Dia dos Pais e promoverá um debate sobre paternidade responsável com Tom Sales e Marcel Suzart.

Além do bate-papo, a programação inclui oficina de plantio com Joice de Oliveira Faria, aula de yoga com Thainá Hohenfeld e adoção de animais do Gatil Irmã Francisca. A entrada é gratuita.

Acelera Salvador

Estão abertas as inscrições para o “Acelera Salvador”, programa que vai qualificar 1.400 empreendedores e autônomos da capital baiana com um curso gratuito 100% online, através do WhatsApp, com conteúdos focados em gestão financeira, vendas no digital e planejamento. A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Wakanda Educação Empreendedora através do programa Empreenda Salvador, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.

As inscrições para o programa já estão abertas e os interessados já podem fazer a inscrição através do site https://www.wakandaeducacao.com.br/acelerasalvador. As vagas são limitadas e, ao todo, serão 8 turmas formadas até março de 2023.

Festival Internacional de Quadrinhos

A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, realiza domingo (7) a 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH), no Minascentro. O tema desta edição é Quadrinhos e o mundo do trabalho. A programação é gratuita e oferece atividades para jovens, adultos, crianças e profissionais do setor.

Cerca de 350 quadrinistas, entre nacionais e estrangeiros, estão expondo e autografando trabalhos, participando de oficinas e debates. A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, disse que o evento está mobilizando, no total, 800 profissionais do setor, entre artistas, realizadores, editoras, técnicos da área cultural de outros setores. “Movimentando uma cadeia produtiva muito rica e muito potente”. Na avaliação da secretária, esta edição do FIQ BH está mostrando a potência do setor.

Tambores – A Batida do Coração

O Olodum vai agitar o Pelourinho com a sua percussão em mais uma edição do seu animado ensaio. Com o tema “Tambores – A Batida do Coração”, a apresentação acontece neste domingo (7), a partir das 15h, no Largo da Tieta, e oficializa as vendas do bloco para o Carnaval 2023. Os ingressos custam R$ 70 e podem ser adquiridos na casa do Olodum e através do site Bilheteria Digital.

Bahia Viaja na Bahia

Segundo destino do Bahia Viaja na Bahia, a cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, terá um show gratuito do cantor Jau no domingo (7), a partir das 19h. Patrimônio da Bahia e do Brasil, o local contará também com feira de agricultura familiar, harmonização de produtos, programação musical, gastronomia local, manifestações culturais e turismo histórico e de aventura durante o final de semana.

Neste sábado (6), acontece a abertura do Bahia Viaja na Bahia, no Mercado Cultural. A partir das 18h, se apresentam o Reisado da Viola e Coletivo Boi Diamante. Logo após, às 22h, tem show da banda Rivô Trio e Outras Substâncias.

No domingo (7), a programação inclui a Feira Bahia Viaja na Bahia, geotrilha dos diamantes no Serrano, harmonização de produtos, além de apresentações culturais com Marujada Barca em Rios e Roda de Capoeira Grupo Corda Bamba, além do show de Jau.

Kilombo Urbano

Neste sábado (6), a partir das 16h, o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, será palco da primeira edição do Kilombo Urbano, projeto da estilista e movimentadora cultural Mônica Anjos. O evento multicultural reunirá uma variedade artística de valorização da cultura preta em intervenções plurais que movimentarão o espaço com muita música, gastronomia e moda. Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

Na ocasião, Mônica apresentará o desfile Manifesto, lançado na última edição da Casa de Criadores, em Sampa. O Baile O Pente ficará responsável pela vibe musical, contando com os melhores DJs da cena, tendo Leandro Vitrola e Raiz, também responsáveis pela trilha do desfile de Mônica, e ainda os DJs Will Sants, Palosiivibe, Pretta Letrada, Candido e Joana.

Projeto Boa Praça

O projeto Boa Praça vai celebrar de maneira antecipada o Dia dos Pais em nova edição neste sábado (6) e domingo (7), na Praça Nossa Senhora da Assunção, no bairro da Pituba, em Salvador. Unindo gastronomia, moda e música, o evento contará com apresentação voz e violão do músico Zé Paulo, que acontece no sábado (6), às 12h30.

Além disso, o Boa Praça conta com espaços voltados para moda, artesanato e inúmeras outras atrações voltadas para toda a família. Até o final do ano, o projeto voltará a movimentar a capital baiana com mais três edições, que terão como temáticas a Primavera, Dia das Crianças e Abertura do Verão.

10 Horas de Arrocha

Uma das principais festas do calendário baiano está de volta! neste sábado (6), no parque de exposições, acontece o “10 Horas de Arrocha”. Uma noite especial ao som dos maiores nomes do gênero, suas diversas gerações e seus hits que conquistaram o Brasil.  

Com as seguintes atrações confirmadas: Tayrone, Pablo, Unha Pintada, Silvanno Salles, Thiago Aquino, Toque Dez, Klessinha, Kevi Jonny e Kart Love, pipoco mundial, o 10 Horas de Arrocha. 

Semana da Inovação 2022

Com a presença de professores, especialistas nacionais e estrangeiros e da ministra digital de Taiwan, Audrey Tang, a Semana da Inovação 2022, destinada a discutir melhorias no serviço público, está com as inscrições abertas. Em formato híbrido (presencial e online), o encontro será entre 8 a 10 de agosto em Brasília, no Rio de Janeiro e Recife.

Organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o evento, em sua oitava edição, tem como tema “Tempo de Criar”. Neste ano, o encontro tem como objetivo debater o uso de novas tecnologias e de inovações em métodos de gestão para melhorar a execução das políticas públicas.

O servidor público que deseja inscrever-se deve possuir uma conta no Zoom (aplicativo de reuniões virtuais). Caso não tenha uma conta, pode criar uma gratuitamente, acessando o link. Em seguida, deve acessar o site da Semana de Inovação 2022, na página da Enap na internet, clicar no botão “Inscreva-se” e escolher o tipo de ingresso desejado (presencial ou online).

Concurso Virtual Altar Santa Dulce dos Pobres

Estão abertas, até o próximo dia 8 de agosto, as inscrições para o III Concurso Virtual Altar Santa Dulce dos Pobres. Com o tema “A mulher que muito amou”, a competição integra a programação em homenagem à santa baiana, que tem sua data litúrgica celebrada no dia 13 de agosto. Para participar, os interessados devem montar um altar em honra a Santa Dulce, com base no tema da edição 2022, e enviar duas fotos de sua criação para o WhatsApp (71) 99973-6717.

Os altares inscritos na competição serão avaliados por uma comissão julgadora com base em critérios como criatividade, originalidade, sustentabilidade e utilização do tema proposto. Os seis melhores serão passarão por uma votação popular através do Instagram do Memorial Irmã Dulce. Serão vencedores os três altares com o maior número de curtidas. Entre os prêmios, estão uma camisa com estampa de Santa Dulce, além dos livros “Irmã Dulce dos Pobres” e “Sementes de Amor” e troféus. Mais informações estão disponíveis no regulamento do concurso