Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

19/08/2022 06h36

Foto: Divulgação

Dia Mundial da Fotografia

O Salvador Foto Clube, primeiro clube de fotografia de Salvador, completa 18 anos na data em que é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Para celebrar, o grupo realiza nesta sexta-feira (19), às 19h, no Palacete das Artes, o lançamento do livro Cotidianos para Guardar – Bahia.

Com curadoria de Fábio Gatti, a obra reúne imagens de 51 fotógrafos, membros do clube, que retratam os mistérios do cotidiano na Bahia. As páginas do livro poderão ser visitadas durante a exposição disponível na sala Mansarda, no Palacete das Artes, entre os dias 20 de agosto e 25 de setembro. A versão digital do livro estará disponível, gratuitamente, no site www.salvadorfotoclube.com.br.

Ranking Bicycle Cities

De acordo com o Ranking Bicycle Cities, a cidade de São Paulo figura entre os melhores lugares do mundo para andar de bicicleta, sendo a única representante brasileira na lista. A capital paulista aparece em 76º lugar no ranking, à frente de cidades como Bogotá, Cali e Medelin, na Colômbia; e Buenos Aires, na Argentina. 

A lista produzida anualmente pela empresa de seguros Luko leva em consideração critérios como investimento em infraestrutura para bicicletas, segurança, número de ciclistas e lojas de bike, pontos de bicicletas compartilhadas, além de crimes e acidentes de trânsito envolvendo ciclistas. No topo do ranking das cidades que oferecem as melhores condições para a circulação segura de ciclistas aparecem Utrecht, na Holanda; Münster, na Alemanha; Antuérpia, na Bélgica; Copenhagem, na Dinamarca; e Amsterdã, na Holanda.

Agente de Atendimento e Manutenção Líder

A CCR Metrô Bahia está com seleção aberta para uma vaga de Agente de Atendimento e Manutenção Líder, exclusiva para mulheres. É importante que as candidatas interessadas tenham ensino técnico em edificações, conhecimento em sistemas hidráulicos e do pacote Office.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da concessionária até a próxima segunda-feira (22). O salário é compatível com o mercado e os colaboradores também terão direito a outros benefícios. Informações adicionais são disponibilizadas na plataforma. 

Segundo a empresa, todo o cadastro é feito apenas pelo site oficial e nenhum colaborador está autorizado a solicitar dados pessoais de nenhum candidato.

Show “Maria das Marias”

O palco do Projeto Tamar, em Praia do Forte, recebe, nesta sexta-feira (19), a cantora Mariene de Castro, a partir das 20h. A também compositora, que canta no espaço pela primeira vez, apresentará o show “Maria das Marias”, em homenagem às mulheres do samba.

Nomes como Clara Nunes, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Maria Bethânia, Leci Brandão, Alcione e Elza Soares serão homenageadas enquanto grandes damas, madrinhas e guerreiras do Brasil.

A noite contará ainda com abertura da apresentação cultural “Os Paparutos”, encenação que faz parte das “Comédias de Dona Edith”, na qual mulheres cantam e dançam apresentando algumas comidas típicas. Os ingressos estão à venda no Sympla e na bilheteria do Projeto Tamar em Praia do Forte.

Histórias que Aceleram

Abordando temas como moda, música, comunicação, artesanato, gastronomia, educação e serviços criativos, o “Histórias que Aceleram” terá uma nova edição nesta sexta-feira (19), às 14h30, no Iaô Espaço de Criação, na Fábrica Cultural, em Salvador. A comunicóloga Samile Costa e a publicitária Mirtes Santa Rosa são as convidadas do bate-papo, que terá mediação de Maylla Pita e abordará o tema “Transformando Conhecimento em Negócios”. Aberto ao público, o evento fomenta conversas com diferentes empreendedores negros sobre suas respectivas histórias.

Ao longo do mês de setembro, o “Histórias que Aceleram” receberá as participações de Aline Santos, do Vai ter Crepes; Karine Santos, da Wakanda Educação; Anderson Simplício, do Belezas do Subúrbio; e Letícia Content, do As Minas Content.

Feira de Orgânicos Polo Verde

A Feira de Orgânicos Polo Verde, realizada semanalmente no Boulevard Shopping Camaçari, trará novidades para a edição desta sexta-feira (19), com a comercialização de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) – a exemplo de taioba, ora-pro-nóbis e vinagreira, que são ricas em vitaminas e minerais – e de plantas ornamentais, ideais para dar um toque especial na decoração da casa ou do local de trabalho. 

Além disso, os frequentadores ainda poderão aproveitar uma grande variedade de produtos naturais de agricultores familiares de Camaçari e região, como hortaliças, raízes, grãos, bolos e geleias. A feira acontecerá das 9h às 17h, no L1 do Boulevard, e conta com selo do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opac), o que garante a confiabilidade na origem natural dos produtos. 

Luiz Caldas na Pupileira

O cantor baiano Luiz Caldas, consagrado por comandar os palcos e trios elétricos com um repertório carnavalesco, fará um show intimista nesta sexta-feira (19), às 20h, na Pupileira, em Salvador.

Com 52 anos de música completados este ano, o artista traz um repertório repleto de clássicos da música brasileira e internacional, como “Romaria”, “One Day in Your Life”, “Seguindo no Trem Azul, além de autorais como “É Tão Bom” e “Flor Cigana”. “É um show romântico, que vai trazer boas recordações. O foco é a minha atuação como intérprete, então dá para abrir um leque gigante de possibilidades”, conta o músico.

Os ingressos custam entre R$ 200 e R$ 70 e podem ser adquiridos no local do evento, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e através da plataforma Sympla. Parte do valor arrecadado será revertida para os projetos sociais da Santa Casa da Bahia.

Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil

As inscrições para o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil já estão abertas. Os interessados em concorrer devem preencher gratuitamente um formulário na página do festival até 31 de agosto. A iniciativa estimula a descoberta de novos talentos da música e valoriza o lançamento de obras inéditas.

Os artistas têm uma oportunidade especial para dar visibilidade a seus trabalhos a poucas semanas do centenário do rádio no país, celebrado em 7 de setembro. As composições selecionadas nas etapas do concurso entram no ar durante a programação de importantes veículos de comunicação pública.

Esta é a primeira vez que o festival reúne duas emissoras nacionais de muita tradição e apelo popular: a Rádio MEC e Rádio Nacional, ambas geridas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Os inscritos podem disputar o reconhecimento com até duas composições em cada uma das cinco categorias do festival: Música Clássica, Instrumental, Infantil, Popular e Regional do Alto Solimões. A regra exige composições inéditas e em português, mas na categoria regional os autores de Tabatinga (AM) e da Tríplice Fronteira podem participar com obras em espanhol e em diferentes idiomas indígenas.