29/08/2022 06h30
Foto: Divulgação
O uso do cigarro eletrônico é preocupante
O crescimento do número de jovens brasileiros que usam o cigarro eletrônico, também conhecido como e-cigarro, vape ou pod, é um fator preocupante. Além de serem nocivos à saúde, esses dispositivos são considerados um passo para o cigarro tradicional. De acordo com dados do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, um em cada cinco jovens brasileiros, de 18 a 24 anos, usa esse tipo de dispositivo para fumar.
Apesar de terem sua comercialização, importação e propaganda proibidas no país por meio de resolução da Anvisa, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), conhecidos como cigarros eletrônicos, têm tido seu uso disseminado, especialmente entre jovens das capitais brasileiras.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o cigarro é responsável por 25% de todas as mortes por câncer no mundo.
Lacração dos sistemas eletrônicos das urnas
A Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais será iniciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima segunda-feira (29). Previsto na Resolução TSE 23.673/21, o procedimento terá continuidade até a sexta-feira (2).
Durante toda a semana, uma equipe composta por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI) fará a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação para verificar a sua perfeita integridade e funcionamento.
Na sexta-feira (2), às 18h, os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por diversas autoridades presentes. Em seguida, serão lacrados digitalmente e fisicamente e, logo após, serão armazenados na sala-cofre do Tribunal.
Partiu Estágio
Os estudantes universitários têm até o dia 2 de setembro para se inscreverem no Partiu Estágio. O edital oferece 5.971 vagas de estágio em 55 órgãos públicos, distribuídos em 63 municípios, incluindo Salvador. As inscrições devem ser feitas pela internet.
Podem participar estudantes universitários de 122 cursos de graduação regulamente matriculados em cursos de bacharelado e licenciatura, presenciais ou na modalidade EAD, ofertados por instituições privadas e públicas, estaduais ou federais, com sede ou polo de ensino na Bahia.
A inscrição no programa assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio, com validade de seis meses. É preciso que o estudante tenha mais de 16 anos, ser residente no estado da Bahia e ter concluído pelo menos 50% da carga horária do curso. Estas e outras informações podem ser consultadas no edital disponível no site do programa e na página da Secretaria da Administração.
Em caso de dúvidas, o programa disponibiliza também o contato pelo e-mail e pelo telefone (71) 3115-1714.
"Liberou Geral"
A vacinação contra a Covid-19 em Salvador, nesta segunda-feira (29), acontece das 8h às 16h e terá novamente a estratégia "Liberou Geral" para a aplicação da 4ª dose, assim como a 1ª, 2ª e 3ª doses, em todos os cidadãos a partir de 18 anos de idade residentes na Bahia. Para isso, a pessoa deve ter o Cartão SUS vinculado a qualquer município do estado.
A aplicação das doses também segue para crianças a partir de três anos, adolescentes, imunossuprimidos e gestantes e puérperas, de acordo com cada imunizante/aprazamento. Estes casos não estão incluídos na estratégia "Liberou Geral" e, para serem vacinadas, as pessoas devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Segue ainda a imunização para crianças de três a 11 anos em instituições de ensino da capital baiana.
Alterações do Estatuto da OAB
A OAB da Bahia promove nesta segunda-feira (29), a partir das 18h30, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, o evento “As Alterações do Estatuto da OAB e a Defesa das Prerrogativas da Advocacia”. Na' ocasião, serão discutidas as modificações introduzidas na Lei Federal Nº 8.906, o Estatuto da Advocacia e da OAB, a partir da perspectiva da defesa das prerrogativas profissionais dos advogados e advogadas. O evento contará com a participação do presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, em sua primeira visita à seccional baiana, e da presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, que abordarão a relevância para a advocacia das alterações feitas no estatuto.
Também participarão do debate a procuradora adjunta da Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas, conselheira federal Mariana Matos; o procurador-geral da OAB-BA, Rafael Mattos; e o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA, Victor Gurgel. O evento faz parte da programação do Mês da Advocacia promovido pela OAB-BA
e-Título
Até o momento, mais de 27 milhões de eleitoras e eleitores emitiram o e-Título, a versão digital do título eleitoral, que substitui o documento em papel, segundo informação divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O aplicativo também mostra os locais de votação, permite justificar a ausência, emitir a guia para pagamento de multas e certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.
De acordo com a Corte, no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir de 3 de outubro. Para um eventual segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.
Uma novidade deste ano é que foi incorporada à versão digital do título de eleitor a ferramenta "Gestão de Atendimento", que permitirá um controle do fluxo de acesso aos principais serviços pelo eleitorado.
Festa da Baleia Jubarte
A quinta edição da Festa da Baleia Jubarte será realizada na Praia do Forte com a presença de diversos convidados. As atividades iniciam às 9h do dia 1º de setembro, com um workshop inédito sobre ferramentas de comunicação para a conservação marinha, com a participação dos jornalistas Francisco José, Giácomo Mancini, José Raymundo e Patrícia Nobre, e de representantes dos projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, que integram a Rede Biomar de conservação da biodiversidade marinha.
No encontro, que ocorrerá no Espaço Baleia Jubarte, os especialistas irão trocar experiências e relatos sobre o papel da mídia na proteção do patrimônio natural do mar brasileiro. Ainda no dia 1º, às 20h, no mesmo local, a cantora de jazz Michaela Harrison abre a programação musical da festa.
Exposição Histórias Brasileiras
No contexto da celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) inaugurou a exposição Histórias Brasileiras, que propõe uma revisão histórica e aponta para uma abordagem mais inclusiva, mais diversa e mais plural sobre o que conhecemos oficialmente do país. A mostra coletiva ocupa dois andares da instituição e fica em cartaz até o dia 30 de outubro.
Estão em exibição 380 trabalhos de 250 artistas e coletivos, sendo 24 inéditos. As obras estão expostas no primeiro andar e no segundo subsolo do museu e foram organizadas em oito núcleos temáticos: Bandeiras e Mapas; Paisagens e trópicos; Terra e território; Retomadas; Retratos; Rebeliões e revoltas; Mitos e ritos; e Festas.
A mostra tem entrada gratuita às terças-feiras e quintas-feiras. Além da exposição, o Masp propõe encontros com professores, palestras e diálogos. Para visitar a exposição é necessário fazer o agendamento online obrigatório na página de ingressos do museu.
Leiloado carro que pertenceu à princesa Diana
Um carro que pertenceu à princesa Diana de Gales foi leiloado, no sábado (27), por £ 737 mil libras (aproximadamente R$ 4,38 milhões) no Reino Unido. O leilão ocorreu poucos dias antes do 25º aniversário de sua morte, que aconteceu no dia 31 de agosto de 1997, em um acidente de carro em Paris, quando ela tinha 36 anos. O leilão do Ford Escort RS Turbo, fabricado em 1985, aconteceu na casa de leilões Silverstone Auctions, que fica na região central da Inglaterra.
Com apenas 40.000 quilômetros rodados, o automóvel foi adquirido por um comprador de Manchester, que não teve a identidade revelada, após uma disputa acirrada com participantes de Dubai, Estados Unidos e Reino Unido.
O veículo tinha preço inicial de £100 mil e a oferta final foi de £ 650 mil - o valor sobe para £ 737 mil com as despesas e impostos.
A princesa dirigiu o carro do leilão entre 1985 e 1988. Ela preferia o veículo aos majestosos Rolls-Royce e Daimler da família real, segundo a descrição da casa de leilão.
De acordo com a casa de leilões, o veículo foi fabricado pela Ford de acordo com os desejos específicos de Diana e analistas acreditam que esta versão do carro, pintada de preto, é a única deste modelo.