Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

31/08/2022 06h31

Foto: Tânia Rêgo - Agência Brasil

Censo já passou em 20.290.359 domicílios no país

O Censo Demográfico 2022, iniciado no dia 1º de agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já passou por 20.290.359 domicílios no país, contando até o momento 58.291.842 pessoas.

O estado mais adiantado em termos percentuais é o Rio Grande do Norte, com 53% dos setores censitários trabalhados, seguido por Pernambuco (52,45%) e Distrito Federal (52,04%). O estado de Mato Grosso tem a menor proporção, com 21,81%, seguido de Roraima (25,75%) e São Paulo (29,63%).

O IBGE divide o país em 452.246 setores censitários urbanos e rurais, dos quais 38,4% já estão sendo visitados pelos 144.634 recenseadores. Até o momento, 88,2% dos domicílios (17.697.415) responderam ao questionário básico e 11,8% (2.365.208) ao ampliado. 

O tempo médio tem sido de 6 minutos para o questionário básico e de 18 minutos para o ampliado. Ao todo, 99,7% da coleta foi feita de forma presencial. Um total de 34.055 domicílios optaram por responder pela internet e outros 30.202 pelo telefone. 

De acordo com o IBGE, 2,3% dos domicílios visitados se recusaram a responder. É possível acompanhar o andamento da coleta por estado e por município pelo site do Censo 2022.

Novo site do Sebratec

Oferecendo serviços de melhoria de processos, produtos e serviços com descontos de até 80%, o novo site do Sebratec já está disponível para quem deseja impulsionar a inovação nas suas micro e pequenas empresas.

Dentre as mais de 100 soluções que podem ser contratadas por meio do Sebraetec, estão a criação de websites, design de rótulos e ambientes, implantação ou adequação na operação de delivery, impulsionamento nas redes sociais, prototipagem de novos produtos, planejamento para presença digital e links patrocinados, desenvolvimento de mídias digitais de comunicação, dentre outras.

Na área de sustentabilidade, o portal do Sebraetec oferece ainda soluções em outorga de água subterrânea, melhoria de eficiência energética e fontes de energia alternativas, bem como Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Intercâmbio entre as culturas alemã e baiana

O Goethe-Institut Salvador Bahia vai celebrar 60 anos de atuação em Salvador com uma programação gratuita neste final de semana. A instituição, que promove o intercâmbio entre as culturas alemã e baiana, preparou uma programação com diversas atividades culturais, aulas experimentais de alemão, visitas aos espaços do instituto, atividades no Makerspace, além de feira formada por um grupo de criadores independentes de Salvador.

No sábado (3), duas atrações musicais agitarão o palco no pátio do Goethe-Institut. Às 14h, quem se apresenta é a Banda Didá. Já às 15h, é a vez o Olodum. O encontro para a celebração destes 60 anos também traz a abertura da exposição do artista Koffi Mensah, nascido no Togo e radicado em Burkina Faso, um dos atuais residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul, no Goethe-Institut Salvador-Bahia.

Além dessas iniciativas, a semana do aniversário do instituto traz o lançamento de uma visita virtual em 360º pelo prédio histórico localizado no Corredor da Vitória, com possibilidade de acesso a entrevistas em vídeos e arquivo de imagens.

Estudantes de moda negros e indígenas

O Instituto C&A convida estudantes de moda negros e indígenas, entre 16 e 29 anos, que ainda não tenham experiência profissional na área, a se inscreverem no Meu Primeiro Corre na Moda, uma das três categorias do edital Minha Carreira na Moda, lançado no último dia 24, com o objetivo de fomentar oportunidades para interessados em desenvolver sua carreia no segmento.

Nesta categoria, serão selecionados nove estudantes para interação, durante três meses, com uma das nove marcas parceiras, sendo elas: Ateliê Mão de Mãe, BABA, Isaac Silva Brand, Maurício Duarte Brand, Lucas Leão Co, Apartamento 03, Mapa Lingerie, Roda e Open Studio. A carga horária do curso é de 30 horas semanais e cada estudante terá direito a uma bolsa de experimentação profissional de R$ 1.300 por mês e auxílio refeição de R$ 25,00 por dia.

As inscrições podem ser realizadas por este link até o dia 05 de setembro por estudantes residentes nas cidades Belo Horizonte (Minas Gerais), Divinópolis (Minas Gerais), Curitiba (Paraná), Fortaleza (Ceará), Recife (Pernambuco), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Salvador (Bahia) e São Paulo (São Paulo), que estejam matriculados em cursos voltados à moda de nível Técnico, Tecnólogo ou Graduação, que tenham cursado, no mínimo, três semestres da sua grade original e nunca tenham exercido trabalho formal na moda anteriormente.

Dia do Outdoor

Em homenagem ao Dia do Outdoor, a Central de Outdoor Seccional Bahia promove um almoço comemorativo nesta quarta-feira (31), às 12h30, no Restaurante Barbacoa, em Salvador, reunindo representantes de agências de publicidade, profissionais da comunicação, autoridades, diretores e demais convidados.

Além de promover o encontro entre profissionais que atuam de forma direta e indireta no setor, o evento vai homenagear e celebrar o trabalho das Obras Sociais Irmã Dulce. Com o objetivo que a população apoie as atividades da entidade, a Central de Outdoor Seccional Bahia criou uma peça para os outdoors espalhados por Salvador. Na arte, é possível conferir uma imagem de Santa Dulce e a chave PIX oficial da instituição.

Reduções de mortes violentas na Bahia em 2022

De acordo com um levantamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a Bahia está entre os 10 estados brasileiros com mais reduções de mortes violentas em 2022. No primeiro semestre deste ano foi registrada uma diminuição de 11,5% nos homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte.

Outros estados brasileiros, além do Distrito Federal, também apresentaram redução de mortes violentas, são eles: Roraima (34%), Distrito Federal (21%), Rio Grande do Norte (18%), Amapá (17%), Maranhão (17%), Espírito Santo (16,5%), Rio de Janeiro (16%), Acre (15%) e Goiás (14%).

Ainda neste primeiro semestre, a capital baiana apresentou uma queda de 13,6% nas mortes violentas. Já a Região Metropolitana de Salvador (RMS) teve uma redução de 3% nesses casos. O interior do estado também apontou uma queda nas mortes violentas, com diminuição de 12,2%. 

Alerta da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou alerta sobre golpes que estão sendo aplicados com o uso de seu nome. Segundo a Anvisa, os golpistas estariam se passando por servidores da agência para oferecer vantagens e facilidades indevidas.

Em nota, a Anvisa explica que, para aplicar o golpe, alguém liga para a empresa e, ao se identificar como servidor da agência reguladora, oferece “vantagens na análise de processos de registro de produtos”. Em geral, os contatos foram feitos com empresas do setor de saúde que mantêm relações com a Anvisa.

“A prática é ilegal e configura estelionato. A agência esclarece que não faz contato direto com empresas oferecendo qualquer tipo de vantagem ou facilidade, nem promessas de auxílio em quaisquer processos”, informou a Anvisa.

Denúncias sobre esse tipo de golpe devem ser feitas aos canais oficiais de atendimento da Anvisa. O espaço pode também ser usado para esclarecimento de dúvidas.