Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidade e dicas

16/09/2022 06h30

Foto: Divulgação 

Adolescentes brasileiros fora das escolas públicas

Uma nova pesquisa nacional com adolescentes brasileiros de escolas públicas mostrou que 11% não estão frequentando a escola, mais de dois anos após o início da pandemia da covid-19.

A sondagem foi feita com jovens de 11 a 19 anos em agosto deste ano e encomendada pelo Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, junto ao instituto de pesquisa Ipec. Com o resultado, a projeção é que haja o equivalente a 2 milhões de adolescentes fora da escola nesta faixa etária, segundo o Ipec.

O percentual de adolescentes que disse não estar frequentando as aulas é maior entre os mais pobres: na classe DE, o número chega a 17%, enquanto na classe AB, é de 4%.

Dentre os motivos para o abandono, 48% justificaram que tinham de trabalhar e 30% afirmaram que saíram por não conseguir acompanhar as atividades. Ter de ficar em casa para cuidar de familiares também foi um dos motivos mais citados, com 29% (o mesmo aluno poderia escolher mais de um motivo).

Oficina de Acarajé

A Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam) está realizando a Oficina de Acarajé, na sua sede no Belvedere da Sé, Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador, com direito a visitação ao Memorial das Baianas e degustação ao final das oficinas. 

As aulas começam nesta sexta-feira (16), e depois nos dias 21, 22 e 23 de setembro, das 9h às 12h. A taxa de inscrição é de R$ 40 por pessoa. Ao todo, são 20 vagas para cada dia de oficina. Para se inscrever basta ligar para 71 3322 9674 / 71 99990-3488 ou enviar e-mail: [email protected].

Fundada há 30 anos, a ABAM conta atualmente com cerca de 4.000 baianas filiadas e as capacita com cursos profissionalizantes, ajudando na solidificação e manutenção dessa tradição. 

Mural do brasileiro Kobra é inaugurado na sede da ONU

Nova Iorque fica mais colorida a partir desta sexta-feira com o lançamento de mais um painel do artista brasileiro Eduardo Kobra. Além das mais de 20 obras pela cidade, um mural de 336 metros quadrados está prestes a ser finalizado na frente da sede da ONU.

O trabalho tem o objetivo de celebrar a sustentabilidade, pauta de extrema relevância para as Nações Unidas e que deve estar no centro dos debates da semana de alto nível da Assembleia Geral, que começa em 20 de setembro.

O painel é protagonizado por um homem e uma criança, com o planeta terra ao meio. Kobra explica que representa um pai presenteando sua filha, com a intenção de trazer a reflexão sobre o qual o legado de cuidado com o meio ambiente que será entregue às gerações futuras.

A obra pode ser vista por quem passa na frente da sede da ONU em Nova Iorque.

Histórias que Aceleram

A publicitária Letícia Sotero, de As Minas Content, e o jornalista Anderson Simplício, da página Belezas do Subúrbio, são os próximos convidados do Histórias que Aceleram, que acontece nesta sexta-feira (16), a partir das 14h30, no Iaô Espaço de Criação, na Fábrica Cultural, em Salvador. Na ocasião, eles compartilharão com o público suas histórias e experiências no empreendedorismo da comunicação, com mediação da jornalista Camilla França. A entrada é gratuita.

Com o tema “Redes Sociais e as influências”, o encontro abordará as técnicas dos profissionais quanto ao uso das ferramentas de gestão que possibilitem o fomento às vendas e acesso ao mercado consumidor. O evento, último da série de bate-papos realizados no Espaço, pretende estimular o olhar da importância das páginas e ferramentas online disponíveis para o estímulo à comunicação dos afroempreendimentos, inclusive, pautado pela experiência no campo virtual dos convidados.

Artesanato e Decoração Nações & Artes

A Feira Internacional de Artesanato e Decoração Nações & Artes está de volta a Salvador, no Shopping Barra. O evento traz uma mescla de produtos artesanais e peças exclusivas de países como Portugal, Brasil, Siria, Bolívia, Estados Unidos, Itália, Polinésia Francesa, Turquia, Índia e Paquistão. Os itens custam a partir de R$ 15 e a mostra ficará disponível até o dia 2 de outubro.

Cada stand é ambientado com itens da região de origem e expõe produtos diversos, como tapeçaria, artesanato, vestuário, produtos para casa, acessórios, joias, tecidos, artigos de decoração, bijuterias e obras de arte. A Feira fica aberta durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado, entre 9h e 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. A entrada é gratuita.

Corrida da Águia

Em sua 35ª edição, a Corrida da Águia, realizada Polícia Militar da Bahia (PMBA), Comando de Policiamento Especializado da PMBA (CPE/PMBA) e Esquadrão Águia, acontece no domingo (18), às 6h30, em Ondina. O evento de corrida terá a cobertura médica da Vitalmed, que vai disponibilizar um posto médico e duas Unidades Móveis Avançadas (UTI’s) para atender os mais de três mil participantes.

Com percursos de 5km e 10km, os corredores serão acompanhados pelas unidades móveis durante a corrida, desde à largada, na rotatória da UFBA, à chegada, no Alto de Ondina.

O evento está sendo preparado para oferecer toda a estrutura necessária aos competidores, como sistema de cronometragem, 80 grades de balizamento, 8 banheiros químicos, tendas com posto médico da Vitalmed, massoterapeutas, guarda-volumes e itens para hidratação. 

Casa do Benin

“Arvorecer: uma expansão da memória artística” é o nome da exposição que a artista visual Lívia Passos leva, a partir deste sábado (17), para a Casa do Benin, no Pelourinho. O objetivo da criativa com a mostra é reduzir os impactos ambientais dentro da sua realidade imediata, tocar o coração da sociedade com sua arte e chamar atenção sobre o tema ‘reaproveitamento’.

Entre os materiais utilizados por Lívia Passos em sua arte estão isopor, tampas de medicações, papel, papelão e invólucros das caixas cirúrgicas, todos resíduos recicláveis, livres de contaminação, fruto da coleta seletiva.

Para a reestreia da mostra, ela convidou artistas e profissionais de outras áreas para apresentar seus projetos dentro de uma programação especial, que contará com lançamento de livro, ações educativas e literárias e rodas de conversas, além de oficinas de acarajé, literatura, música, fuxico e aquarela. Quem quiser participar, basta acessar o link e fazer a inscrição.

Festival de Cachaça

Segue até domingo (18), o Festival de Cachaça, para quem é fã de uma boa cachaça orgânica, seja ela branca ou envelhecida. O evento, de acesso gratuito, promovido pelo Mercadão da Bahia, está sendo realizado desde o dia 13 de setembro (Dia da Cachaça), no centro de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.

Durante a tarde, o público poderá participar da degustação promovida por oito produtores da Chapada Diamantina, Caculé, Mata de São João, Abaíra, Paramirim, Dias D’Ávila e cidades do extremo sul da Bahia, são elas: a Cachaça Serra das Almas, Poço da Pedra, Cachaça Kiricó, Cachaça Caraguataí, Cachaça Matriarca, Cachaça Amada, Cachaça Abaíra e Cachaça Paramirim. Os frequentadores poderão adquirir as bebidas preferidas na Companhia da Cachaça e Empório do França, dentre outros boxes.
Para animar ainda mais o festival, haverá apresentações musicais nesta sexta-feira (16) com Simone Leal e Emerson Aranha, a partir das 15h. Os artistas prometem embalar o público com o melhor da música popular brasileira. Às 18h, será a vez do cantor Daniel Gouveia, conhecido como “O matuto do Catendê”, fazer a festa dos frequentadores do Mercadão da Bahia. Ele, que é sósia de Luiz Gonzaga, é uma atração do showroom Santa Feira Arte da Gente.