23/09/2022 06h25
Foto: Divulgação
Caravana das Flores
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) realiza mais uma edição da Caravana das Flores, com a distribuição gratuita de mudas de flores nesta sexta-feira (23), a partir das 9h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, em Salvador. A iniciativa vem acontecendo todas as sextas-feiras deste mês de setembro para celebrar a chegada da Primavera e incentivar o plantio consciente.
Ao todo, são distribuídas 100 mudas por mobilização. O projeto substitui temporariamente a Caravana da Mata Atlântica, que retoma a programação normal em outubro com a distribuição de mudas nativas, como ipê, pitanga e palmeira.
A Caravana das Flores já marcou presença nos bairros de Cajazeiras X, Imbuí e Liberdade. A última edição, que acontecerá no próximo dia 30, acontecerá no bairro de São Cristóvão.
9 anos do Movimento Salvador Vai de Bike
O Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), da Prefeitura de Salvador, completa 9 anos de criação no município. Para comemorar, nesta sexta-feira (23), o Espaço Colabore, no Parque da Cidade, no Itaigara, recebe mais uma edição do BiciAnjos, com formação em Primeiros Socorros e Segurança Viária para ciclistas. Realizado em parceria com a Tembici, o evento, que é exclusivo para convidados, tem como objetivo munir os ciclistas de conhecimento teórico e prático para a realização de procedimentos de primeiros socorros.
A ação será mediada por profissionais do Samu e terá intervalo para um café da manhã especial para os participantes. Caso um ciclista queira participar de um desses encontros, pode entrar em contato com a equipe do Salvador Vai de Bike, através do site www.salvadorvaidebike.com.br.
No sábado (24), o Pedal da Primavera encerra as comemorações com um passeio ciclístico, com saída às 15h30, do Farol da Barra em direção ao Parque dos Ventos, na Boca do Rio. A chegada contará com show da banda Negra Cor, às 17h.
‘Deboche’
Sucesso de vendas na 1ª temporada, o espetáculo ‘Deboche’ retorna com a segunda parte, sob a direção de Paulinho Machado, trazendo reflexão sobre pautas urgentes do nosso cotidiano. ‘Deboche’ será exibido nos dias 23, 24, 29, 30 de setembro e 01 de outubro, às 19h, no palco do Teatro Gregório de Mattos, em Salvador.
A partir da adaptação do texto Computa, Computador, Computa de Millôr Fernandes, e direção de movimento de Daniela Botero, o espetáculo Deboche, através do humor, da ironia e de muito deboche, traz a reflexão sobre o atual momento político-social do Brasil, gerando debates e levantando questões importantes para a sociedade. Os ingressos estão à venda pelo Sympla e na bilheteria.
Feira de Fores de Holambra
Setembro marca a chegada da primavera, e para celebrar a data, oferecendo uma nova experiência para seus clientes, o Shopping Bela Vista, em Salvador, recebe a Feira de Fores de Holambra, com plantas trazidas diretamente da cidade do interior paulista.
O evento segue até 1º de outubro, colorindo a Entrada Principal do shopping, no L1, com mais de 150 variedades de plantas, incluindo orquídeas, bonsais, suculentas, cactáceas, frutíferas e roseiras para o cultivo residencial e em jardins.
Com dezenas de espécies e plantas a partir de R$ 6, a feira tem como vantagem os preços mais acessíveis, por virem diretamente do produtor. Todas as plantas disponíveis trazem recomendações sobre a incidência de luz e orientações sobre a rega para orientar o público a respeito dos cuidados necessários. Além disso, há pessoas das Flores de Holambra disponíveis para tirar dúvidas sobre o cultivo.
Observação de baleias jubarte
O cenário já tradicional da famosa Praia do Buracão, em Salvador, vai ficar ainda mais especial neste final de semana. No sábado e domingo, dias 24 e 25, das 9h às 18h, o Blue Praia Bar vai ganhar um observatório para monitoramento, informação e observação de baleias jubarte. A localização do espaço e sua proximidade com a costa favorece a vista dos mamíferos marinhos durante a temporada que vai até outubro.
A ação estará inclusa no serviço de Day Use e contará com a participação do Projeto Baleia Jubarte, que monitora esses animais há mais de 33 anos. Os visitantes terão acesso a informações sobre biologia das baleias, conservação e todos os trabalhos de pesquisa do projeto.
Florescendo na Resistência
Com o tema ‘Florescendo na Resistência’, o Coletivo Pituaçu em Rede anunciou a realização da 6ª edição do Festival Alternativo, que abre a primavera no bairro de Pituaçu, em Salvador, com arte, cultura, educação e lazer para a comunidade no próximo final de semana. As atividades deste ano irão ocorrer entre esta sexta-feira (23) e domingo (25), das 7h às 17h, na região do Parque de Pituaçu.
A programação, totalmente gratuita, terá apresentações musicais, rodas de conversas, danças, artes circenses, teatro, esportes e ações de saúde, entre outras atividades.
O Festival Alternativo acontece desde 2017 e reúne num só fim de semana muitas manifestações culturais desenvolvidas nas comunidades do entorno do Parque Metropolitano de Pituaçu, comemorando de forma participativa a chegada da primavera e valorizando o Parque como o seu espaço de natureza.
Cidade da Música da Bahia
Celebrando um ano de inauguração, a Cidade da Música da Bahia já recebeu mais de 80 mil visitantes e se firmou como um dos principais equipamentos culturais de Salvador. Para celebrar a data, o espaço contará com uma programação especial neste final de semana, com uma série de ações no casarão localizado no Comércio. Integrando a programação do Festival da Primavera, o equipamento da Prefeitura Municipal de Salvador está com meia-entrada para o público geral até domingo (25).
Abrindo a agenda comemorativa, nesta sexta-feira (23), às 11h, o espaço sedia o show do sexteto Opus Lúmen, que integra o projeto Cameratas Para Todos da Orquestra Sinfônica da Bahia. A apresentação é gratuita.
Às 15h o professor, historiador e mestre pela Universidade Federal da Bahia Rafael Dantas estará no casarão para um bate-papo sobre o tema “Salvador, o Porto e seu casario: a Cidade da Música da Bahia”, em que passará pela história do casarão de azulejos azuis, a importância do equipamento cultural e a história da região que o abriga.
No sábado (24), o projeto Música Viva acontece a partir das 16h, com as presenças do cantor, músico e compositor Samuel Marques e o guitarrista, violonista e arranjador, Emerson Araújo. No domingo (25), às 14h, o local sedia uma oficina de instrumentos de sucata.
Vacina anticoncepcional masculina
Uma vacina anticoncepcional masculina deve ficar pronta em 12 meses. É o que prometem os cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia, que estão desenvolvendo o anticoncepcional Risug (Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), que os efeitos que duram até 10 anos. A injeção completou seus testes finais e foi considerada melhor que a vasectomia, por ser menos dolorosa e também reversível. As informações são do O Globo.
Risug é um gel que danifica as caudas dos espermatozoides individuais, impedindo-os de fertilizar um óvulo. O procedimento leva apenas alguns minutos e pode ser revertido a qualquer momento com uma injeção de água e bicarbonato de sódio. Um teste feito em 300 voluntários apontou 97% de eficácia. Os efeitos contraceptivos foram observados em até 6 meses.