08/06/2020 06h31
Foto: Divulgação
Livro de Machado de Assis em inglês esgota em um dia nos EUA
O autor brasileiro Machado de Assis caiu no gosto dos americanos. Em 2 de junho, a editora Penguin lançou nos Estados Unidos uma nova tradução do livro de 1881 Memórias Póstumas de Brás Cubas (em inglês, “The Posthumous Memoirs of Brás Cubas”). A pesquisadora Flora Thomson-Deveaux foi a responsável pela nova versão em inglês do clássico brasileiro.
Na Amazon e na livraria Barnes & Noble, o livro esgotou em apenas um dia. Até o momento, nesta sexta-feira, 5, os estoques físicos ainda não foram repostos. No site da Amazon, o livro é o mais vendido na categoria “Ficção Latino-americana e caribenha.”
Machado de Assis era um homem negro — o que torna o lançamento de seu livro em inglês ainda mais simbólico. Em julho do ano passado, uma ação corrigiu a cor da pele do autor, consagrado por outras obras, como Dom Casmurro, seu livro mais famoso, e Quincas Borba, em fotos históricas. Por muitas décadas, a cor da pele de Machado foi colocada de lado e gerações de alunos entenderam que o maior nome da literatura brasileira era branco. O escritor era filho de pai negro e mãe branca e passou a infância na pobreza.
No dia 3 de junho, um dia após o lançamento, a revista americana The New Yorker descreveu a obra de Assis como “uma das mais inteligentes, mais brincalhonas, e portanto, um dos livros mais vivos e sem idade já escritos” — o que pode, com uma pequena dose de certeza, ter ajudado nas vendas.
Divulgação dos dados do novo coronavírus
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento extrajudicial para apurar porque o Ministério da Saúde mudou a forma de divulgação dos dados do novo coronavírus no Brasil. Desde a última sexta-feira (5), a pasta parou de divulgar os números totais da contaminação e passou a divulgar apenas os números diários. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tem 72 horas para explicar essa mudança no informativo diário.
O órgão do MPF pedirá ao ministério a cópia do ato administrativo que determinou a retirada do número acumulado de mortes do painel, bem como do inteiro teor do procedimento administrativo que resultou na adoção da medida. Ao justificar a instauração do procedimento, a Câmara de Direitos Sociais do MPF lembrou que legislação brasileira prevê a transparência como regra a ser adotada pelo Poder Público. O Artigo 5º da Constituição, que garante “a todos o acesso à informação”, e a própria Lei de Acesso à Informação, de 2011, são exemplos citados pelo órgão.
Em nota a justificativa foi que “para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre as 17h e as 19h ainda havia risco de subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão”.
Rota da Leitura
Para promover uma corrente solidária visando a arrecadação de livros a serem doados durante a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) lançou o projeto Rota da Leitura.
Os doadores farão o agendamento prévio, sem necessidade de sair de casa, e um carro será disponibilizado gratuitamente para buscar os exemplares nos endereços fornecidos.
O material será utilizado para montagem de salas de leitura e libertações de livros em locais com baixos índices de leitura e pouca oferta de equipamentos culturais. Os doadores receberão um diploma de Amigo da Leitura.
O carro da secretaria vai percorrer, a cada semana, uma região do município do Rio de Janeiro. A rota será traçada a partir da colaboração dos doadores.
Quem quiser doar pode entrar em contato pelo Whatsapp (21) 99906-3675 e fazer o agendamento.
Taxa de inscrição do Enem
Os participantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e ainda não efetuaram o pagamento terão mais prazo para pagar a taxa de inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo para pagamento da taxa de inscrição. Os estudantes poderão pagar o boleto até 10 de junho e a emissão do novo boleto pode ser na Página do Participante.
Segundo Inep, cerca de 300 mil inscritos ainda devem efetuar o pagamento para confirmar sua participação no Enem 2020. Mais de 5,7 milhões de inscrições já estão confirmadas.
Cinema drive-in
A capital baiana irá reviver uma febre dos anos 50, o cinema drive-in. A novidade irá funcionar no estacionamento do Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio, e foi anunciada pelo próprio empreendimento nas redes sociais.
O projeto é uma parceria com a agência Zum Brasil e irá funcionar como uma alternativa de lazer durante a pandemia da Covid-19. A proposta é que cada pessoa assista ao filme do seu carro, evitando assim o contato físico com outras pessoas e a propagação do vírus.
“Imagina a cena: você desliga as luzes do carro, pega sua pipoca, sua bebida, e aí é só esperar o filme começar. Saudades né? Mas calma que falta pouco para você poder reviver essa experiência de entretenimento que marcou os anos 50! (…) Fique ligado que em breve divulgaremos mais informações sobre essa alternativa de lazer segura em tempos de isolamento social”, escreveu nas redes sociais.
Biomédica baiana
Alessandra Silva Coley, biomédica baiana está envolvida nos estudos que busca uma vacina contra Covid-19, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, que já aplicou testes em 10 mil voluntários no Reino Unido.
A vacina estudada pela biomédica chega, neste mês de junho, à sua terceira fase: vai realizar testes em dois mil brasileiros no Rio de Janeiro e em São Paulo. O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido a começar a testar a eficácia da imunização contra o Sars-CoV-2.
#democraciaeudefendo!
A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) está lançando uma ampla campanha em defesa da democracia, que contará com anúncios em mídias sociais, testemunhais de constitucionalistas e personalidades do direito e da cultura jurídica.
A campanha #democraciaeudefendo! será encerrada com mais uma edição do Prêmio OAB-BA de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho, que será conferido aos melhores trabalhos jornalísticos relacionados ao tema “Defesa da Democracia”.
O prêmio, criado em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho, vai distinguir os melhores trabalhos produzidos no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior, por jornalistas profissionais, radialistas e repórteres fotográficos portadores do registro profissional.
Incentivar o uso de máscaras
Os governos em áreas com ampla transmissão de Covid-19 devem incentivar o uso de máscaras não médicas no transporte público, em lojas e em outros locais onde o distanciamento físico é difícil, recomenda a Organização Mundial da Saúde.
A OMS emitiu as orientações atualizadas após uma análise das evidências disponíveis e ampla consulta com especialistas internacionais e grupos da sociedade civil.
Ele contém novas informações sobre a composição de máscaras de tecido e outros revestimentos faciais, com base em pesquisas encomendadas pela agência da ONU.
As máscaras podem ser compradas ou caseiras e devem ter três camadas: idealmente um forro de algodão, uma camada externa de poliéster e um “filtro” médio feito de polipropileno ou algum outro material não tecido.
Fique em casa
A OMS continua recomendando:
- Que qualquer pessoa com sintomas de Covid-19 fique em casa e procure ajuda médica.
- As pessoas que cuidam delas devem usar uma máscara médica quando estiverem no mesmo cômodo.
- Se for absolutamente necessário que uma pessoa doente ou um contato saia de casa, devem usar uma máscara médica.
- Pacientes confirmados com Covid-19 ainda devem ser isolados e tratados em um ambiente de saúde, enquanto todos os seus contatos devem ficar em quarentena.