22/06/2020 06h36
Foto: Salvador Bahia Airport
Parabéns aos Aeroviários
O Dia do Aeroviário é celebrado anualmente em 22 de junho.
Esta data é uma homenagem aos profissionais que trabalham com a manutenção, operação e serviços gerais relacionados com os transportes aéreos civis.
Como aeroviário se entende todo o profissional que trabalha no âmbito do serviço da aviação, desde controladores do tráfego aéreo, nos serviços do check-in, no embarque e desembarque de bagagens, nas manutenções dos aviões e etc.
Ao contrário dos aeronautas (que executam funções durante os transportes aéreos), os aeroviários lidam com serviços que possibilitam estas viagens.
Policiais militares da reserva
O Governo do Estado da Bahia convocou 126 policiais militares da reserva remunerada para retornar ao serviço de maneira voluntária. Em nota à imprensa, a Polícia Militar informou que a convocação atende a um pleito dos reservistas que tinham interesse em voltar ao trabalho ativo, mas sem perder os direitos e prerrogativas já garantidos. Esse grupo deverá trabalhar sob normativas, atividades e formas de indenizações financeiras próprias.
“Nesse momento de combate à pandemia do Covid-19, em que a PMBA está com esforços redobrados, os convocados são bem-vindos”, diz a instituição.
Ainda de acordo com a PM, nova convocação deverá ocorrer nos próximos dias.
Aplicativo RecargaPay
Os clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já podem contar com mais uma novidade para a compra de créditos. A CCR Metrô Bahia acaba de fechar uma parceria com o aplicativo RecargaPay para oferecer mais uma facilidade aos seus usuários. Agora, em qualquer lugar inclusive em casa, através de um smartphone com internet, será possível comprar créditos para o cartão através do aplicativo RecargaPay, que oferece múltiplos serviços e vantagens e é disponível para os sistemas Android e IOS. Quem já tiver conta no app, é só cadastrar o cartão do metrô, selecionar a forma de pagamento, o valor, confirmar as informações e logo será efetuada a transação. Quem não tem, basta baixar gratuitamente o app através da loja de aplicativos, criar uma conta e seguir todos os passos.
A carga adquirida através do aplicativo é ativada nas estações de metrô. Após a compra, o sistema enviará imediatamente uma ordem para o cartão, a qual estará disponível para carga em até 2 minutos em qualquer estação do metrô. Para ativar os créditos adquiridos, basta passar o cartão no validador de consulta e carga presente em todas as estações.
Apoio aos indígenas de florestas tropicais
Um concerto foi transmitido ao vivo pela internet ontem (21), reunindo artistas da música brasileira e internacional para apoiar os indígenas de florestas tropicais ameaçados pela pandemia do novo coronavírus. Participaram artistas como Sting, Anitta, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Carlinhos Brown, Aurora, Maná, Manu Chao, Dani Lança, Gaby Amarantos, AnaVitória, Manu Gavassi, Toni Garrido, Falcão e Maria Gadú, como também ativistas da causa como a modelo Gisele Bündchen e o fotógrafo Sebastião Salgado.
A live foi organizada pela Rainforest Foundation Fund, fundação de caridade dedicada à preservação da floresta tropical e à defesa dos direitos dos povos indígenas que vivem nessas regiões, por meio de suas organizações sediadas na Noruega, Reino Unido e Estados Unidos.
O evento foi transmitido pelo YouTube e de outras plataformas digitais e arrecadou doações para o combate à Covid-19 em áreas de floresta tropical e também em projetos de advocacia para apoio aos indígenas e comunidades locais. Desde a sua fundação, a Rainforest Foundation da Noruega apoiou projetos de proteção de 13 milhões de hectares em terras indígenas em quatro continentes.
Aplicativo Vio
O aplicativo Vio desenvolvido para verificar a validação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) já está disponível nas lojas de aplicativos da Apple e do Google (App Store e no Google Play) dos países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname, que não possuem lojas próprias, de acordo com dados do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Com o aplicativo, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio a partir das lojas virtuais de cada país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) que reúne a CNH e o CRLV digitais. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão responsável por negociar acordos em nome do Mercado Comum do Sul (Mercosul, grupo que inclui Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).
O aplicativo verifica a autenticidade tanto dos documentos impressos quanto dos digitais, por meio da leitura de um QR Code presente na CNH e no CRLV. O aplicativo também pode ser utilizado para checar a validade também da Placa de Identificação Veicular (PIV).
Ações trabalhistas
A Justiça do Trabalho recebeu mais de 7,7 mil ações trabalhistas desde o início da pandemia do novo coronavírus no país. De acordo com levantamento feito pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), os números referem-se ao período entre janeiro e maio e incluem todas as varas e tribunais do trabalho do Brasil.
As principais demandas que foram ajuizadas pelos trabalhadores na primeira instância, porta de entrada da Justiça trabalhista, tratam da cobrança de verbas rescisórias que não foram pagas pelo empregador. Somente essa questão equivale a 22,9% (1,5 mil) do total de processos. Desde o início das medidas de isolamento social, muitas empresas não conseguiram manter o quadro de funcionários e fizeram demissões.
Em segundo lugar, aparecem as ações para liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que representaram 12,58% das ações.
Os empregados dos setores da indústria, serviços, turismo, alimentação e comunicações foram responsáveis pela maioria das ações. Os estados que mais registraram novas ações foram Santa Catarina (1.486), Pernambuco (1.025), Rio Grande do Sul (824), Ceará (465) e Minas Gerais (448).
@sobregentes
À frente do perfil @sobregentes no Instagram, onde relata histórias reais que conectam seus seguidores a uma diversidade de personagens de carne e osso, Dan Maior se prepara para a produção do quarto livro que leva assinatura do projeto, o SobreGentes Arte. A ideia da obra é valorizar e apoiar o artista independente, principalmente em tempos de isolamento social, quando a arte – em suas diferentes vertentes – foi percebida como ainda mais essencial ao bem-estar das pessoas.
Para o livro, o SobreGentes selecionará, através de um grupo de curadores, até 100 artistas das mais diversas áreas, que ganharão, cada um, duas páginas na publicação: uma com a foto da obra e outra com uma mini entrevista. Dentre os artistas já selecionados, estão o escritor Edgard Abbehusen, o artista plástico Elano Passos, o fotógrafo Celo Hermida e o quarteto da Confraria da Música.
Serão aceitas inscrições para fotografia, literatura, desenho, ilustração, colagem, pintura, escultura, música, dança e teatro. Os interessados podem se inscrever através do www.sobregentes.com.br/arte.