Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

20/02/2020 05h50

Foto: Divulgação

O pônei Fred

Ronica Froese levou um companheiro inusitado para um voo da companhia American Airlines: o pônei Fred. Eles viajaram juntos na primeira classe desde o estado americano de Michigan até a Califórnia, com escala em Dallas.

A American Airlines permite que bichos acompanhem seus donos nos voos se eles forem considerados "animais de serviço". Entram nesta categoria aqueles que são adestrados e que prestam atendimento para pessoas com algum tipo de deficiência. No caso, Fred é um pônei usado em equoterapia e Ronica é a treinadora do bichinho. Fred usou uma roupa especial para evitar que ninguém fosse afetado por alguma alergia ao seu pelo.

No site oficial da empresa American Airlines, há esclarecimentos e regras para o transporte de animais de serviço nos voos. É recomendado que o passageiro faça um aviso prévio solicitando a viagem com o animal e que ele tenha em mãos a documentação atualizada de vacinação do bicho. Cães, gatos e pôneis estão descritos como animais permitidos dentro desta categoria.

Carnaval de Salvador

O Carnaval de Salvador começa oficialmente nesta quinta-feira (20), com cerimônia realizada no Farol da Barra, a partir das 18h. Na ocasião, o prefeito ACM Neto fará a entrega oficial das chaves da cidade ao Rei Momo a bordo de um trio elétrico no formato “Pranchão”.

O equipamento também será utilizado para a apresentação que dará início à folia momesca da capital baiana. O cantor, compositor e instrumentista Carlinhos Brown estará acompanhado por cerca de 150 músicos do Movimento Percussivo Timbaleira Drummers. Juntos, eles irão fazer a festa dos foliões.

Ainda tocam nesta quinta-feira, no Circuito Dodô, uma série de grandes artistas do Carnaval baiano, a exemplo de Harmonia, Claudia Leitte, Denny Denan, Daniela Mercury, Banda Eva, Mudei de Nome, La Fúria, Rafa e Pipo Marques, Margareth Menezes, O Poeta, Araketu e Chiclete com Banana. No Circuito Osmar, a abertura oficial da festa será toda dedicada aos Blocos de Samba.

Transporte gratuito

Os foliões dispostos a curtir o Carnaval de Salvador terão opções gratuitas de transporte em mais um ano. O Elevador Lacerda e os planos inclinados funcionarão com catraca livre entre os dias 20 e 25 de fevereiro.

O Elevador Lacerda funcionará a partir das 6h do dia 20 até as 23h do dia 25. O modal leva os foliões diretamente para o Circuito Batatinha, no Pelourinho, e é uma das formas de chegar ao Circuito Osmar (Campo Grande), bastando descer a Rua Chile. Também é possível pegar ônibus que fazem as linhas Aeroporto/Praça da Sé e Imbuí/Praça da Sé.

O Plano Inclinado Liberdade-Calçada funcionará das 7h às 22h, durante os seis dias de folia. O Plano Gonçalves, por sua vez, funcionará nos dias 20 e 21 das 7h às 18h30, e no dia 22 das 7h às 13h.

O Plano Inclinado Pilar irá operar apenas nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 7h às 18h. Na Quarta-feira de Cinzas, ele retoma suas atividades a partir das 12h.

Jorge Amado

A história da Fundação Casa de Jorge Amado é o tema de uma exposição que acontece até o dia 20 de março, na estação de metrô Campo da Pólvora. A Fundação, que tem sede no Pelourinho, foi criada em 2 de julho de 1986, com o objetivo de gerir, preservar e divulgar o acervo de documentos relativos à vida e à obra de Jorge Amado (1912-2001). 

Quem passar pela estação de metrô verá painéis que contam a história da Casa de Jorge Amado e reproduções de fotos e documentos históricos que fazem parte de seu acervo, como uma carta de Érico Veríssimo para o escritor baiano. Há também fotografias de Jorge com amigos e com a esposa, Zélia Gattai (1916-2008). 

A Fundação, que é uma sociedade sem fins lucrativos, é mantida por meio de um convênio com o governo do Estado. Outras fontes de receita, como a bilheteria garantem a manutenção básica. A sede da instituição funciona até hoje e fica fechada durante o Carnaval, para ser reaberta a visitação na quinta-feira (27). No Campo da Pólvora, a exposição está aberta durante o de funcionamento da estação.

Carnaval de Maragojipe

O mês de fevereiro abre alas para uma das maiores festas de rua do Recôncavo Baiano: o Carnaval de Maragojipe. Realizada há mais de 100 anos, a manifestação é considerada uma das mais tradicionais da Bahia, conquistando em 2009 o título de patrimônio cultural imaterial do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O Carnaval de Maragojipe mantém a tradição das fantasias usadas nos carnavais do século XIX e sucede os chamados entrudos. A comparação com o Carnaval de Veneza é inevitável pelo requinte das máscaras usadas durante a festa momesca. Apesar de atualmente não contar com a participação do trio elétrico, dentre os quais o trio Maragós, ainda é possível dançar e se divertir ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas que circulam pelas ruas e praças da cidade. A festa conta também com a tradicional escolha do Rei Momo, da Rainha e das Princesas, responsáveis por, simbolicamente, governar a cidade durante os dias de festa.

CURIOSIDADE

Dia Mundial da Justiça Social

20 de fevereiro é o Dia Mundial da Justiça Social. A data foi criada em 2007 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, de acordo com a Resolução A/RES/62/10, e celebrada pela primeira vez em 2009.

O objetivo do Dia Mundial da Justiça é enfrentar as realidades da pobreza, do desemprego e da exclusão, tentando criar oportunidades para todos e combater as desigualdades no mundo. Igualdade, bem-estar, trabalho e justiça para todos são algumas das preocupações desta data, numa altura em que se levantam questões sensíveis como as da migração e dos refugiados.

Diariamente são colocadas barreiras às pessoas pelo seu género, raça, etnia, idade, religião ou deficiência. O próprio sítio onde a pessoa nasce acaba por condicionar a sua liberdade e bem-estar. Cerca de 20% da população mundial consume 80% dos recursos do planeta, enquanto menos de 100 famílias detêm mais de metade da riqueza mundial.

Nesta data a ONU faz um apelo às nações para a eliminação de barreiras sociais e realizam-se diferentes iniciativas pelo mundo para promover a justiça e a igualdade social, como encontros, colóquios, exibições de filmes, campanhas etc.