Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Usuport quer mais eficiência no Porto de Aratu-Candeias

Foi solicitada inclusão do píer II no ATU12 com a modernização dos equipamentos à Antaq

05/02/2020 14h38

Foto: Divulgação

A Associação dos Usuários dos Portos da Bahia - Usuport apresentou contribuições para o aprimoramento das propostas de arrendamento de dois terminais no Porto de Aratu-Candeias (BA), durante audiência pública presencial realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O evento aconteceu na sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), em Salvador, objetivando dotar o porto com terminais de maior capacidade para atender à demanda da economia regional.

Trata-se dos terminais denominados ATU12, destinado à movimentação e armazenagem de graneis sólidos minerais, e ATU18, de granéis sólidos vegetais. A licitação do Terminal de Graneis Sólidos (TGS) é um antigo pleito da Usuport, pois o equipamento, com sua capacidade saturada há mais de duas décadas, afastou usuários e tem sido um dos gargalos que oneram a cadeia logística da Bahia.

Também foi solicitada a inclusão do píer II no ATU12, com a modernização dos equipamentos e sem que haja supressão de infraestrutura. A fim de aprimorar e garantir o êxito no procedimento licitatório do ATU12, arrendamento fundamental, indispensável ao interesse público e à economia baiana, a Usuport propõe, ainda, uma adequação das estimativas de tamanho do mercado, bem como das projeções de demanda de granéis sólidos minerais do estado.

Os editais de licitação dos dois terminais devem ser publicados no segundo semestre deste ano. A íntegra do documento com as contribuições enviadas à Antaq pela Usuport pode ser conferida aqui.