Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Vacinação no Brasil evitou pelo menos 43 mil mortes em 2021

O levantamento foi realizado por pesquisadores da UFPEL e da Universidade Harvard

21/06/2021 13h45

Foto: Betto Jr - Secom - PMS

Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Harvard (EUA), a vacinação contra Covid-19 evitou a morte de mais de 43 mil brasileiros em 2021.

Segundo o levantamento, no mês de janeiro, as mortes causadas pelo coronavírus entre pessoas de 70 anos ou mais representavam 25% do total. Em maio, para indivíduos entre 70 e 79 anos, o número caiu para 16%; para os maiores de 80, a queda foi ainda maior, para 12,4%. Assim, a conclusão é de que a vacinação foi crucial para que mais vidas fossem ceifadas.

A pesquisa serve como prova da eficiência dos imunizantes CoronaVac e Astrazeneca, que são aplicados em maior quantidade no país. De acordo com o estudo, 94% dos idosos de 70 anos ou mais já receberam ao menos a primeira dose da vacina.

Proteção da Coronavac

A Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, é a mais protege contra casos graves da doença, até 97% das mortes em pessoas infectadas. É o que aponta um levantamento realizado pelo epidemiologista Wanderson de Oliveira. Oliveira é atual secretário de Serviços Integrados de Saúde do Supremo Tribunal Federal e ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. 

Para chegar a esta conclusão, o especialista utilizou dados do sistema OpenDataSus, do Ministério da Saúde. O estudo analisou o período de duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina. Além disso, analisou as taxas de eficácia contra casos graves das vacinas Astrazeneca (90%), Pfizer (80%), Janssen (85%) e Sputnik V (85%)

Vacina da Janssen

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (21), em Brasília, que um avião com 1,5 milhão de doses da vacina contra Covid-19, da farmacêutica Janssen, deve chegar ao Brasil às 6h45 de terça-feira (22), no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). 

O ministro voltou a afirmar que o governo planeja a vacinação - com ao menos uma dose - de 70% dos adultos até setembro, e a imunização completa de todas as pessoas acima de 18 anos até dezembro. Para isso, a previsão é distribuir 60 milhões de doses em agosto e outros 60 milhões em setembro, além das 41 milhões confirmadas pela pasta para julho.