Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Valec participa da criação do IDA Ferroviário

O objetivo é estimular as subconcessionárias a adotarem práticas mais sustentáveis

03/02/2020 06h05

Foto: Unsplash

A Superintendência de Meio Ambiente e Desapropriação da Valec desenvolveu, junto com a Agência Nacional de Transportes Terrestres e o Ministério da Infraestrutura, o Índice de Desempenho Ambiental Ferroviário – IDA. As subconcessionárias participaram, por intermédio da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF. A implementação do IDA busca estimular as subconcessionárias a adotarem práticas mais sustentáveis, por meio do reconhecimento dessas iniciativas.
O Indicador Ambiental Ferroviário - IAF, que mede o IDA, tem por objetivo monitorar as subconcessionárias ferroviárias, anualmente, acompanhando a execução de ações sustentáveis que visam ao desenvolvimento de empreendimentos atrelados à proteção do meio ambiente. No futuro, o indicador auxiliará na tomada de decisão para formulação de políticas públicas e implantação de programas ambientais.

Como funciona

O IDA consiste no preenchimento anual de um questionário por malha ferroviária. As questões, que devem ser respondidas com “sim” ou “não” pelas subconcessionárias, estão divididas em oito dimensões que abrangem os critérios do IAF que, por sua vez, foram selecionados com base na relevância ambiental do item avaliado, indo além da obrigatoriedade já definida no licenciamento ambiental. O valor para cada dimensão é obtido por meio da média resultante da avaliação dos critérios. Somente o critério correspondente à resposta “sim” é contabilizado. A soma dos critérios de cada dimensão varia de 0 a 1. Depois, o valor do IAF é obtido a partir da média ponderada de todos os valores obtidos em cada dimensão.
Com base no valor de IAF alcançado, as malhas ferroviárias das concessionárias serão classificadas em três classes de Índice de Desempenho Ambiental: Classe A: valor de IAF maior ou igual a 0,9; Classe B: valor de IAF entre 0,7 e 0,9; Classe C: valor de IAF entre 0,5 e 0,7. A divulgação do Indicador Ambiental Ferroviário referente ao ano de 2019 está prevista para o mês de junho de 2020.

A Valec sempre preza por promover e incentivar iniciativas sustentáveis. Por meio delas, a empresa busca divulgar a importância da preservação ambiental, estimular mudanças de atitudes e criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais do planeta, contribuindo para um cenário no qual desenvolvimento e sustentabilidade são aliados.