08/01/2022 10h35
Foto: Divulgação
O mercado de automóveis e comerciais leves eletrificados no Brasil registrou o melhor resultado da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) em 2021, com o recorde absoluto de 34.990 unidades.
Houve um aumento de 77% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020 e de 195% sobre os 11.858 de 2019.
Com esses números, o Brasil chega a uma frota eletrificada total em circulação de 77.259 automóveis e comerciais leves (2012-2021).
Para o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, “o brasileiro está claramente optando pelo veículo elétrico limpo, silencioso e sustentável. A eletromobilidade avança no país, em contraste com o mercado convencional de veículos a combustível fóssil”.
Destaques
O mercado continua sendo liderado pelos veículos elétricos híbridos flex a etanol (HEV), fabricados no Brasil pela Toyota, com 18.948 unidades, ou 54% do total.
O destaque é o Corolla Cross Híbrido Flex, que, mesmo lançado em março de 2021, alcançou em nove meses a liderança isolada das vendas de eletrificados (11.027).
Outro destaque foi o crescimento expressivo dos veículos 100% elétricos (BEV), que fecharam o ano com 2.851 unidades vendidas – mais do que o triplo de 2020 (801).
Esse total equivale a um aumento de 256% sobre os BEVs comercializados no ano anterior.
A participação de mercado dos BEVs no total de eletrificados dobrou em relação a 2020. Foram 2.851 unidades de BEVs (janeiro/dezembro) em 2021 – 8% do total de eletrificados do ano (34.990).
O automóvel 100% elétrico mais vendido no ano foi o Nissan Leaf Tekna, com 439 unidades, quebrando a hegemonia dos veículos de alto luxo nas vendas de BEVs.
Comerciais Leves
Outra novidade é o crescimento dos comerciais leves 100% elétricos. Entre os dez modelos de BEVs mais vendidos no ano, dois são furgões elétricos de transporte urbano de carga: BYD ET3 e Renault Kangoo.
Em 2021, esse segmento foi puxado pelo ET3 da BYD (124 unidades) e pelo Renault Kangoo Max (120 unidades).
Houve também a entrada de marcas tradicionais, como a Peugeot (E Expert Cargo) e Citroën (E Jumpy Cargo), além de novatas, como as chinesas Jiayuan e Lvtong, com modelos intermediários entre veículos levíssimos e leves (superleves).
Híbridos
Apesar do avanço dos BEVs, os híbridos seguem na liderança das vendas de eletrificados. Dos 34.990 veículos emplacados no ano passado, 20.678 são elétricos híbridos (HEV) e 11.461 são elétricos híbridos plug-in (PHEV).
Fonte: Motor Show