Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Vendas do comércio crescem 0,5% em fevereiro

Segundo o IBGE, as vendas atingem maior patamar da série

09/04/2025 11h07

Foto: Divulgação

As vendas do comércio brasileiro avançaram 0,5% em fevereiro na comparação com o mês anterior e subiram 1,5% sobre um ano antes, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (9).

O varejo voltou a crescer após uma série de quatro meses de variações muito próximas de zero, consideradas como estabilidade pelo IBGE, e o setor atingiu o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000, superando em 0,3% o nível recorde anterior (outubro de 2024).

O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado. A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 0,50% na comparação mensal e de avanço de 1,60% sobre um ano antes.

Quatro das oito atividades pesquisadas avançaram em fevereiro deste ano. Dentre elas, os destaques foram os setores de Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e de Móveis e eletrodomésticos (0,9%).

“Condições macroeconômicas mais complexas nos últimos meses, como a queda do número de pessoas ocupadas, a estabilidade da massa de rendimento real e a inflação da alimentação em domicílio, não incentivam o consumo de bens que não sejam de primeira necessidade. Com isso, as pessoas tendem a optar por produtos mais básicos, o que explica o crescimento maior do setor [de hiper e supermercados] em relação aos outros”, afirma o gerente da Pesquisa Mensal de Comércio, Cristiano Santos.