Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Vendas no Dia das Mães trazem desafios de logística

Para André Vieira, da Datafrete, visibilidade da operação é crucial para reduzir custos em até 20%

09/05/2024 10h32

Considerada uma das principais datas sazonais para o comércio brasileiro, o Dia das Mães deve movimentar R$ 13,2 bilhões em 2024, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Além disso, o Instituto Opinion Box aponta que 77% dos consumidores se programam para comprar algum presente nesse o período. O volume atípico pode trazer ótimos resultados para os negócios, mas também demanda uma boa organização no pós-venda, especialmente na distribuição e entrega dos pedidos via e-commerce. 

É o que destaca o especialista em logística da Datafrete, logtech especializada em soluções de gestão para o setor, André Vieira. “O processo de entrega tem um valor muito importante na fidelização do consumidor. Ele quer saber o status do seu pedido, ter visibilidade sobre a entrega e, principalmente, que o prazo estipulado para o recebimento seja cumprido. Erros logísticos em datas como essa acarretam em falta de produto no dia da entrega e, consequentemente, um cliente insatisfeito que não volta a comprar. Por isso, é fundamental que a empresa, especialmente o e-commerce, tenha uma boa organização da distribuição e consiga otimizar seu processo logístico para atender à demanda sazonal”, diz.

De acordo com o especialista da Datafrete, são nessas datas que a tecnologia é ainda mais estratégica nos negócios. “Quando você tem uma operação automatizada, pode agilizar processos como a cotação de frete e contratar parceiros com um histórico de confiança no cumprimento dos prazos de entrega. Outro fator muito importante é ter soluções integradas para a gestão logística. Assim, é possível emitir comunicados sobre o status da entrega diretamente ao whatsapp do consumidor, por exemplo, ou ainda integrar seu parceiro distribuidor ao seu e-commerce, agilizando a contratação do frete, com parâmetros que levem em consideração regiões atendidas, capacidade de entrega e outros detalhes fundamentais”, indica.

André Vieira, especialista em logística da Datafrete - Foto: Divulgação

Monitoramento e rotas ajustadas para entregas no prazo

Com o volume extra de vendas no Dia das Mães, ajustes de rotas nas entregas dos pedidos podem ser comuns. Para isso, Vieira reforça que uma das soluções indicadas para os negócios é o roteirizador integrado a uma torre de controle. Com o roteirizador, a empresa cria as melhores rotas de distribuição, de acordo com diversos parâmetros – como vendas prioritárias, região de entrega e otimização do espaço do caminhão. Isso evita, por exemplo, redeslocamento em uma mesma região. De acordo com um levantamento da Datafrete, essa solução pode reduzir em 20% os custos de deslocamento.

Já a torre de controle permite o acompanhamento em tempo real das entregas e a possibilidade de ajustes nos trajetos. “Quando a sua empresa tem essa visibilidade, você pode, por exemplo, incluir novos pedidos na rota que já está em campo, realizar a retirada de devoluções ou trocas sem precisar de deslocamentos específicos pra isso e atuar proativamente em situações de imprevistos, como parada não programada, rota que necessite de desvio. Visibilidade via tecnologia é, portanto, a chave para uma logística eficiente nas vendas sazonais”, finaliza.