Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Viagens de ônibus no Brasil estão entre as mais demoradas

Estudo global avaliou a duração de viagens em 99 metrópoles de 25 países. No cenário nacional, Salvador fica em 6º lugar

15/01/2020 15h45

Foto: Ed Alves - CB - D.A Press 

As viagens de ônibus em algumas cidades brasileiras estão entre as mais demoradas do mundo. Isso é o que mostra levantamento realizado pela empresa de aplicativos de transporte público Moovit, divulgado nesta quarta-feira (15/1). O Rio de Janeiro aparece em 3º lugar num ranking que inclui 99 cidades de 25 países. Brasília é a 11ª onde os passageiros mais tempo ficam nos ônibus.

A capital da Turquia, Istambul, fica em primeiro lugar com 1 hora e 11 minutos de tempo médio de deslocamento do ônibus. A Cidade do México fica em segundo com 1 hora e 9 minutos. No Rio de Janeiro, segundo o estudo, os passageiros ficam, em média, 1 hora e 7 minutos dentro do ônibus. 

Para a doutora em transporte público pela Universidade de Brasília, Adriana Modesto, o estudo sobre a duração do tempo de viagem pecou em não levar em consideração uma distância precisa. Para ela, para se ter um melhor diagnóstico da duração, seria melhor que tivessem feito esse cálculo para se chegar a uma solução. 

Dez regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do relatório feito pela Moovit. Depois do Rio, Recife (PE) fica em segundo com 1 hora e dois  minutos. A maior cidade do Brasil, São Paulo, fica em terceiro  com o mesmo tempo dos pernambucanos. Brasília fica em  quarto. Belo Horizonte (1 hora), sendo seguida por Salvador (55 minutos),  Curitiba (54 minutos), Fortaleza (53 minutos), Campinas (SP, com 51  minutos) e Porto Alegre (46 minutos).