Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Vinci Airports assume a operação dos aeroportos de Cabo Verde

A empresa garantiu um financiamento de € 60 milhões, com vencimento em 20 anos

25/07/2023 09h42

Foto: Divulgação 

Atendendo às condições precedentes do contrato de concessão assinado em julho de 2022 com o governo de Cabo Verde, a Vinci Airports finalizou os acertos financeiros para a aquisição de sete aeroportos no país.

A Vinci Airports garantiu um financiamento de € 60 milhões, com vencimento em 20 anos, de três bancos de desenvolvimento: Banco Mundial-IFC, Proparco (França) e DEG (Alemanha). Este financiamento é certificado pela Estrutura de Financiamento Vinculado à Sustentabilidade (SLF).

Para garantir a certificação, estabeleceu duas metas de sustentabilidade: uma envolvendo a redução progressiva das emissões de CO2 e a outra envolvendo o programa Airport Carbon Accreditation. Este é um dos primeiros acordos de financiamento deste tipo da Vinci Airports, e a primeira vez que IFC, Proparco e DEG financiaram aeroportos por meio de um SLF.

Com isso, a Vinci assume a operação e vai financiar, explorar, manter, ampliar e modernizar estes aeroportos ao longo dos próximos 40 anos, juntamente com a sua subsidiária portuguesa (ANA-Aeroportos de Portugal), que deterá 30% da empresa concessionária.

Cabo Verde recebeu 2,2 milhões de passageiros em 2022, cerca de 80% do total em 2019, e tem um potencial sólido. A Vinci Airports focará em abrir novas rotas, promovendo os atrativos do arquipélago para os turistas, incluindo seu setor hoteleiro em expansão, ampla variedade de atividades esportivas e ambientes naturais e invernos ensolarados. A Vinci também lançará um plano de ação ambiental, incluindo o desenvolvimento da produção de energia renovável nos aeroportos.

A empresa também assume os mais de 300 colaboradores das equipes dos aeroportos de Cabo Verde e vai integrá-los através dos seus programas de aprendizagem, partilha de boas práticas operacionais e fomento das carreiras femininas.

Nicolas Notebaert, CEO da Vinci Concessions e presidente da Vinci Airports, declarou: “Estamos orgulhosos da confiança depositada em nós pelo governo cabo-verdiano, que confiou à Vinci Airports a responsabilidade de apoiar o crescimento do país no turismo, garantindo a transformação ambiental dos aeroportos. Damos as boas-vindas aos nossos novos colegas da rede e estamos ansiosos para começar a trabalhar.”