04/11/2022 15h45
Foto: Divulgação
A VLI informou que deu início à operação do novo corredor de fertilizantes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que liga o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam) ao recém-inaugurado Terminal de Fertilizantes de Uberaba (TFER), no Triângulo Mineiro.
Para viabilizar o fluxo de transporte, fruto de contrato assinado em 2021, a companhia investiu R$ 40 milhões, aplicados na construção de uma tulha de carregamento ferroviário no Tiplam, em interligações aos terminais e adequações de linhas férreas, na capacitação e aplicação da frota de vagões e locomotivas e da ampliação do pátio ferroviário que dá acesso ao Distrito Industrial IIII de Uberaba.
O corredor atenderá o agronegócio do Triângulo Mineiro, que tradicionalmente usa o modal rodoviário para levar fertilizantes da Baixada Santista a Uberaba.
“Com o início da operação, a VLI torna seu atendimento aos produtores da região ainda mais amplo, uma vez que a companhia também atende a empresas e produtores do Triângulo Mineiro por meio do Terminal Integrador de Araguari. Da mesma forma, reafirmamos nosso compromisso com o agronegócio brasileiro em todas as suas etapas, desde o plantio – com uso de fertilizantes – até o escoamento da safra, em que a Ferrovia Centro-Atlântica mostra relevância estratégica”, afirma em nota, o gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI, Alexandre Biller.
O novo fluxo de transporte integra um empreendimento da VLI e da TFER, joint venture entre o Link Logistic Group e a Construtora Terraço, em projeto que demandou investimentos de R$ 107 milhões das empresas envolvidas.
Fonte: Valor Econômico