Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Volkswagen dobra venda de veículos elétricos

Foram 263 mil unidades entregues, alta de 97%; ID.4 é destaque

12/01/2022 14h22

Foto: Divulgação

A Volkswagen dobrou a comercialização de veículos totalmente elétricos no mundo em 2021. Foram 263 mil unidades entregues, alta de 97%.

Ao todo, a companhia vendeu mais de 369 mil carros eletrificados (+73% que em 2020), isso somado aos 106 mil VEHPs – Veículos Híbridos Elétricos Plug-in (+33%).

A proporção de veículos movidos integralmente a bateria (VEBs) e veículos híbridos atingiu 7,5% do total das entregas (em 2020 foi de 4%).

Na Europa, esses veículos respondem agora por 19,3% das entregas da Volkswagen (em 2020 eram 12,6%). Somente na Alemanha, um em cada quatro veículos de Volkswagen entregues foi um plug-in.

Um total de 77.100 VEBs (um aumento de 437%) foram entregues na China pela Volkswagen, incluindo mais de 70 mil carros da família ID.

ID.4 é destaque

O modelo elétrico a bateria da Volkswagen em destaque é o ID.4 (veja a avaliação completa), que foi o carro mais vendido entre os 263 mil VEBs, com 119.650 unidades entregues, seguido pelo ID.3 (aproximadamente 76 mil), o e-up! (aproximadamente 41.500) e pouco menos de 18 mil unidades do ID.6 – modelo que a Volkswagen oferece exclusivamente no mercado chinês.

Na Europa, o ID.4 liderou os rankings de vendas de VEBs na Suécia, Dinamarca, Finlândia e Irlanda. O SUV totalmente elétrico ID.4 vendeu quase 17 mil unidades nos Estados Unidos.

Mercado global

A Volkswagen entregou em todo o mundo cerca de 4,897 milhões de veículos com todos os sistemas de propulsão. Isso significou uma queda de aproximadamente 8,1% em relação ao ano anterior.

De acordo com a companhia, a deficiência no suprimento de semicondutores provocou limitações na produção durante o ano.

“A Volkswagen obteve vendas satisfatórias, sob condições extremamente desafiadoras. Porém, os massivos efeitos sobre a produção causados pela situação dos semicondutores não puderam ser compensados integralmente ao longo do ano. Mesmo assim, nossa lista de espera recorde de 543 mil veículos apenas na Europa – 95 mil deles IDs – mostra claramente que a procura por veículos da Volkswagen continua muito alta”, disse Klaus Zellmer, membro do conselho responsável por vendas e marketing na Volkswagen, em nota divulgada.

A Volkswagen espera que pelo menos o primeiro semestre de 2022 deverá continuar “altamente volátil e desafiador devido à persistência das limitações no fornecimento de semicondutores”.

Mercado de SUVs

Os SUVs representam atualmente mais de 40% de todas as entregas de veículos (no ano anterior eram 34,8%) da Volkswagen. Nos Estados Unidos, a Volkswagen gerou três quartos de seu faturamento em vendas com SUVs, atingindo seu maior número de vendas de veículos no país desde 2013.

Fonte: Motor Show