17/09/2023 07h58
Foto: Divulgação
O Volkswagen Golf é um dos carros que os entusiastas mais sentem falta no mercado brasileiro. E se o futuro indefinido de sua produção global até traz uma ponta de tristeza, um fundo de esperança renasceu com o seu sucessor, o VW ID.GTI. Apresentado no Salão de Munique, esse hatch esportivo elétrico é aguardado para vir ao Brasil entre 2026 e 2027.
O ID.GTI tem até uma cara de Polo por fora, mas por dentro, definitivamente, o espaço é de Golf. Na verdade, a própria marca fez uma “comparação” com esses dois modelos afirmando que o ID.GTI será “espaçoso como o Golf e barato como o Polo”.
A expectativa é de que, quando for vendido na Europa, o ID.GTI chegue por 27 mil euros, em torno de R$ 143.660 na conversão direta sem contar os impostos, ou seja, a proposta é de um carro elétrico esportivo, mas ao mesmo tempo acessível, algo que seria inovador se viesse ao Brasil, lembrando que aqui temos o Fiat Pulse Abarth como esportivo mais acessível, disponível por R$ 149.990 e somente com motor a combustão.
O que significa GTI?
A identidade do ID.GTI é uma alusão ao primeiro Golf GTI, apresentado em 1976 pela Volkswagen.
A sigla GTI nasceu de Gran Turismo Injection, uma referência para a injeção eletrônica, que auxilia o carro na melhoria de seu desempenho injetando combustível dentro do motor, algo que anteriormente era feito pelo carburador. O primeiro automóvel fabricado no Brasil com esta sigla foi o Gol GTI.
Esportivo futurista
O visual do ID.GTI tem uma pegada bem esportiva que mescla um tom retrô com futurista, ainda mais com a faixa vermelha colocada sob os faróis. A traseira vem com lanternas escurecidas e interligadas em LED, além de ter o spoiler que chama bastante atenção, assim como os para-choques escurecidos.
O ID.GTI será produzido na Europa e mede em torno de 4,1m de comprimento, 1,5m de altura, 2,6m de entre-eixos e tem 1,84m de largura. As rodas da versão exibida na Alemanha são aro 20 polegadas com pneus 245/35 R 20. O porta-malas comporta 490 litros, bem espaçoso para um hatch.
O interior do carro foi exibido somente em fotos, mas com isso já foi possível reparar bem no painel de instrumentos digital de 10,9 polegadas e a tela da central multimídia ainda maior, com 12,9 polegadas. O volante tem a base e a parte superior retas, algo semelhante ao que vemos no Renault Megane E-TECH, prestes a ser lançado no Brasil.
Apesar de não ter sua motorização revelada, a VW afirmou que ele terá tração dianteira, além de vários serviços de auxílio semiautônomo de condução.
Fonte: iG Carros