Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Volkswagen quer produzir ônibus elétrico no Brasil no 2º semestre

Mercado está sendo disputado por rivais asiáticos como Higer e BYD

15/03/2024 09h20

Foto: Divulgação

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu mais um passo na eletrificação da mobilidade urbana com o anúncio oficial do e-Volksbus, seu ônibus elétrico.

Programado para entrar em produção ainda neste ano, este veículo é desenvolvido no centro mundial de engenharia da VWCO, localizado em Resende – RJ.

O e-Volksbus herda muitas das tecnologias e componentes utilizados no e-Delivery. Essa integração entre projetos e suas tecnologias é uma parte crucial dos processos da empresa, que tem como objetivo garantir ciclos de produção rápidos e produtos de alta qualidade.

Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, compartilhou entusiasmo com o projeto: “Estamos dando mais um passo rumo à eletromobilidade no transporte urbano. Depois de acumularmos quilometragens suficientes em testes com o chassi elétrico da Volkswagen, e também com o primeiro caminhão elétrico desenvolvido no país, daremos início à produção no segundo semestre de 2024.”

Projetado para desempenho elétrico 

Os primeiros testes do e-Volksbus foram realizados em maio do ano passado. Os resultados foram promissores, demonstrando sua capacidade de atender as demandas do transporte público de grandes cidades.

A capacidade para 22 toneladas garante segurança no transporte dos passageiros. Já a autonomia de até 250 km, e o sistema de carregamento otimizado para o período noturno, visam maximizar a produtividade e eficiência energética.

Além disso, recursos como o sistema de frenagem regenerativa e o Eco-Drive Mode garantem otimização da energia e seu consumo durante as viagens.

O e-Volksbus conta ainda com proteção contra inundação, sistema de ajoelhamento para acesso dos passageiros, e suspensão pneumática integral. Tudo isso garante mais segurança e tranquilidade nos trajetos.

Por fim, este projeto destaca a arquitetura modular exclusiva da Volkswagen. Muito versátil, ela permite a construção de veículos elétricos que variam desde microônibus de nove metros até superarticulados de 23 metros.