Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Volkswagen: redução de 30% na jornada de trabalho no Brasil

De acordo com a montadora não haverá impacto no valor líquido dos salários

22/04/2020 17h30

Foto: Divulgação

Volkswagen anunciou acordo com empregados de suas quetro fábricas no Brasil para a redução de 30% na jornada de trabalho por causa da pandemia de coronavírus. De acordo com a montadora, não haverá impacto no valor líquido dos salários.

O acordo aprovado por assembleias virtuais prevê, no entanto, desconto de 30% no salário bruto, mas com a recomposição do vencimento líquido dos empregados.

Parte desse valor será pago pela empresa e o restante com recursos vindos do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo, disse a Volkswagen. O programa baseado na Medida Provisória 936 prevê a preservação do valor do salário-hora dos trabalhadores

Também foi acordada o adiamento para dezembro de 2020 do pagamento de 20% da primeira parcela de PLR (Participação dos Lucros e Resultados).

Válida para o meses de maio, junho e julho, a medida afeta as fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR), além do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP) e de escritórios regionais.

"Os efeitos provocados pela pandemia do novo Coronavírus levaram a Volkswagen a aplicar novas medidas de flexibilidade previstas em Acordo Coletivo de trabalho, negociadas em parceria com os sindicatos de todas as nossas operações no país", disse Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina, em comunicado.

Todas as fábricas da Volkswagen no Brasil estão paradas, e a previsão de retorno da produção é para o final de abril.