27/12/2023 10h08
Foto: Divulgação
De GTS para Exclusive. Mais que uma troca de nomenclatura, trata-se de uma mudança de missão – pois este Virtus, de certo modo, substitui o extinto Jetta 1.4. O preço parte de R$ 150.990, valor que o faz invadir a praia tanto de SUVs como o T-Cross 200 TSI (R$ 140.690) quanto de sedãs médios como o Toyota Corolla GLi (R$ 148.990).
O design foi levemente mudado, mas ele usa o mesmo 1.4 turbo de injeção direta (EA211) com câmbio automático de seis marchas. Com 4,560 m de comprimento e 2,651 de entre-eixos, o Virtus tem 521 litros de porta-malas, bem mais que nos SUVs compactos – mas é preciso gostar da posição de dirigir mais baixa e da dinâmica mais conectada ao motorista (para nós, é uma vantagem).
Ao volante, os 150 cv de potência (etanol) e 250 Nm de torque disponível a baixas rotações se traduzem em eficiência sem abrir mão da diversão ao volante. Embora o Corolla GLi tenha 177 cv e 210 Nm, a entrega deste Virtus Exclusive é mais direta, mesmo com o turbo lag (atraso antes de o turbo atuar) evidente e a calibração do pedal direito voltada ao conforto. A relação peso-potência é de bons de 8,39 kg/cv, permitindo ao sedã acelerar de 0-100 km/h em 8,5 segundos.
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A moderna plataforma MQB traz direção eletricamente assistida, rápida no esterço e no retorno, e volante com aletas para trocas sequenciais de marchas (se preferir, pode usar a alavanca). Pena que, dependendo da situação, o câmbio AQ250 fique indeciso e demore para reduzir marchas. Os modos Eco, Normal, Sport e Individual alteram motor/transmissão, direção, funcionamento do ar e do ACC e o som do motor. Sim, há emulador de som (mantido do GTS), e o trabalho em adaptar as suspensões foi ótimo, garantindo conforto na cidade mesmo com rodas aro 18” e pneus de perfil baixo. Ele aponta a dianteira com facilidade e não exige correções de trajetória.
Com 700 quilômetros percorridos, nossas médias ficaram em 13,7 km/l na cidade e passaram de 17 km/l na estrada, usando gasolina. E, na hora de conter os ânimos, os freios têm discos ventilados no eixo frontal e sólidos atrás, mantendo o característico acionamento “borrachudo” dos carros da marca. Na segurança, ele tem seis airbags, ESP, bloqueio do diferencial, detector de fadiga e frenagem pós-colisão. Gosto é subjetivo, mas se você quer um três volumes afiado e com porta-malas grande, este Virtus é uma compra a ser considerada.
Fonte: Motor Show