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Transporte Terrestre

Volkswagen Voyage e Fox deixarão de ser fabricados no Brasil

Modelos vêm se tornando um fardo na busca da VW por catálogo mais racional e atraente

07/07/2021 16h46

Foto: Divulgação

Depois de o Up! ter seu fim definido pela Volkswagen, em busca de portfólio mais enxuto e eficiente, o Fox é um dos próximos que se prepara para se despedir. A novidade é que a linha de sedãs da marca vai ser reduzida a Virtus e Jetta no Brasil.

A montadora prepara a aposentadoria do Fox e do Voyage ainda para este ano. A ideia é produzir os modelos até dezembro, já como linha 2021/2022, vendendo eles enquanto durarem os estoques. 

A atual geração do Voyage remonta a 2008, quando foi lançada. Sua plataforma, PQ24, porém, é ainda mais antiga: começou a ser usada pela Volks europeia ainda no século XX. O próprio Fox, lançado no Brasil em 2003, faz uso dela. 

Como resultado da crescente obsolescência, o sedã carece de itens como controle de estabilidade, em breve obrigatório no Brasil. Estilo datado e mudança no perfil do consumidor vem sacramentando ainda mais o fim do modelo.

Entre 2012 e 2016 o Voyage teve queda de 75% nas vendas. As 96.400 unidades comercializadas há nove anos se tornaram apenas 23.300 quatro depois, com quedas anuais. A reestilização do longevo até surtiu efeito, fazendo-o saltar, em 2017, para 40.800 emplacamentos, antes da queda recomeçar.

Novidades como transmissão automática e motor 1.6 MSI, entretanto, não foram suficientes para conter o desinteresse.

Na terra, cada vez mais, dos SUVs e caminhonetes, a Volkswagen está mais interessada em conter a ofensiva da Stellantis (principalmente a dupla Fiat-Jeep, da finada FCA) com os novos Pulse, Compass, Commander e o SUV cupê provisoriamente chamado de 376.

Marcando presença com Virtus e Jetta, a VW garante simbolismo de quem já ostentou clássicos como o Santana ao passo que o pragmatismo rouba atenção da alemã ao novo Polo um suposto novo SUV compacto, abaixo do Nivus e de olho na zona incerta entre as versões mais baratas do Pulse e mais caras do Fiat Argo – também em xeque.

Os novos modelos da Volkswagen também usufruem da plataforma modular MQB e, deste modo, sustentar o ferramental específico para modelos impopulares e arcaicos se torna desperdício insustentável.

Interessados nos prováveis últimos Voyage têm dois motores à disposição. Na versão básica quem manda é o 1.0 de 84 cv e 10,4 kgfm. Com transmissão apenas manual, o carro tem máxima de 173 km/h e vai de 0 a 100 km/h em 13,3 s. Sem opcionais, custa R$ 70.790.

Fonte: Quatro Rodas