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Transporte Terrestre

Volvo cria cinto de segurança com inteligência artificial

SUV médio elétrico EX60 terá cinto de segurança inovador criado pela marca sueca

22/07/2025 14h00

Foto: Volvo - Divulgação

Reconhecida com uma das marcas mais seguras do mundo, a Volvo inventou mais um dispositivo para aprimorar a proteção dos ocupantes. A novidade é um cinto de segurança com inteligência artificial. O recurso estará disponível no novo EX60, que será lançado em 2026.

Segundo a marca sueca, o multi-adaptive safety belt chega após mais de 50 anos de pesquisas e análises de acidentes envolvendo mais de 80 mil ocupantes. Lembrando que a Volvo foi a marca que criou o cinto de três pontos em 1959 e liberou a patente para todas as outras montadoras.

A aplicação inicial será no EX60, um SUV médio elétrico que ficará entre o EX30 e o grande EX90. A Volvo pretende incorporar o novo sistema em outros modelos de sua futura linha de veículos, consolidando-o como um recurso padrão em seus carros.

Ao contrário dos cintos de segurança convencionais, que utilizam limitadores de carga com três perfis fixos, o novo cinto adaptativo da Volvo amplia esse número para 11 níveis possíveis de retenção. O objetivo é oferecer uma resposta personalizada de acordo com o tipo de colisão e as características do ocupante — como massa corporal, posição no banco e postura no momento do impacto.

Essa personalização é possível por meio de sensores distribuídos dentro e fora do veículo, que monitoram parâmetros como velocidade, direção do impacto e movimentação dos passageiros. Os dados são processados por sistemas com inteligência artificial, capazes de tomar decisões em frações de segundo e ajustar o cinto com o nível de força ideal para cada caso específico.

De acordo com a Volvo, o novo cinto também faz parte de um ecossistema integrado de segurança. Ele atua em conjunto com airbags, câmeras, sistemas de assistência ao condutor e sensores de ocupação, promovendo uma resposta coordenada e mais eficaz em caso de colisões. Com o tempo, esse sistema poderá ser continuamente atualizado via software, com base em novos dados coletados e análises de acidentes reais, o que pode resultar em melhorias no desempenho do dispositivo.