17/12/2021 07h58
Foto: Divulgação
A Volvo revelou que o estoque de XC40 a combustão no Brasil encerrou e, portanto, a partir de agora vai comercializar apenas a versão elétrica do modelo.
Hoje, o XC40 Recharge Pure Electric é o precursor da linha e, no início do ano que vem, a Volvo estreia no Brasil o C40, seu segundo modelo 100% elétrico.
O movimento da marca começou em 2017, com o lançamento do XC90 Plug-in Hybrid. Já em 2020, a Volvo passou a ter ao menos um veículo eletrificado em cada um de seus modelos.
No início de 2021, a marca deixou de comercializar veículos somente à combustão, tendo modelos híbridos e elétricos em seu portfólio. E agora para 2022, torna a linha XC40 100% elétrica, o que representará 40% das vendas no Brasil de veículos elétricos.
Sleeper
O XC40 elétrico tem um visual até discreto, e, tirando a exótica cor Sage Green (verde sálvia) da unidade avaliada, só a grade dianteira “fechada” e o tímido logotipo na traseira entregam que ele é diferente. Com visual tão comportado e tal mecânica, pode ser classificado como sleeper – um daqueles carros que andam mais do que sugere a aparência.
O modelo acelera de 0-100 km/h em menos de cinco segundos (mais rápido que a RAM 1500 e quase junto do Mustang Mach 1, ambos com poderosos motores V8) e retoma velocidade de modo igualmente brutal – e sempre linear, pois não há trocas de marcha. Outro cuidado dos engenheiros da Volvo foi aplicar na traseira pneus mais largos, para dar uma “sensação de tração traseira”, embora ela seja integral.
Fonte: Motor Show