17/04/2021 07h05
Foto: Divulgação
A unidade da Votorantim Cimentos no Polo Industrial de Camaçari, considerada uma das mais modernas fábricas de argamassas do grupo, quer aumentar sua participação nos mercados da região Nordeste investindo em inovação e tecnologia. A informação é de Carlos Flores, gerente geral de Argamassa da empresa, que ressalta: “A unidade de Camaçari tem muitos planos para os próximos anos: garantir maior produtividade e performance em meio ao cenário de pandemia, investir em novas tecnologias e inovação, bem como na capacitação das pessoas. Para atender a esses objetivos, nosso planejamento compreende projetos de modernização, estudos de mercado e muita disposição para inovar”.
“A inovação mais recente foi a renovação de nosso portfólio. Nossa linha de argamassas colantes passou por reformulações que aumentaram ainda mais o desempenho dos nossos produtos. As novidades contemplam secagem mais rápida, aplicação em novas dimensões de pisos e revestimentos, dez anos de garantia, prazo de validade estendido, além de uma embalagem mais sustentável”, observa Carlos Flores.
A fábrica da Votorantim no Polo de Camaçari entrou em operação em 2015 e hoje abastece o mercado de varejo e imobiliário da região Nordeste. “É uma planta de alta tecnologia fazendo uso de sistemas robotizados, que garantem a segurança de nossos empregados, alta qualidade de produto e alinhamento com as nossas políticas ambientais. Trata-se de uma fábrica de porte médio, que abastece diversas regiões do Nordeste”, afirma. Segundo ele, “o controle de qualidade é um fator indispensável na produção de nossas argamassas e, por isso, a unidade conta com um laboratório de alta performance e um robusto modelo de gestão”.
Pandemia
Os novos atributos estão alinhados com o compromisso de sustentabilidade da empresa. “A nova sacaria em papel 100% reciclável, produzida apenas a partir de fontes renováveis, possui uma barreira de proteção que impede o contato do conteúdo interno com a umidade do ar, conservando melhor o produto e evitando a formação de grumos. Com isso, todos os produtos da linha com embalagens em papel tiveram o prazo de validade ampliado de seis para 12 meses. Além disso, agora é possível destinar a sacaria para reciclagem após eliminação prévia dos resíduos de argamassas”.
Infelizmente, a pandemia também afetou a produção. “A unidade de Camaçari manteve um ritmo crescente de volume nos últimos anos. No entanto, sofreu influência da pandemia em sua demanda, assim como todo setor. O ano de 2020 foi marcado por incertezas em relação aos resultados e 2021 se mostra ainda mais desafiador”, afirma Carlos Flores, ressaltando que “como uma empresa responsável e cidadã, atuamos, de forma incansável, dia e noite, para proteger nossas pessoas do risco de contaminação pelo coronavírus, principalmente daqueles que estão na linha de frente na planta. Estamos passando orientações, dando suporte e seguindo as recomendações das autoridades de Saúde. Mais do que tempo, temos investido recursos e não poupado esforços nessa empreitada. Criamos uma rotina incansável de apoio e suporte da nossa área de Medicina do Trabalho com qualquer caso suspeito. E, na medida em que a pandemia avança, tomamos medidas mais severas. Também estamos fazendo o possível para estar juntos, ainda que de forma virtual, promovendo treinamentos e encontros on-line para garantir um ambiente mais leve e um momento de descompressão”.