Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

VW Saveiro 2023 ganha mais força e novos preços

Todas as versões da picape agora vêm com motor 1.6 16v, antes exclusivo das opções mais caras

01/05/2022 09h50

Foto: Divulgação

Derivada do Gol, a veterana picape leve Saveiro acaba de receber uma boa injeção de ânimo. Até o ano passado, todas as suas versões eram equipadas com o motor 1.6 de 8 válvulas. Agora, a linha inteira vem com o 1.6 16v, que só empurrava a top de linha Cross. 

Chamado de EA211, esse motor de 16 válvulas, porém, não é novo. Ele já esteve sob o capô de versões de vários outros modelos da Volks, do Gol e do Fox ao Polo e ao Virtus. Para a linha 2023 da Saveiro, porém, ele recebeu alguns ajustes no software de gerenciamento e alterações no sistema de combustível. 

Isso porque, com a entrada em vigor da nova fase do Proncove, a L7, em janeiro, foram estabelecidos limites mais rígidos para a emissão de gases, com a redução de pelo menos 38% dos compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio, 23% do monóxido de carbono e 25% dos aldeídos em relação à norma anterior. 

Com os ajustes, porém, o motor perdeu um pouquinho de seu desempenho. Antes, gerava até 120cv de potência e 17,1 kgfm de torque. Agora, são até 116cv e 16,1 kgfm. De qualquer modo, mais que os 104cv e 15,6 kgfm do 1.6 de oito válvulas. 

Sorte das versões de entrada da Saveiro, a Robust (cabine simples por R$ 78.320 e cabine dupla por R$ 96.620) e da intermediária Trendline (cabine simples por R$ 91.720). A top de linha, Cross, disponível apenas com cabine dupla, como comentamos, já contava com esse motor e, na linha 2023, custa a partir de R$ 119.350. 

Nessa versão mais cara, o pacote de segurança inclui alerta de frenagem de emergência, assistente de partida em rampas, piloto automático, freios a disco nas quatro rodas com ABS, EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e função off-road, controle de estabilidade e indicador da pressão dos pneus. 

Lançada em 1982, junto com a primeira geração do Gol, a Saveiro vem acompanhando desde então a evolução da linha, tanto em termos do desenho da carroceria, quanto da mecânica. Com a prevista saída de linha do hacth até o final de 2023, porém, seu futuro ainda é incerto. 

A VW deve lançar, também até o final do próximo ano, uma nova picape, com porte um pouco maior, para competir com a Fiat Toro e a nova Montana, da Chevrolet. Embora esteja longe da liderança de seu segmento, a Saveiro ainda conta com consumidores fiéis, e não seria surpreendente se, em vez da aposentadoria, ganhasse uma nova geração, baseada na linha Polo.

Fonte: iCarros