30/01/2026 14h44
Foto: Yamaha - Divulgação
A nova Lander 2026 foi apresentada oficialmente pela Yamaha Brasil. O modelo trail, que na linha 2025 teve grandes mudanças, passa a oferecer uma nova opção de cor como diferencial, além de seguir equipada com recursos de conectividade e iluminação em LED.
A atualização reforça a proposta da Lander 2026 como uma motocicleta voltada ao uso misto, atendendo tanto o deslocamento urbano quanto viagens e trechos fora de estrada leves.
Entre os destaques da Lander 2026 estão o painel digital com conectividade Bluetooth, o conjunto óptico com projetor de LED bifuncional e a adição de uma nova cor, no lugar da Vermelha, da linha 2025.
A trail na linha 2026 já está disponível na rede de concessionárias da marca no Brasil, que atualmente soma cerca de 590 pontos de venda autorizados.

Foto: Yamaha - Divulgação
Visual
A Lander 2026 segue equipada com farol com projetor de LED bifuncional, acompanhado de lanterna em LED. Um dos diferenciais do sistema é o conjunto óptico móvel, que acompanha o movimento do guidão, ampliando o controle da iluminação em curvas.
Outro elemento visual é o DRL (Daytime Running Light), integrado ao para-lama superior. A luz de rodagem diurna contribui para a visibilidade da motocicleta durante o dia.
Segundo a Yamaha, os materiais utilizados nas carenagens do farol e do tanque foram escolhidos para oferecer melhor acabamento e riqueza de detalhes, mantendo o padrão adotado pela marca.
A principal novidade visual da Lander 2026 é a inclusão da cor Atacama Brown (marrom metálico) - um tom bronze. Essa nova cor substitui o Solar Red, ou Vermelho Sólido, de 2025.

Foto: Yamaha - Divulgação
Painel digital e conectividade
Um dos principais recursos da Lander 2026 é o painel 100% digital no estilo blackout. O display concentra as informações de pilotagem e foi desenvolvido para facilitar a leitura em diferentes condições de luminosidade.
A motocicleta conta com conectividade Bluetooth por meio do aplicativo Yamaha Motorcycle Connect, conhecido como Y-Connect. Ao parear o smartphone, o piloto passa a ter acesso a dados como consumo médio de combustível, histórico de viagens e cronograma de manutenção.
O aplicativo também permite visualizar a última localização de pareamento da motocicleta e um ranking ECO, que compara a eficiência da pilotagem com a de outros usuários do sistema.
No painel da Lander 2026, o condutor pode acompanhar notificações de chamadas e mensagens recebidas, além do nível de bateria do celular conectado e o status da conexão com o aplicativo. O modelo vem equipado com uma tomada 12V posicionada acima do painel.
Motor 250CC sem alterações
A Lander 2026 utiliza o motor monocilíndrico de 250cc movido a gasolina. O conjunto entrega potência máxima de 20,9 cv a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.000 rpm, trabalhando em conjunto com um câmbio de cinco marchas.
A suspensão dianteira da Lander 2026 é composta por garfo telescópico com 220 mm de curso. Na traseira, o modelo utiliza balança tipo Monocross com link, oferecendo 204 mm de curso.
Nos freios, a Lander 2026 traz disco nas duas rodas. O disco dianteiro possui 245 mm de diâmetro, enquanto o traseiro conta com 203 mm. O sistema ABS atua na roda dianteira.
Foto: Yamaha - Divulgação
Cores
A Lander 2026 ganhou a cor Atacama Brown (marrom metálico). O modelo também segue disponível nas cores Titanium Grey (cinza fosco), Amazon Green (verde fosco) e Racing Blue (azul metálico).
Fonte: Motoo