Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

ZR-V é lançado no Brasil para rechear linha de SUVs da Honda

O SUV enfrentará o Jeep Compass , Volkswagen Taos e o Toyota Corolla Cross

31/10/2023 08h51

Foto: Divulgação 

Nesta terça-feira (31), chega nas lojas do Brasil o ZR-V  da Honda, o SUV médio importado do México. Ele vai se posicionar entre o HR-V e CR-V e deve ser um concorrente para o Compass. Ele chega a ser, inclusive, maior em comprimento que o Jeep: o Honda tem 4,56 m (c), 1,84 m (l), 1,61 m (a) contra 4,40 m (c), 1,81 m (l), 1,62 m (a) do rival. Vale destacar que o inédito ZR-V é um projeto que tem como base a plataforma global utilizada no Civic. O SUV adota suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink.

O exterior apresenta uma linha de cintura horizontal baixa, capô alongado, faróis full LED e lanternas traseiras amplas que invadem o porta-malas. As rodas são de liga leve de 17 polegadas.

Na dianteira, as tomadas de ar direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras. Atrás, há um aerofólio.

Destaque também para os detalhes em preto brilhante aplicados na grade frontal em formato de colmeia, na região das portas e nos para-choques dianteiro e traseiro.

Interior

O habitáculo tem console central flutuante, alavanca de câmbio e botão do freio de estacionamento. O volante é revestido em couro, conta com paddle-shifts, é regulável em profundidade e altura, tem controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no raio direito.

Para quem sentar na frente, há um sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico. O motorista também dispõe de múltiplos ajustes elétricos. Para os passageiros atrás, o revestimento dos bancos é em couro, que pode ser preto ou cinza, dependendo da cor da carroceria.

O entre-eixos é de 2.65 m e o porta-malas tem um volume de carga total de 1.306 litros até o teto e 885 litros até a linha inferior dos vidros. Com os bancos em posição normal, a capacidade é de 389 litros.

O painel possui tela TFT digital colorida e personalizável de 7 polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. O sistema multimídia, por sua vez, tem tela sensível ao toque de 9 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Há um carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira.

O ZR-V oferece o “myHonda Connect”, plataforma de conectividade da marca, que disponibiliza informações, segurança e controle do veículo via aplicativo no smartphone.

A lista de itens de conforto e bem-estar engloba: teto-solar elétrico, sistema de ar-condicionado digital dual zone, chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas (com acionamento por toque).

O Honda Sensing equipa o ZR-V, que inclui um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista. Além disso, há oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), assistente de controle de descida (HDC), assistente de partida em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), alerta de pressão dos pneus (TPMS), monitor de atenção do motorista, LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, entre outros.

Segundo o PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), o consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Se comparado com o motor 2.0 do Civic de 10ª geração, este novo motor tem 11 cv a mais.

Mercado

O ZR-V será comercializado em sete opções de cores: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado, Vermelho Adrenalina, Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.

O interior varia em função da cor da carroceria. Para as cores externas Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior será sempre Cinza Claro. Para as demais cores de carroceria, o revestimento interno será preto.

A motorização fica por conta do novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, que desenvolve 161 cv de potência (6.500 rpm) e 19,1 kgfm de torque (a 4.200 rpm). A transmissão do tipo CVT foi ajustada “para evidenciar a performance e o baixo nível de ruído e vibração”, diz a Honda.

Fonte: Motor Show